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Home BS

NOVO COROLLA HÍBRIDO, NOVIDADE EM VÁRIOS SENTIDOS (COM VÍDEO)

PRIMEIRO HÍBRIDO FABRICADO NO BRASIL TEM ATRIBUTOS

identicon por Bob Sharp
15/10/2019
em BS, Destaques, Testes
Toyota Corolla Altis Hybrid (Foto: AE/Márcio Salvo

Toyota Corolla Altis Hybrid (Foto: AE/Márcio Salvo

 

Falei do novo Corolla, de 12ª geração, no lançamento e testei a versão intermediária de motor 2-litros de aspiração atmosférica, a XEi —. um novo motor, chamado de Dynamic Force pela fabricante japonesa, Três grandes novidades foram citadas na matéria: além do motor. Uma, o câmbio CVT (Aisin) chamado Direct Shift que  inovou com a introdução de uma primeira marcha “de verdade”, por par de engrenagem, destinada a melhorar a saída da imobilidade, mais nove marchas.

Estas são obtidas pelas paradas programadas do movimento de aumentar ou diminuir o espaço entre as duas partes de cada uma das duas polias, variando os diâmetros de contato da correia e, por conseguinte, a relação de transmissão.que existe nas marchas de qualquer tipo de câmbio.

Não há diferença entre os Corolla 2020, exceto nas rodas de 16″ do GLi

A outra novidade citada foi a nova suspensão traseira, independente do tipo multibraço no lugar da por eixo de torção. Cabe destacar que a partir de quinta geração, em 1983, a configuração do Corolla passou de motor dianteiro-tração traseira para “tudo à frente”, e nesse processo a suspensão traseira passou  de eixo rígido a independente do tipo McPherson, semelhante à do Jeep Renegade e do Porsche Boxster/Cayman. Só na 9ª geração, em 2000, seria adotado o eixo de torção. Portanto, é a primeira vez que Corolla adota suspensão traseira multibraço.

 

E a terceira novidade no novo Corolla: a propulsão híbrida que traz a reboque outra novidade e que é primazia mundial: um híbrido em que o motor a combustão de 1,8-litro é flex, obviamente para arregalar os olhos dos consumidores brasileiros que vivem em regiões onde o álcool é vantajoso, em preço, em relação à gasolina. É o Toyota Corolla Altis Hybrid. A versão custa R$ 124.990 (Altis Hybrid 1,8 CVT) e R$ 130.990 (Altis Hybrid Premium 1,8 CVT).

 

O “Premium” acima é um pacote que custa R$ 6.000 e consiste de seis itens: acabamento interno com partes revestidas de couro bege e marrom;  ar-condicionado automático bizona com sistema de fluxo inteligente; banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções; espelhos retrovisores de ajuste elétrico com rebatimento automático ao trancar o veículo; teto solar de vidro elétrico; e sensor de chuva.

O coração do Corolla Hybrid: o motor a combustão acoplado ao transeixo híbrido que fica em posição mais baixa, sob o módulo de comando (uma tampa preta, com etiquetas, na direita da foto)

A garantia contratual é do Corolla Hybrid é de cinco anos (como a da versão Dynamic Force 2,0), estendida para oito anos para a bateria e todo o sistema híbrido.

Fora a propulsão completamente diferente, o Corolla Altis Hybrid é exatamente igual ao Altis de motor 2-litros Dynamic Force, este praticamente igual ao XEi já testado, apenas desprovido do conjunto de sistemas de auxílio ao motorista, o Toyota Safety Sense, e de teto solar. O Hybrid é Igual em comportamento dinâmico, freios, rodas e pneus, tudo.

Dirigindo o Corolla híbrido

Em vez de 177 cv do motor 2-L Dynamic Force são apenas 122 cv,, resultado dos 98/101 cv a 5.200 rpm do motor a combustão (importado do Japão)de 1.798 cm³ e dos 72 cv de  um dos dois motores elétricos. Claro, esse fato e pesando mais 40 kg que o Altis “normal”, não se tem o mesmo desempenho. Mas segundo teste de pista da revista Carro, veículo instrumentado com VBox , a aceleração 0-100 km/h foi feita em 11,3 segundos, tempo que pode ser considerado bom dada a altitude de 590 metros da pista (da ZF, em Limeira, SP), mais a inquestionável capacidade do testador: o nosso Gerson Borini, recentemente contratado pela editora (Infini) para efetuar os testes de pista da revista — da qual, muitos leitores já sabem, sou colunista e consultor técnico há 11 anos. Portanto, meu convívio firme com o Gerson começou na GM nos anos 1990, foi restabelecido no AE em maio passado e agora se estende à revista Carro. Mas eu já o conhecia antes, nas minhas lides jornalísticas nos eventos da GM.

 

Eu havia estimado o 0 a 100 km/h do híbrido entre 11 s e 11,5 s, e essa aceleração bate com minha percepção de desempenho do Corolla Hybrid, ou seja, não dá para reclamar da aceleração e do desempenho de um modo geral. Como é normal em carros de propulsão elétrica parcial ou total, a velocidade máxima deste Corolla híbrido é limitada em 180 km/h de maneira a poupar a bateria.

Tudo em harmonia com o que senti no XEi 2-litros Dynamic Force, isto é, imenso prazer de dirigir, reforçado com as mudanças de estrutura e de chassi dessa nova geração do Corolla.

