Há exatos 70 anos, em 8 de outubro de 1949, o Governo Militar Britânico transferiu a tutela da Volkswagenwerk GmbH para a República Federal Alemã. A Alemanha Ocidental, novo país fundado pouco antes com a promulgação da Lei Básica de 23 de maio daquele ano, designou a responsabilidade administrativa da fábrica ao Estado da Baixa Saxônia.
Na foto acima, o ato de transferência da tutela em que o Coronel Charles Radclyffe, chefe da Comissão de Controle da Alemanha, a CCG. assina o protocolo de transferência de tutela para o Governo Federal alemão. Na direita da foto, o ministro federal da Economia e mais tarde chanceler, Dr. Ludwig Erhard,
Os ingleses estabeleceram os fundamentos essenciais para o sucesso mundial do Volkswagen e da companhia em si mesma ao transferirem a Volkswagenwerk GmbH e a fábrica de Wolfsburg para o controle alemão exatamente 70 anos atrás.
Os Engenheiros Elétricos e Mecânicos Britânicos Reais (REME) eram responsáveis pela fábrica de Wolfsburg desde junho de 1945. O Oficial Residente Sênior, Major Ivan Hirst, chegou à fábrica em agosto e imediatamente pôs a fábrica de automóveis para funcionar produzindo o Volkswagen sedã (Tipo 1) com pragmatismo e visão de futuro.
Como empresa sob administração britânica, a Volkswagenwerk conseguiu largar na frente e, desse modo, pôde começar, de imediato, na nascente sociedade automobilística da Alemanha para se tornar o símbolo da reconstrução da Alemanha Ocidental e do milagre econômico alemão.
Os ingleses estão comemorando neste 8 de outubro, no atual quartel general do REME em Lyneham, Wiltshire, no sul da Inglaterra, a exitosa missão de seus predecessores em Wolfsburg chefiados pelo Major Ivan Hirst. Há cerca de duas semanas, o Coronel Andy Thorne, CEng, Subchefe das Forças Britânicas na Alemanha, e o Tenente-Coronel Tony Maw, MBE CEng FSOE, oficial comandante do Gabinete de Habilitação da Alemanha, foram recepcionados numa comemoração na fábrica de Wolfsburg. No evento, trabalhadores, seus representantes, e diretoria, festejaram, juntamente com Stefan Weil, ministro-presidente da Baixa Saxônia, a transferência da Volkswagen para o controle alemão ocorrido há 70 anos..
AE/BS