Falei do novo Corolla, de 12ª geração, no lançamento e testei a versão intermediária de motor 2-litros de aspiração atmosférica, a XEi —. um novo motor, chamado de Dynamic Force pela fabricante japonesa, Três grandes novidades foram citadas na matéria: além do motor. Uma, o câmbio CVT (Aisin) chamado Direct Shift que inovou com a introdução de uma primeira marcha “de verdade”, por par de engrenagem, destinada a melhorar a saída da imobilidade, mais nove marchas.
Estas são obtidas pelas paradas programadas do movimento de aumentar ou diminuir o espaço entre as duas partes de cada uma das duas polias, variando os diâmetros de contato da correia e, por conseguinte, a relação de transmissão.que existe nas marchas de qualquer tipo de câmbio.
A outra novidade citada foi a nova suspensão traseira, independente do tipo multibraço no lugar da por eixo de torção. Cabe destacar que a partir de quinta geração, em 1983, a configuração do Corolla passou de motor dianteiro-tração traseira para “tudo à frente”, e nesse processo a suspensão traseira passou de eixo rígido a independente do tipo McPherson, semelhante à do Jeep Renegade e do Porsche Boxster/Cayman. Só na 9ª geração, em 2000, seria adotado o eixo de torção. Portanto, é a primeira vez que Corolla adota suspensão traseira multibraço.
E a terceira novidade no novo Corolla: a propulsão híbrida que traz a reboque outra novidade e que é primazia mundial: um híbrido em que o motor a combustão de 1,8-litro é flex, obviamente para arregalar os olhos dos consumidores brasileiros que vivem em regiões onde o álcool é vantajoso, em preço, em relação à gasolina. É o Toyota Corolla Altis Hybrid. A versão custa R$ 124.990 (Altis Hybrid 1,8 CVT) e R$ 130.990 (Altis Hybrid Premium 1,8 CVT).
O “Premium” acima é um pacote que custa R$ 6.000 e consiste de seis itens: acabamento interno com partes revestidas de couro bege e marrom; ar-condicionado automático bizona com sistema de fluxo inteligente; banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções; espelhos retrovisores de ajuste elétrico com rebatimento automático ao trancar o veículo; teto solar de vidro elétrico; e sensor de chuva.
A garantia contratual é do Corolla Hybrid é de cinco anos (como a da versão Dynamic Force 2,0), estendida para oito anos para a bateria e todo o sistema híbrido.
Fora a propulsão completamente diferente, o Corolla Altis Hybrid é exatamente igual ao Altis de motor 2-litros Dynamic Force, este praticamente igual ao XEi já testado, apenas desprovido do conjunto de sistemas de auxílio ao motorista, o Toyota Safety Sense, e de teto solar. O Hybrid é Igual em comportamento dinâmico, freios, rodas e pneus, tudo.
Dirigindo o Corolla híbrido
Em vez de 177 cv do motor 2-L Dynamic Force são apenas 122 cv,, resultado dos 98/101 cv a 5.200 rpm do motor a combustão (importado do Japão)de 1.798 cm³ e dos 72 cv de um dos dois motores elétricos. Claro, esse fato e pesando mais 40 kg que o Altis “normal”, não se tem o mesmo desempenho. Mas segundo teste de pista da revista Carro, veículo instrumentado com VBox , a aceleração 0-100 km/h foi feita em 11,3 segundos, tempo que pode ser considerado bom dada a altitude de 590 metros da pista (da ZF, em Limeira, SP), mais a inquestionável capacidade do testador: o nosso Gerson Borini, recentemente contratado pela editora (Infini) para efetuar os testes de pista da revista — da qual, muitos leitores já sabem, sou colunista e consultor técnico há 11 anos. Portanto, meu convívio firme com o Gerson começou na GM nos anos 1990, foi restabelecido no AE em maio passado e agora se estende à revista Carro. Mas eu já o conhecia antes, nas minhas lides jornalísticas nos eventos da GM.
Eu havia estimado o 0 a 100 km/h do híbrido entre 11 s e 11,5 s, e essa aceleração bate com minha percepção de desempenho do Corolla Hybrid, ou seja, não dá para reclamar da aceleração e do desempenho de um modo geral. Como é normal em carros de propulsão elétrica parcial ou total, a velocidade máxima deste Corolla híbrido é limitada em 180 km/h de maneira a poupar a bateria.
Tudo em harmonia com o que senti no XEi 2-litros Dynamic Force, isto é, imenso prazer de dirigir, reforçado com as mudanças de estrutura e de chassi dessa nova geração do Corolla.
A transmissão do motor às rodas motrizes dianteiras é feita por um transeixo específico, chamado pela Toyota de Hybrid Transaxle ((transeixo híbrido, foto acima), o de todo Toyota Prius e RAV4 e Lexus híbridos. Pode-se dizer que é uma obra de arte de engenharia ao reunir num conjunto relativamente compacto elementos como uma engrenagem epicicloidal, várias engrenagens cilíndricas helicoidais e dois motores-geradores (MG1 e MG2), ambos com as duas funções que o nome indica.
