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Home BS

MERCEDES-BENZ LANÇA O SUVE GLC

identicon por Bob Sharp
24/10/2019
em BS, Destaques, Lançamentos
Fotos: Divulgação/Estúdio Malagrine

Fotos: Divulgação/Estúdio Malagrine







A Mercedes-Benz do Brasil apresentou ontem (22) e hoje (23), em São Paulo, seu suve GLC. modelo, fabricado em Bremen, na Alemanha e que está na sua terceira geração desde 2008. É de mesma plataforma do sedã Classe C e foi lançado na Europa em agosto do ano passado.

O GLC 220 diesel chega na versões Off-Road e Enduro e como GLC 300 Coupé a gasolina.Todos têm câmbio automático de nove marchas 9G-Tronic e tração 4×4 permanente 4MATIC.

No primeiro plano o 300 Coupé, ao lado o 220 d

 

Os preços são:

GLC 220 d Off-Road: R$ 294.900}
GLC 220 d Enduro: R$ 329.900
GLC 300 Coupé: R$ 362.900

O veículo já está nas concessionárias da marca.

O motor do 220 d é um  4 cilindros turbo de 1.950 cm³, 194 cv a 3,800 rpm e 40,8 m·kgf de 1.600 rpm a 2.800 rpm. Com peso de 1.835 kg, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega a 215 km/h,velocidade que é limitada (dados de fábrica). Pneus são 235/55R19.

 

Já o 4-cilndros a gasolina do 300 Coupé, turbo, de 1.991 cm³, entrega fogosos 258 cv de 5.800 rpm a 6.100 rpm, com torque de 37,7 m·kgf de 1.800 rpm a 4.000 rpm. pesa 10 kg menos (1.825 kg) e segundo a fábrica o 0 a 100 km/h é feito em 6.3 segundos e atinge 240 km/h (também limitada). Pneus, 255/45R20 dianteiros e 285/40R20, traseiros. Ao contrário dos 220 d, o 300 tem pneus convencionais e estepe.

O 220 d mede 4.658/2.096/1;644/2.870 mm (comprimento/largura/altura/entre-eixos), e o Coupé 4.742/2.096/1.602/2.870 mm, mesma ordem. Porta-malas, 550 litros a 1.600 litros no 220 d e 500 litros a 1.400 litros no Coupé. Nos três casos o tanque é 66 litros.

Dirigindo o GLC

A Mercedes só disponibilizou o 220 d Off-Road para a avaliação de lançamento. É surpreendente o funcionamento silencioso motor mesmo fora do veículo.Quem não é ligado em motores talvez nem perceba. Mas em movimento, mesmo com janelas aberta, é como se fosse um motor a gasolina.

A aceleração percebida é menor do que o número oficial (0 a 100 km/h em 7,9 s) sugere, mas pode ser efeito do veículo alto (quem já viajou num ônibus duplo-deque no deque superior e no inferior sabe o que quero dizer)..Todavia, nas faixas de velocidade mais alta o desempenho convence. Mas é preciso considerar que o desempenho está coerente com a relação peso-potência de 9,4 kg/cv  E em 9ª marcha a 125 km/h indicado o motor está a apenas 1.600 rpm.

O 4-cilindros turbodiesel é longitudinal e produz 194 cv e 40.8 m·kgf

Um item que logo notei por ser ligado no assunto foi o espelho esquerdo plano. Durante as duas horas em que ficamos parados para almoço num resort na serra para Serra Negra, ninguém soube explicar o motivo. É como se fosse uma versão para o mercado americano, com a informação de objetos pareceram menores e mais distantes gravada no espelho direito. Mas a luz de seta é âmbar e não vermelha, como seria para “casar” com o espelho plano, conforme exigido nos Estados Unidos. Ficaram de me informar proximamente. E me lembrei como é ruim dirigir com este tipo de espelho esquerdo.

 

A suspensão dianteira é independente por triângulos superpostos e a traseira, independente multibraço. Suspensão corretamente calibrada, conciliando conforto de marcha com boa capacidade de curvar. Porém, ao transpor as lombofaixas de Itatiba e Morungaba, surpresa: pancada de fim de curso de distensão da suspensão dianteira, denunciando inexistência de batente hidráulico. Dever de casa para a Mercedes, portanto. Fora isso, um rodar irrepreensível.

