• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Destaques

LUBRIFICANTE: SABIA QUE ELE AJUDA A ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL?

identicon por Douglas Mendonça
11/08/2019
em Destaques, DM, Perfume de Carro
Foto:  blog.;texaco.com.br

Foto: blog.;texaco.com.br





De uma maneira geral, as pessoas não associam uma coisa à outra. Mas elas estão intrinsecamente ligadas. O óleo que lubrifica o motor do seu carro pode, sim, auxiliar na redução do consumo de combustível. Vamos explicar. Você sabe que o lubrificante do motor tem uma viscosidade, que a grosso modo pode ser traduzida como A facilidade ou dificuldade de escoar, dependendo da temperatura em que se encontra. Quanto mais quente mais “fino,’ e quanto mais frio mais “grosso” fica o óleo.

No manual do proprietário de cada carro está especificada a viscosidade recomendada para aquele motor. Você consegue entender que, se utilizar um óleo de viscosidade mais alta que a recomendada pelo fabricante, mais esforço vai requerer do motor para que o óleo atinja todas as partes a serem lubrificadas.

Além de dificultar a lubrificação, aumentando o desgaste, você exigirá mais do motor para manter esse óleo mais grosso em circulação. É claro que isso acarretará um aumento no consumo de combustível. Pequeno, é claro, mais ele acontecerá. O mais serio, neste caso, é que você estará lubrificando mal o motor, o que resultará uma redução de sua vida útil. Isso acontecerá, principalmente, nas partidas a frio, no trânsito, e sempre que o motor for muito exigido em baixas rotações.

Em contrapartida, se você optar por um óleo mais “fino”, ou seja, de viscosidade inferior
àquela recomendada pelo fabricante do seu veiculo, objetivando a redução dos esforços e a consequente redução no consumo, poderá estar correndo outro risco: a baixa pressão do lubrificante na linha que conduz o óleo as peças móveis ser insuficiente, podendo, até mesmo, acarretar na falta de lubrificação nas partes altas do motor.

Ficou claro que o grande lance é utilizar exatamente o lubrificante recomendado pelo fabricante do motor? Sem sustos e nem riscos. Dá para melhorar? É possível sim. E vamos explicar como.

O mercado de lubrificantes evoluiu muito nas ultimas décadas. O surgimento comercial de óleos 100% sintéticos, desenvolvidos sem a utilização de óleos minerais em sua composição, criaram lubrificantes absolutamente estáveis e homogêneos nas mais variadas gamas de temperaturas, mantendo o motor com sua lubrificação máxima, com o mínimo esforço para girar. Óleos de primeiríssima linha, dignos de carros de competição, que se moldam às exigências do motor. Suas desvantagens? O altíssimo preço pelo qual essas verdadeiras maravilhas tecnológicas são vendidos. Em contrapartida, garantem longevidade e confiabilidade ao motor por muitos e muitos anos

Existem outros segredos? Quando o assunto é lubrificação, os segredos não param. Se o motor do seu carro já está desgastado pelo tempo e pelo uso, já está ruidoso pelos grandes aumentos das folgas internas, há um paliativo. São aqueles aditivos que reduzem as folgas e consequentemente o ruído de funcionamento. Estou falando desses aditivos que se assemelham ao mel tamanha é a sua viscosidade. Eles acalmam a maioria dos ruídos internos de um motor cansado.

Há também os aditivos que reduzem os atritos internos do motor, melhorando o desempenho e a durabilidade dos motores. Como há uma redução no atrito interno, sente-se até mesmo uma ligeira melhora no desempenho do carro. Para quem é preciosista com a lubrificação do motor do carro, uma boa dica que eu particularmente uso e atesto bons resultados.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br







Próximo
Foto: acervo de família

MEU PAI E OS SETE GALAXIES – POR RODRIGO CANOZI

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17