O coração do sistema é a engrenagem epicicloidal, que faz toda a distribuição, sob regência de um módulo de comando, do que vai para onde: se a potência do motor para as rodas ou de um dos motores elétricos para tracionar. Ao que parece — ainda não consegui ter a informação completa — um dos motores elétricos é para propulsão e outro, para dar partida no motor a combustão,embora ambos atuem como geradores em momentos específicos, sempre sob controle do módulo. O sistema é intrincado de fato, mas o resultado é perfeito,
Dirige-se como todo automático, colocar a alavanca seletora em D e acelerar, Notam-se trocas de marchas (a engrenagem planetária permite isso) e até se dispõe de mais aceleração abrindo o acelerador abruptamente (kickdown) À frente da alavanca seletora há um botão para alternar entre Drive Mode e Power Mode, este atuando sobre o câmbio e um dos motores elétricos. No mesmo local estão os botões para desativar o controle de estabilidade e tração e o de ativar modo elétrico (EV). .
As arrancadas normais, calmas, são em sempre pelo motor elétrico. Acelerando pouco o carro vai até 50 km/h em modo elétrico; se acelerar mais o motor a combustão entra instantaneamente. Em elétrico, dependendo da carga da bateria, o carro pode rodar até cinco quilômetros sem o motor a combustão. Quando se para esse motor, em regra, desliga, mas pode permanecer funcionando caso a bateria esteja com pouca carga e/ou se consumo de energia estiver elevado, como faróis ligados, ar-condicionado funcionando, etc.
No quadro de instrumentos, o da esquerda indica como o carro está sendo usado, se em modo Eco, Power, ou Charge, este ocorrendo ao levantar o pé do acelerador ou frear. Se alavanca seletora for colocada em B (brake, freio), o efeito frenante proporcionado pelo maior esforço para gerar energia elétrica mimetiza o papel de freio-motor de um motor a combustão.
Não há como selecionar marcha no câmbio, por isso não há o deslocamento lateral da alavanca seletora, nem borboletas atrás do volante.
Na tela do multimídia têm-se o gráfico de funcionamento do sistema híbrido em tempo real, inclusive o nível de carga da bateria de tração tipo níquel-hidreto metálico,, que fica sob o assento do banco traseiro.
A ligação motor-transeixo é por conversor de torque, mas não se sabe com certeza se ele bloqueia, pois não há conta-giros e nem informação por parte da Toyota.
Mas, frise-se, a condução de um híbrido é igual à de qualquer carro de câmbio automático.
Baixo consumo
O ponto-chave dos híbridos é o baixo consumo de combustível. Os números oficiais, Inmetro, do Corolla híbrido são 16,3/10,9 km/l na cidade e 14,5/9,9 km/l na estrada. No dia da apresentação, foi informada medição feita pelo Instituto Mauá de Engenharia ter resultado em 20,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, com gasolina. A diferença se deve a no ciclo de medição de consumo do Inmetro não se possível aproveitar plenamente a recuperação de energia ao levantar o pé do acelerador ou ao frear. Por isso, o motorista deste Corolla pode conseguir médias de consumo bem superiores às oficiais. Tudo vai depender do quanto se aproveita a capacidade de recuperar energia.
Essa inversão de consumir mais na estrada do que na cidade, típico de todo híbrido, deve-se unicamente à maior participação do motor elétrico no uso urbano.
Mesmo com o tanque de 43 litros do híbrido versus o de 50 litros do de motor convencional, o alcance é bom, como 700/470 quilômetros na cidade e 625/525 quilômetros, na estrada — isso sem aproveitar bem a recuperação de energia.
No elevador
Uma vez que a parte inferior do Corolla Híbrido pouco difere do convencional, só dois detalhes chamaram a atenção:
Dirigir um híbrido, mesmo não sendo diferente de um carro de motor a combustão com câmbio automático, tem uma diferença de sentido, o de se estar vivenciando nova experiência em motorização, a de contar com a energia elétrica, porém livre de preocupações (e limitações) de alcance e muito menos de precisar conectar o veículo a uma tomada rotineiramente.
E ainda, no caso do estado de São Paulo, se beneficiar de desconto de 50% do IPVA (para carros elétricos e híbridos de preço público inferior a R$ 150 mil), bem como se livrar do incômodo, inoportuno e execrável, para não dizer nojento, do município de São Paulo.
