A Mercedes-Benz do Brasil apresentou ontem (22) e hoje (23), em São Paulo, seu suve GLC. modelo, fabricado em Bremen, na Alemanha e que está na sua terceira geração desde 2008. É de mesma plataforma do sedã Classe C e foi lançado na Europa em agosto do ano passado.
O GLC 220 diesel chega na versões Off-Road e Enduro e como GLC 300 Coupé a gasolina.Todos têm câmbio automático de nove marchas 9G-Tronic e tração 4×4 permanente 4MATIC.
Os preços são:
GLC 220 d Off-Road: R$ 294.900}
GLC 220 d Enduro: R$ 329.900
GLC 300 Coupé: R$ 362.900
O veículo já está nas concessionárias da marca.
O motor do 220 d é um 4 cilindros turbo de 1.950 cm³, 194 cv a 3,800 rpm e 40,8 m·kgf de 1.600 rpm a 2.800 rpm. Com peso de 1.835 kg, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega a 215 km/h,velocidade que é limitada (dados de fábrica). Pneus são 235/55R19.
Já o 4-cilndros a gasolina do 300 Coupé, turbo, de 1.991 cm³, entrega fogosos 258 cv de 5.800 rpm a 6.100 rpm, com torque de 37,7 m·kgf de 1.800 rpm a 4.000 rpm. pesa 10 kg menos (1.825 kg) e segundo a fábrica o 0 a 100 km/h é feito em 6.3 segundos e atinge 240 km/h (também limitada). Pneus, 255/45R20 dianteiros e 285/40R20, traseiros. Ao contrário dos 220 d, o 300 tem pneus convencionais e estepe.
O 220 d mede 4.658/2.096/1;644/2.870 mm (comprimento/largura/altura/entre-eixos), e o Coupé 4.742/2.096/1.602/2.870 mm, mesma ordem. Porta-malas, 550 litros a 1.600 litros no 220 d e 500 litros a 1.400 litros no Coupé. Nos três casos o tanque é 66 litros.
Dirigindo o GLC
A Mercedes só disponibilizou o 220 d Off-Road para a avaliação de lançamento. É surpreendente o funcionamento silencioso motor mesmo fora do veículo.Quem não é ligado em motores talvez nem perceba. Mas em movimento, mesmo com janelas aberta, é como se fosse um motor a gasolina.
A aceleração percebida é menor do que o número oficial (0 a 100 km/h em 7,9 s) sugere, mas pode ser efeito do veículo alto (quem já viajou num ônibus duplo-deque no deque superior e no inferior sabe o que quero dizer)..Todavia, nas faixas de velocidade mais alta o desempenho convence. Mas é preciso considerar que o desempenho está coerente com a relação peso-potência de 9,4 kg/cv E em 9ª marcha a 125 km/h indicado o motor está a apenas 1.600 rpm.
Um item que logo notei por ser ligado no assunto foi o espelho esquerdo plano. Durante as duas horas em que ficamos parados para almoço num resort na serra para Serra Negra, ninguém soube explicar o motivo. É como se fosse uma versão para o mercado americano, com a informação de objetos pareceram menores e mais distantes gravada no espelho direito. Mas a luz de seta é âmbar e não vermelha, como seria para “casar” com o espelho plano, conforme exigido nos Estados Unidos. Ficaram de me informar proximamente. E me lembrei como é ruim dirigir com este tipo de espelho esquerdo.
A suspensão dianteira é independente por triângulos superpostos e a traseira, independente multibraço. Suspensão corretamente calibrada, conciliando conforto de marcha com boa capacidade de curvar. Porém, ao transpor as lombofaixas de Itatiba e Morungaba, surpresa: pancada de fim de curso de distensão da suspensão dianteira, denunciando inexistência de batente hidráulico. Dever de casa para a Mercedes, portanto. Fora isso, um rodar irrepreensível.
Embora seja informado haver auto-hold, o freio de imobilização de atuação automática nas paradas, não funcionava no veículo que dirigi. Não há interruptor do sistema, como é habitual, embora é possível que seja configurável por menu na tela do multimídia. Quando tivermos um GLC para teste esclarecei esse ponto.
