Você, autoentusiasta, sem dúvida conhece algum carro bacana dos anos 90. Também da década anterior, quase certeza. Alguns já dirigiam há mais de 20 anos, outros andavam como passageiro com pessoas de mais idade, mas quase todo mundo que conhecemos e que gosta de carros se lembra dessas duas décadas, que, para nós que temos mais de quatro décadas de vida, foram outro dia mesmo. Coisa assim do mês passado.
Como o fenômeno de valorização de carros dessas duas décadas acontece já há alguns anos, e não só no Brasil existem absurdos nos preços, uma turma dos EUA, mais especificamente onde as modas nascem, a costa oeste — entenda Califórnia — inventaram de organizar um evento em torno dos carros fabricados de 1980 a 1999. O nome da coisa toda é Radwood, juntando rad de radical (gíria para coisa bacana nos anos 80 nos EUA), e Goodwood, o evento anual britânico que presta homenagem a carros mais antigos, e onde muitos participantes se vestem com roupas da época de seus carros.
Tudo cresceu rápido, com o primeiro encontro Radwood em junho de 2017 na área de São Francisco, Califórnia. Rapidamente cresceu em importância e em agosto passado foi feito o primeiro Radwood britânico, em… adivinhem? Goodwood!
Chegando agora em setembro à capital do automóvel, Detroit, o Radwood era imperdível para mim, que tenho absoluta adoração por alguns carros dessas épocas, assim como muitos de vocês seguidores e amigos.
A organização, na pessoa de Art Cervantes, o presidente do Radwood, gentilmente nos colocou na lista de imprensa após um simples e-mail com alguns links de minhas matérias aqui nos EUA. Thanks, Art!
Como não poderia deixar de ser, encontramos as cores da New Wave e muitos itens da época, como câmeras de vídeo, cartuchos de videogame, brinquedos, bicicletas e por aí afora. Isso dá uma personalidade ótima ao evento, já que a turma das fantasias sempre diverte. Música também dessa época fazia o evento mais alegre, e até mesmo as vinhetas de abertura de seriados como As Panteras, Magnum, Trovão Azul e outros, eram tocados no sistema de som. Se você é mais jovem do que eu e não conheceu essas séries, precisa ao menos uma vez na vida assistir algum episódio.
Em Detroit havia muita coisa interessante, estranha, rara e algumas completamente inimagináveis, como a Peugeot 505 Break (perua, foto de abertura) que foi importada e vendida oficialmente pela marca francesa, e que agora se prepara para voltar ao mercado americano, mas para mim ficaram faltando alguns monstros, como F-40, Porsche 959 e Lamborghini Countach. Mas 2020 está logo aí, e mal posso esperar.
E você, acredita que um Radwood no Brasil faria sucesso?
A seguir galeria de fotos e o vídeo ao final.
Assista ao vídeo a seguir:
JJ