Embora seja informado haver auto-hold, o freio de imobilização de atuação automática nas paradas, não funcionava no veículo que dirigi. Não há interruptor do sistema, como é habitual, embora é possível que seja configurável por menu na tela do multimídia. Quando tivermos um GLC para teste esclarecei esse ponto.

Uma novidade no GLC é o MBUX, em que se pode conversar com a Mercedes — não a fábrica, mas uma atendente. Basta falar ‘Mercedes’ que já vem a voz feminina.perguntando “O que você precisa?”

Nada de informação de consumo de combustível, mesmo num carro lançado há 14 meses na Europa. Indesculpável. Será que a ‘Mercedes’ saberia? Como também é uma microficha técnica — não é força de expressão, são apenas 14 itens. Nem informa que o motor é turbo, tampouco o número de válvulas (16, vi numa fonte confiável). Diâmetro e curso? Bobagem, para quê? A explicação pode estar em compilar uma ficha técnica digna do nome dar um trabalho danado…

 

Há numerosos itens de auxílio ao motorista, o leitor pode vê-los na lista após o texto. Há vários itens exclusivos do 300, como poderá ser visto.

Que não fiquem dúvidas. É um belo suve.

BS

(Revisada e acrescida, em 24/10/19 às 13h00, dos equipamentos do 300 Coupé, que estavam indisponíveis ao se encerrar esta edição ontem).

EQUIPAMENTOS NOVO MERCEDES-BENZ GLC
220 d 300 Coupé
OFF-ROAD ENDURO
Acesso sem chave e partida por botão • • •
Ajusta lombar elétrico de 4 vias, ambos os bancos dianteiros • • •
Alargamento das caixas de roda para rodas AMG – – •
Alarme antifurto • • •
Alavanca seletora de posições do câmbio na coluna de direção • • •
Alças de teto (4) • • •
Antena para GPS e telefone • • •
Ar-condicionado automático bizona • • •
Assistente à frenagem • • •
Assistente ativo de distância – • •
Assistente de atenção ao volante • • •
Assistente de conservação na faixa • • •
Assistente de estacionamento ativo • • •
Assistente de ponto cego • • •
Assistente de ventos laterais • • •
Assistente partida em aclives • • •
Assistente a frenagens de emergência • • •
Bancos dianteiros com ajuste elétrico e 3 memórias • • •
Barras de alumínio longitudinais no teto • • •
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e para os joelhos do motorista • • •
Borboletas para troca de marchas no volante • • •
Câmbio automático de 9 marchas 9G-TRONIC • • •
Câmera de ré • – •
Carregador de celular por indução • • •
Conectividade Bluetooth para celular • • •
Controle automático de velocidade de cruzeiro • • •
Controle de estabilidade e tração • • •
Desligamento automático da bolsa inflável do acompanhante – – •
Engate removível • • •
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay • • •
Estepe – – •
Exterior AMG Line – – •
Faróis totalmente em LED • • •
Freios ABS (obrigatórios) • • •
Funções MBUX estendidas • • •
Iluminação para o solo nos espelhos para ajudar entrada e saída no veículo • • •
Kit visual AMG – – •
Luzes de freio adaptativas • • •
Luzes de rodagem diurna em LED • • •
Monitor da pressão dos pneus • • •
Pacote de estacionamento com câmera 360º – • •
Pacote de integração para smartphones • • •
Pneus runflat • • –
Porta-copos duplo no console central • • •
Protetor de cárter • • •
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente – – •
Retrovisores interno e externo antiofuscantes e antiembaçantes • • •
Revestimento da cobertura do porta-malas • • •
Rodas de liga de alumínio de 19″ • • –
Rodas de liga de alumínio de 20″ – – •
Seletor de modo de condução • • •
Sensor de chuva • • •
Sensor interno de presença • • •
Sistema de áudio surround Burmester – – •
Sistema de secagem do freios e função HOLD • • •
Sistema multimídia MBUX • • •
Som de motor esportivo – – •
Suspensão Sport – – •
Tapete de veludo • • •
Tela tátil de mídia de 10,25″ • • •
Touchpad no console • • •
Visual exterior Off-Road • – •
Volante multifuncional em couro • • •






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