Uma novidade no GLC é o MBUX, em que se pode conversar com a Mercedes — não a fábrica, mas uma atendente. Basta falar ‘Mercedes’ que já vem a voz feminina.perguntando “O que você precisa?”
Nada de informação de consumo de combustível, mesmo num carro lançado há 14 meses na Europa. Indesculpável. Será que a ‘Mercedes’ saberia? Como também é uma microficha técnica — não é força de expressão, são apenas 14 itens. Nem informa que o motor é turbo, tampouco o número de válvulas (16, vi numa fonte confiável). Diâmetro e curso? Bobagem, para quê? A explicação pode estar em compilar uma ficha técnica digna do nome dar um trabalho danado…
Há numerosos itens de auxílio ao motorista, o leitor pode vê-los na lista após o texto. Há vários itens exclusivos do 300, como poderá ser visto.
Que não fiquem dúvidas. É um belo suve.
BS
(Revisada e acrescida, em 24/10/19 às 13h00, dos equipamentos do 300 Coupé, que estavam indisponíveis ao se encerrar esta edição ontem).
EQUIPAMENTOS NOVO MERCEDES-BENZ GLC | |||
220 d | 300 Coupé | ||
OFF-ROAD | ENDURO | ||
Acesso sem chave e partida por botão | • | • | • |
Ajusta lombar elétrico de 4 vias, ambos os bancos dianteiros | • | • | • |
Alargamento das caixas de roda para rodas AMG | – | – | • |
Alarme antifurto | • | • | • |
Alavanca seletora de posições do câmbio na coluna de direção | • | • | • |
Alças de teto (4) | • | • | • |
Antena para GPS e telefone | • | • | • |
Ar-condicionado automático bizona | • | • | • |
Assistente à frenagem | • | • | • |
Assistente ativo de distância | – | • | • |
Assistente de atenção ao volante | • | • | • |
Assistente de conservação na faixa | • | • | • |
Assistente de estacionamento ativo | • | • | • |
Assistente de ponto cego | • | • | • |
Assistente de ventos laterais | • | • | • |
Assistente partida em aclives | • | • | • |
Assistente a frenagens de emergência | • | • | • |
Bancos dianteiros com ajuste elétrico e 3 memórias | • | • | • |
Barras de alumínio longitudinais no teto | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e para os joelhos do motorista | • | • | • |
Borboletas para troca de marchas no volante | • | • | • |
Câmbio automático de 9 marchas 9G-TRONIC | • | • | • |
Câmera de ré | • | – | • |
Carregador de celular por indução | • | • | • |
Conectividade Bluetooth para celular | • | • | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Desligamento automático da bolsa inflável do acompanhante | – | – | • |
Engate removível | • | • | • |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay | • | • | • |
Estepe | – | – | • |
Exterior AMG Line | – | – | • |
Faróis totalmente em LED | • | • | • |
Freios ABS (obrigatórios) | • | • | • |
Funções MBUX estendidas | • | • | • |
Iluminação para o solo nos espelhos para ajudar entrada e saída no veículo | • | • | • |
Kit visual AMG | – | – | • |
Luzes de freio adaptativas | • | • | • |
Luzes de rodagem diurna em LED | • | • | • |
Monitor da pressão dos pneus | • | • | • |
Pacote de estacionamento com câmera 360º | – | • | • |
Pacote de integração para smartphones | • | • | • |
Pneus runflat | • | • | – |
Porta-copos duplo no console central | • | • | • |
Protetor de cárter | • | • | • |
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente | – | – | • |
Retrovisores interno e externo antiofuscantes e antiembaçantes | • | • | • |
Revestimento da cobertura do porta-malas | • | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 19″ | • | • | – |
Rodas de liga de alumínio de 20″ | – | – | • |
Seletor de modo de condução | • | • | • |
Sensor de chuva | • | • | • |
Sensor interno de presença | • | • | • |
Sistema de áudio surround Burmester | – | – | • |
Sistema de secagem do freios e função HOLD | • | • | • |
Sistema multimídia MBUX | • | • | • |
Som de motor esportivo | – | – | • |
Suspensão Sport | – | – | • |
Tapete de veludo | • | • | • |
Tela tátil de mídia de 10,25″ | • | • | • |
Touchpad no console | • | • | • |
Visual exterior Off-Road | • | – | • |
Volante multifuncional em couro | • | • | • |