• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Destaques

MOTORES VW DA FAMÍLIA AP, UM DOS MELHORES JÁ PRODUZIDOS NO BRASIL

identicon por Douglas Mendonça
15/09/2019
em Destaques, DM, Perfume de Carro
Foto: Assobrav

Foto: Assobrav





O motor VW EA827 gerou uma família da qual nasceria o motor AP, sem sombra de dúvida um dos melhores motores já produzidos em nosso país. E sua história já vai longe: oriundo de um projeto original da Daimler-Benz AG durante os seis anos (1958-1964) que teve sob seu controle a Auto Union GmbH, que então passou para as mãos da Volkswagen AG, chegou ao Brasil em 1974, no Passat. Sua cilindrada era 1.471 cm³ (76,5 x 80 mm) e tinha comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, solução estreada no Chevette um ano antes. O Passat existia em versões L e LS. Esse motor EA827 foi batizado  com o prefixo BR.

O carburador era de corpo único e o coletor de escapamento era de ferro fundido 4×1. Sua potência era 65 cv (potência líquida NBR 5484)) a 5.600 rpm. No final de 1975, já como modelo 1976 surgia o lendário Passat TS com motor da mesma família EA827, mas com cilindrada aumentada para 1.588 cm³ (79,5 x 80 mm). O carburador era de corpo duplo, coletor de escapamento 4×2 com tubo primário duplo até o primeiro plano de junta, e comando de válvulas de duração um pouco maior. A potência passou 80 cv às mesmas 5.600 rpm.

Essa nova versão esportiva 1,6-litro, em vez do prefixo BR, passou a ser identificado por BS. Na realidade, o motor BS criou a lenda desses resistentes motores da marca alemã, principalmente pelos resultados que passou a obter nas pistas de corrida. O Passat com o motor BS era praticamente impossível de ser batido na classe até 1.600 cm³, quando comparado aos demais motores de mesma cilindrada de nosso mercado, mostrando resultados superiores até mesmo àqueles obtidos por carros equipados com motor maior, como era o caso do Dodge Polara de 1.799 cm³ (86,13 x 77,19 mm).

Em 1981, o lançamento da Parati e do Voyage deu continuidade à produção desses motores inicialmente usados no Passat, tanto o BR (1500) quanto BS (1600). Aperfeiçoamentos no BS, tanto na carburação quanto no sistema de ignição, fizeram com que ele fosse rebatizado de MD 270 “Torque”, equipando Voyage, Parati e Passat. MD eram iniciais de Maximales Drehmoment, máximo torque em alemão, e 270 a duração do comando em graus, menor que antes.

O objetivo foi, evidentemente, aumentar o torque para gerar mais potência em baixas rotações. Daí que foi possível oferecer um câmbio de quatro marchas opcional com as marchas mais espaçadas numericamente, chamado câmbio 3+E.Para fins de desempenho era um câmbio de três marchas, com a quarta para efeito sobremarcha. A primeira permanecia a mesma (3,45), mas 2ª, 3ª e 4ª eram, respectivamente, 1,95, 1,29, 0,91 e 1,70, 1,07, 0,79.

O Gol, em uma inédita versão esportiva de 1.781 cm³ (81 x 86,4 mm) foi lançado em 1984 com a sigla GT no nome. Uma versão totalmente esportiva, com rodas maiores, de 14 pol com pneus 185HR14, bancos Recaro, câmbio de quatro marchas com relações diferentes exceto a primeira) das dos câmbios dos motores 1500 1600 e e um inédito motor com novo bloco que pela norma de medição NBR 5484 (sempre ´potência líquida) gerava 99 cv (a álcool) que, não por acaso, era o limite de potência para alíquota menor do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores).

Como o novo bloco, pôde vir a reboque o novo 1,6-litro (81 x 77,4 mm, 1.595 cm³), resultado de menor curso dos pistões. Para diferenciar os dois motores adotou-se a nomenclatura AP (Alta Performance), AP 600 e AP 800.

Os motores AP tinham o comprimento de suas bielas 144 mm ante 136 mm, os pistões tinham saia mais curta, menores e mais leves, o novo bloco tinha um ligeiro aumento em sua altura, as passagens de água do bloco para o cabeçote eram mais eficazes, os dutos de admissão e escapamento foram otimizados. No AP 800 as válvulas de escapamento passavam de 31 mm de diâmetro para 33 mm. O carburador sempre de corpo duplo, Brosol 2E com o segundo estágio abrindo a vácuo (Wecarbrás TLDZ no AP 600), sistemas de ignição eletrônicos, comandos de válvulas alterados buscando melhor performance com menor consumo, com bombas de óleo e água, revistos buscando o melhor desempenho tanto na lubrificação quanto no arrefecimento. Surgia aí um dos melhores motores nacionais de 1600 cn³ nacionais, tanto a álcool quanto a gasolina.

Particularmente, encantado com a performance dos motores AP 600, comprei em 1986 um Gol equipado com esse motor. Apesar de ainda utilizar câmbio de quatro marchas (o de cinco ainda era restrito GT) , meu Gol 86 na cor prata era um carro fantástico: Os 90 cv dessa minha versão a álcool (80 cv a gasolina), proporcionava um desempenho de não fazer feio frente aos bons carros da época e, ao mesmo tempo, mostrava um consumo de álcool bem moderado. O novo motor no esportivo gerava os mesmos 99 cv com álcool, mas alguns diziam que chegava aos 106 cv se fosse deixada de lado alíquota do IPVA. Nada comprovado, mas é o que se dizia na época.

O sucesso desses motores AP foi inquestionável: o Gol assumiu a liderança de vendas do mercado nacional em 1987 e não largou pelos próximos 27 anos. O projeto do carro sempre agradou o consumidor brasileiro, mas que os motores AP com sua durabilidade economia e potência contribuíram bem para esse sucesso, disso eu não tenho dúvida, afinal um bom carro tem que ser consolidado com um bom motor.

Vale ressaltar ainda que 1988 surgiu a versão 2-litros da família AP (1.984 cm³, 82,5 x 92,8 mm), o AP 2000,  que passou a equipar Santana, Santana Quantum e, no final do mesmo ano, o lendário e respeitado Gol GTi. Este recebeu a injeção eletrônica multiponto Bosch LE-Jetronc que norteou uma nova fase dos motores VW no Brasil. Vale ressaltar ainda que em março de 2003, o Gol Total 1,6 Flex foi o primeiro carro a ter motor flex e, não por acaso, tinha sob o capô o lendário motor AP 1600. Uma história de conquistas, vitórias e sucessos ao longo de toda a sua existência em nosso mercado.

DM

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br







Próximo

ENCONTRO DE VW ARREFECIDOS A AR EM MOSCOU

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17