• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home MB

BUGATTI BATE A MARCA DE 490 km/h

COM UMA VERSÃO MODIFICADA DO CHIRON, A BUGATTI CHEGA NA FRENTE À MARCA DE 300 mph

identicon por Milton Belli
06/09/2019
em MB, Tecnologia






Quem achava que a briga pelo título de carro mais rápido do mundo estava nas mãos dos fabricantes independentes como Venom e Koenigsegg, errou. A Bugatti voltou a ter oficialmente o carro mais veloz do mundo.

Diferente do recorde do Veyron de mais rápido carro de produção do mundo, a marca desta vez foi sutilmente batizada pela Bugatti como do carro quase de produção, ou nas próprias palavras da empresa, the first near production car.

Vemos este título de carro quase de produção porque o Chiron usado é uma versão modificada do carro vendido pela empresa, que, de acordo com as notas oficiais de impressa, é a base de um modelo que será lançado em breve, provavelmente como uma versão Super Sport ou algo similar.

Carro de pré-produção pronto para tentar a marca das 300 mph (Bugatti)

Desta vez a Bugatti bateu a barreira das 300 milhas por hora, chegando a 304,773 mph (490,484 km/h).

Há mais de dez anos atrás escrevi aqui no AE sobre o Veyron, e logo depois sobre a onda de novos carros que estavam vindo na época. Com a crescente preocupação global sobre poluição e consumo de combustível, parecia que os supercarros estavam condenados, mas graças à Nossa Senhora da Combustão Interna, até hoje temos supercarros e cada dia surgem novos modelos.

O Chiron é um pouco mais do mesmo, é um fato. Os alemães vão falar que é um carro totalmente novo, e que de fato deve ser mesmo em termos de componentes, mas ainda é um derivado aprimorado do Veyron. E isto não é uma coisa ruim, de forma nenhuma.

É impressionante ver que, mesmo com todas as críticas dos ecochatos sobre carros esporte, a Bugatti continua dando de ombros e fazendo carros com motores queimadores de petróleo e 1.600 cv. O motor deste carro do recorde de velocidade tem esta potência (100 cv a mais que o Chiron de produção).

O segredo para tal velocidade, além da potência do motor W-16 quadriturbo, é a aerodinâmica. Este carro é uma espécie de versão cauda longa (longtail como chamam os ingleses) do Chiron. Abaixo podemos ver a comparação dos dois carros, e nitidamente vemos o segmento mais longo do balanço traseiro.

Bugatti Chiron de produção (Bugatti)
Bugatti Chiron do recorde de velocidade, com sua cauda longa (Bugatti)

O fluxo de ar é bem mais eficiente com este tipo de construção da carroceria, já conhecida dos projetistas há mais de 50 anos, como o Luiz Alberto Veiga explicou muito bem nesta matéria. Para altas velocidades, o arrasto é muito mais importante que a potência. A dianteira do carro foi levemente redesenhada também para melhor adequação à velocidade proposta.

Como diversos carros modernos, o Bugatti possui controle eletrônico de altura de rodagem, mas neste carro específico um sistema de leitura de altura com laser foi criado para que o carro andasse constantemente o mais baixo possível e próximo ao solo, para melhorar o arrasto aerodinâmico.

Quem esteve ao volante do Bugatti foi o piloto de testes da marca, o inglês Andy Wallace, que tem um longo histórico vitorioso em provas de resistência, como conquistas em Le Mans e Daytona, além de ter sido o piloto que cravou o histórico recorde de velocidade do McLaren F1 nos anos 90.

Esta marca, se o futuro modelo de produção for capaz de reproduzi-la, é importante pois novamente eleva um pouco mais o nível de tecnologia e qualidade dos carros, e como em qualquer competição, os demais vão querer ir atrás da marca para superá-la, e assim todos avançam juntos.

Este sempre foi o grande ponto da Bugatti, que conseguiu fazer não só o carro mais rápido do mundo, mas o carro mais rápido do mundo que tem qualidade e respeita requerimentos, compromissos e regras que valem tanto para o carro de mais de um milhão de euros como para um Volkswagen de cem mil reais.

A Bugatti afirma que, depois de ser a primeira a quebrar a barreira das 300 mph, não vão mais entrar no jogo de quem tem o carro mais rápido do mundo. Nas palavras do alemão Stephan Winkelmann, presidente da marca, “A Bugatti foi a primeira a vencer a barreira das 300 mph e o nome ficará para sempre nos livros de história. Isso mostra o que os engenheiros da Bugatti são capazes de fazer.”

Se entrar em produção e sustentar a marca, espero que este carro seja lembrado pelo marco tecnológico que ele alcançou, e não apenas pelo número de velocidade máxima registrado, pois este carro é muito mais do que isso, da mesma forma que o Veyron foi uma década atrás.

O vídeo da volta de Andy Wallace na pista de testes de Ehra-Lessien, propriedade da VW na Alemanha, pode ser visto aqui abaixo. As duas retas são de 10 quilômetros cada e são unidas por curvas com superelevação.

Assista ao vídeo:

MB





Tags: Andy WallaceBugattiChironMBRecorde de velocidadeW-16
Anterior

SEGURO NO CAMINHO CERTO

Próximo

UM BANDO DE LOUCOS

identicon

Milton Belli

Engenheiro mecânico automobilístico formado pela FEI, onde participou de diversos projetos de protótipos de competições estudantis e criação de carros conceito, já foi engenheiro chefe na Lobini Automóveis, engenheiro de chassi da Ford Caminhões e atualmente trabalha na engenharia de um dos grandes fabricantes alemães de veículos pesados. Adora competições e aspectos técnicos de carros de corrida, temas principais de suas postagens. Também é automodelista e colecionador de miniaturas.

Próximo
Fotos: Wanderley Soares

UM BANDO DE LOUCOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In