• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

“QUERO COMPRAR SEU VW FUSCA”

ELE QUERIA, DESDE MENINO, TER UM VW FUSCA "ITAMAR" NOVO: SERÁ QUE CONSEGUIRIA REALIZAR SEU SONHO?

Alexander Gromow por Alexander Gromow
30/09/2019
em AG, Falando de Fusca & Afins




Em sequência ao causo de grande audiência, de Emerson Gagliardi, “O sonho do Fusca novo”, recebi o delicioso causo de Tarik Nage, que apresento abaixo. Tarik motivou-se em escrever ao ler o relato de Emerson, e isto é o bom dessas histórias, um causo levar a outro e assim irmos aumentando o acervo posto à disposição de nossos leitores e leitoras na coluna “Falando de Fusca & Afins”.


 

“QUERO COMPRAR SEU VW FUSCA”
Por Tarik Nage

“Tudo começou em 1997.

Lembro-me que neste ano meu pai levou minha mãe ao hospital, com um Fusca “Itamar” branco, para dar à luz à minha irmã mais nova. Apesar de ter apenas cinco anos, lembro-me bem do carro. Não sei dizer por que que esse carro ficou marcado na minha memória…

Conforme fui crescendo, a vontade de ter um Fusca “!Itamar” foi aumentando, apesar de eu não saber que aquele Fusca era “Itamar”, só me lembrava das faixinhas laterais e isso que me fez descobrir que se tratava de um “Itamar”.

Quando estava com uns 13 ou 14 anos de idade estava varrendo a calçada da minha casa e de repente olhei para rua e vi um Fusca “Itamar” Série Ouro prata Lunar que passou desfilando com todo o seu charme e esplendor…. Imagine só! Parecia cena de filme: o carro mais lindo que já vi na vida passando em câmera lenta…

Certa vez, nesse mesmo período no qual eu tinha visto aquele “Itamar” Série Ouro, vi dois homens com um bege Arena. Eles me pararam para me pedir uma informação, nisso fiquei vidrado no carro deles. Era um “Itamar” muito original, carro fantástico.

Esses acontecimentos reativaram a minha vontade de ter um Fusca como aquele. A cidade onde moro se chama Umuarama, no Paraná, uma pequena cidade de 100 mil habitantes, logo não foi difícil achar o dono desse Série Ouro.

Aí é que vem a parte engraçada: quando descobri onde ficava o Série Ouro, escrevi num papel “QUERO COMPRAR SEU FUSCA”, deixei meu telefone também e coloquei o papel no para-brisa preso pela palheta do limpador esquerdo.

Foi muita inocência de minha parte, já que eu não sabia nada de valores desses carros e também não tinha muito conhecimento de que os Série Ouro tinham saído em menor escala e outros pormenores.

O dono desse Série Ouro viu o bilhetinho e teve a atenção de me ligar. Contou-me que era único dono do carro, que era apaixonado por Fusca, disse também que tinha carros novos e bons para usar no dia a dia, mas que a paixão mesmo era o Fusca e até que era o carro que ele mais gostava de usar no dia a dia.

Ele ficou muito feliz em saber que um jovenzinho, ainda sem saber valores e sem malícias de ganhos financeiros em cima do carro, queria tanto comprar um “Itamar”; e por isso ele havia me ligado e contado toda a sua história com aquele Fusca.

O mais interessante dessa história, que aconteceu uns 14 anos atrás, é que vira e mexe eu encontro o mesmo senhor conduzindo o seu Série Ouro prata Lunar pelas ruas da cidade (o carro ainda continua bonito, com algumas marcas do tempo, mas ainda assim muito atraente).

Passados os anos comecei a juntar uma graninha para comprar um Fusca “Itamar” (ressaltando que sou de família humilde e continuo humilde, mas estou aí na luta). Em 2015 consegui comprar um “Itamar” branco Geada 96/96.

Fiquei muito feliz com a aquisição do veículo. Mas ele era bem “usadinho”, sabe… Gastei mais um troco para deixá-lo em boas condições e também do meu gosto.

O “Itamar” branco Geada que comprei em 2015

Minha vontade sempre foi ter um Fusca prata Lunar zero, essa parte da história é igual à história do Emerson Gagliardi. Mas a minha realidade é bem diferente por na época em que o carro era “zero” eu era praticamente um bebê.

Sempre soube que havia muitos Fuscas “Itamar” guardados por aí, então comecei uma busca por um que fosse zero ou bem próximo disso.

Há um ano e três meses apareceu um carro nos padrões que eu sempre quis, e, com muito sacrifício, luta e suor, consegui realizar meu sonho!

Foi num sábado que o Fusca “Itamar” bege Urano chegou para mim e, por coincidência,foi no mesmo dia em que o Fusca “Itamar” branco Geada foi vendido

Hoje tenho um “Itamar” bege Urano 96/96 com 6.550 km que ficou a vida toda num inventário, preservando, assim, todos os itens originais de fábrica.

Aí está o odômetro marcando os 6.550 km

A única coisa que fiz no carro foi a regulagem dos carburadores e a troca de velas, de resto é tudo original!”

Algumas fotos do Fusca “Itamar” bege Urano:

 

Alguns detalhes da originalidade do carro:

 

Tarik Nage por ele mesmo

 

Foto foi tirada em 2015, logo depois que o Fusca “Itamar branco Geada foi comprado

‘Sou descendente de libaneses e meu nome foi dado por meu avô. Sou natural de Mundo Novo, MS, porém moro há alguns anos em Umuarama, PR. Tenho 27 anos de idade e sou vendedor de produtos fumígenos. Sou casado com Nádia Alessandra.

E sou fã incondicional do Fusca “Itamar”. Minha história se resume a um encantamento sem explicação pelas características específicas dessa versão do Fusca. Vidros fixados por guarnições de borracha, pneus radiais, interior moderno, faixa degradê no para-brisa, cores metálicas lindas, motor forte e silencioso, mas com um ronco grosso e abafado que, em minha opinião, lhe dá um toque mais do que especial. No caso, creio eu, que a única explicação pode ser o AMOR por essa versão do querido Fusca.”


Na foto de abertura, Tarik fotografa seu carro próximo à Praça do Japão, em sua cidade.

Para mim, que acompanho o movimento de preservação do Fusca há tantos anos, o fato de um jovem que não presenciou a era áurea do Fusca no Brasil e, mesmo assim, ter esta paixão e tê-la transformado em ação consubstanciada na preservação de um Fusca “Itamar”, é um alegre e marcante fato! Sim, pois o movimento preservacionista só irá continuar se “sangue novo” se unir aos veteranos e, com o tempo assumir a liderança e a manutenção deste movimento.

AG

Agradecimento

Aqui cabe o meu agradecimento ao Emerson Gagliardi, pois foi através dele que o causo do Tarik Nage, a quem também agradeço, claro, acabou chegando a mim.

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowEmerson GagliardiFalando de Fusca & AfinsTarik Nage
Próximo
Foto: ainonline.com

OS MOTORES DE CICLO DIESEL NA AVIAÇÃO LEVE (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17