Assista ao vídeo:
BS
BS
FICHA TÉCNICA TOYOTA COROLLA HYBRID 2020 | |
MOTOR A COMBUSTÃO | |
Designação | 2ZR-FXB |
Descrição | Dianteiro, transersal, 4 cil. em linha, injeção no duto, duplo comando de válvulas acionado por corrente, variador de fase na admissão inteligente, 4 válvulas por cilindro, ciclo Atkinson, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 80,5 x 88,3 |
Cilindrada (cm³) | 1.798 |
Taxa de compressão (:1) | 14 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 98/101/5.200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 14,5/3.600 |
MOTORES ELÉTRICOS | |
Tipo | Corrente alternada, síncrono, MG1 e MG2 |
Potência máxima (cv) | 72 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 16,6 |
Potência máxima combinada(cv) | 122 |
Torque máximo combinado (m·kgf/rpm) | n.d |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | Níquel-hidreto metálico |
Tensão (V) | 201,6 |
Capacidade (kW·h) | 1,31 |
TRANSMISSÃO | |
Conexão motor-câmbio | Conversor de torque |
Câmbio | Hybrid transaxle, modos Normal, Eco, Power e EVtreção dianteira |
Relações das marchas máx. e mín. (:1) | n.d. |
Relações de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,6 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal |
Assistência | A vácuo por bomba |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/nd. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
De estacionamento | Mecânico por alavanca, ação nas rodas traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5Jx17 |
Pneus | 225/45R17W (Dunlop SP Maxx D50)) |
Estepe | 205/55R16H (temporário, 80 km/h) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.440 (Premium 1.445) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,28 |
Área frontal calculada (m²) | 2,07 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,579 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.630 |
Largura sem/com espelhos | 1.780/2.079 |
Altura | 1.455 |
Distância entre eixos | 2.700 |
Bitola dianteira/traseira | n.d/n.d |
Distância mínima do solo | 148 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 470 (com encostos rebatidos n.d) |
Tanque de combustível | 43 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,3 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 |
Velocidade em modo EV (km/h) | Até 50 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 16,3/10,9 |
Estrada (km/l, G/A) | 14,5/9,9 |
GARANTIA | |
Garantia (anos) | Cinco |
Garantia do sistema híbrido, inclusive bateria (anos) | Oito |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS TOYOTA COROLLA HYBRID 2020 |
ESTILO |
Acabamento do volante e detalhe da alavanca seletora na cor preta |
Acabamento interno com partes revestidas de couro** bege e marrom com pacote Premium |
Acabamento preto-piano na grade inferior dianteira |
Difusores de ar com acabamento na cor prata |
Espelhos retrovisores externos na cor do carro |
Maçanetas internas com acbamento na cor prata |
Repetidoras de seta nos espelhos |
Painel de instrumentos com tela TFT de 7″ digital e em cores |
CONFORTO E COMODIDADE |
Acionamento elétrico dos vidros um-toque para subir/descer |
Ajuste manual do volante em altura e distância |
Ar-condicionado automático bizona com sistema S-Flow (com pacote Premium) |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente |
Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação ou altura com distância (com pacote Premium) |
Banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação |
Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação |
Banco traseiro bipartido e rebatível 60:40 (somente encosto) |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta- copos |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos |
Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados:abertura, travamento das portas e alarme |
Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução) |
Conexão USB abaixo do painel central (Info + carregamento) |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Entrada de 12 V e USB no decansa-braço (carregamento) |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo (com pacote Premium |
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica. |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com ajuste de altura |
Faróis de LED alto e baixo |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Indicador de direção econômica no painel de instrumentos pertinentes ao Hybrid System |
Lanternas traseiras inteiramente em LED |
Luz de leitura individual para motorista e passageiro dianteiro |
Luz de rodagem diurna (DRL) nas lanternas dianteiras |
Modo de seleção de condução Power |
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron® |
Para-sóis com espelho e luz |
Porta-objetos na lateral das 4 portas |
Porta-revistas e tablets no dorrso dos encostos dos bancos dianteiros |
Relógio digital no TFT colorido e na tela do multimídia |
Sistema de destravamento/travamento das portas por sensores na chave |
Sistema de partida por botão (sem chave) |
Teto solar elétrico de vidro basculante e deslizante (com pacote premium) |
Vidros frontais com película antirruído |
Volante com controles de áudio e computador de bordo, mais funções Toyota Safety Sense |
SEGURANÇA |
Acendimento automático das luzes de freio em frenagens de emergência |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Alerta de mudança de faixa |
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura |
Assistente de partida em aclives |
Assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática. |
Aviso de faróis ligados com o carro estacionado |
Aviso de portas e porta-malas malfechados |
Aviso sonoro e luminoso de cintos desatados (todos) |
Barras anti-invasivas nas portas |
Bolsa inflável para os joelhos do motorista |
Bolsas infláveis de cortina |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Bolsas infláveis laterais |
Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de segurança traseiros de três pontos |
Controle de estabilidade e tração |
Desembaçador do vidro traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Faróis de neblina de LED |
Farol alto automático |
Imobilizador por código eletrônico na chave |
Jogo de tapetes dianteiros e traseiros em carpete |
Limpador de para-brisa intermitente |
Limpador de para-brisa intermitente c/ temporizador |
Luz traseira de neblina |
Sensor de chuva |
Terceira luz de freio |
Trava para crianças nas portas traseiras |
Travamento automático de portas a partir de 20 km/h |
ÁUDIO |
Antena integrada no vidro traseiro |
Quatro alto-falantes e dois tweeters |
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela tátil de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay, SDL |
**Algumas partes são revestidas em couro e/ou materiais sintéticos |