 

A transmissão do motor às rodas motrizes dianteiras é feita por um transeixo específico, chamado pela Toyota de Hybrid Transaxle ((transeixo híbrido, foto acima), o de todo Toyota Prius e RAV4 e Lexus híbridos. Pode-se dizer que é uma obra de arte de engenharia ao reunir num conjunto relativamente compacto elementos como uma engrenagem epicicloidal, várias engrenagens cilíndricas helicoidais e dois motores-geradores (MG1 e MG2), ambos com as duas funções que o nome indica.

O transeixo híbrido Toyota, intrincado, mas obra de arte de engenharia; a engrenagem epicíclica não é visível, está no interior de um tambor ao lado da engrenagem maior (Foto: autor)

O coração do sistema é a engrenagem epicicloidal, que faz toda a distribuição, sob regência de um módulo de comando, do que vai para onde: se a  potência do motor para as rodas ou de um dos motores elétricos para tracionar. Ao que parece — ainda não consegui ter a informação completa — um dos motores elétricos é para propulsão e outro, para dar partida no motor a combustão,embora ambos atuem como geradores em momentos específicos, sempre sob controle do módulo. O sistema é intrincado de fato, mas o resultado é perfeito,

Dirige-se como todo automático, colocar a alavanca seletora em D e acelerar, Notam-se trocas de marchas (a engrenagem planetária permite isso) e até se dispõe de mais aceleração abrindo o acelerador abruptamente (kickdown)  À frente da alavanca seletora há um botão para alternar entre Drive Mode e Power Mode, este atuando sobre o câmbio e um dos motores elétricos. No mesmo local estão os botões para desativar o controle de estabilidade e tração e o de ativar modo elétrico (EV). .

As arrancadas normais, calmas, são em sempre pelo motor elétrico. Acelerando pouco o carro vai até 50 km/h em modo elétrico; se acelerar mais o motor a combustão entra instantaneamente. Em elétrico, dependendo da carga da bateria, o carro pode rodar até cinco quilômetros sem o motor a combustão. Quando se para esse motor, em regra, desliga, mas pode permanecer funcionando caso a bateria esteja com pouca carga e/ou se consumo de energia estiver elevado, como faróis ligados, ar-condicionado funcionando, etc.

A alavanca seletora do câmbio com as cinco posições: P-R-N-D-B, esta última (B, de brake) para mais energia ser gerada na recuperação e prover “freio-motor” numa descida de serra

No quadro de instrumentos, o da esquerda indica como o carro está sendo usado, se em modo Eco, Power, ou Charge, este ocorrendo ao levantar o pé do acelerador ou frear. Se alavanca seletora for colocada em B (brake, freio), o efeito frenante proporcionado pelo maior esforço para gerar energia elétrica mimetiza o papel de freio-motor de um motor a combustão.

Não há como selecionar marcha no câmbio, por isso não há o deslocamento lateral da alavanca seletora, nem borboletas atrás do volante.

Na tela do multimídia têm-se o gráfico de funcionamento do sistema híbrido em tempo real, inclusive o nível de carga da bateria de tração tipo níquel-hidreto metálico,, que fica sob o assento do banco traseiro.

A ligação motor-transeixo é por conversor de torque, mas não se sabe com certeza se ele bloqueia, pois não há conta-giros e nem informação por parte da Toyota.

Mas, frise-se, a condução de um híbrido é igual à de qualquer carro de câmbio automático.

A foto que já clássica no AE

Baixo consumo

O ponto-chave dos híbridos é o baixo consumo de combustível. Os números oficiais, Inmetro, do Corolla híbrido são 16,3/10,9 km/l na cidade e 14,5/9,9 km/l na estrada. No dia da apresentação, foi informada medição feita pelo Instituto Mauá de Engenharia ter resultado em 20,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, com gasolina. A diferença se deve a no ciclo de medição de consumo do Inmetro não se possível aproveitar plenamente a recuperação de energia ao levantar o pé do acelerador ou ao frear. Por isso, o motorista deste Corolla pode conseguir médias de consumo bem superiores às oficiais. Tudo vai depender do quanto se aproveita a capacidade de recuperar energia.

Essa inversão de consumir mais na estrada do que na cidade, típico de todo híbrido, deve-se unicamente à maior participação do motor elétrico no uso urbano.

Mesmo com o tanque de 43 litros do híbrido versus o de 50 litros do de motor convencional, o alcance é bom, como  700/470 quilômetros na cidade e 625/525 quilômetros, na estrada — isso sem aproveitar  bem a recuperação de energia.

No elevador

Uma vez que a parte inferior do Corolla Híbrido pouco difere do convencional, só dois detalhes chamaram a atenção:

 

Dirigir um híbrido, mesmo não sendo diferente de um carro de motor a combustão com câmbio automático, tem uma diferença de sentido, o de se estar vivenciando nova experiência em motorização, a de contar com a energia elétrica, porém livre de preocupações (e limitações) de alcance e muito menos de precisar conectar o veículo a uma tomada rotineiramente.

E ainda, no caso do estado de São Paulo, se beneficiar de desconto de 50% do IPVA (para carros elétricos e híbridos de preço público inferior a R$ 150 mil), bem como se livrar do incômodo, inoportuno e execrável, para não dizer nojento, do município de São Paulo.

Assista ao vídeo:

BS

 

BS

 

FICHA TÉCNICA TOYOTA COROLLA HYBRID 2020
MOTOR A COMBUSTÃO
Designação 2ZR-FXB
Descrição Dianteiro, transersal, 4 cil. em linha, injeção no duto, duplo comando de válvulas acionado por corrente, variador de fase na admissão inteligente, 4 válvulas por cilindro, ciclo Atkinson, flex
Diâmetro x curso (mm) 80,5 x 88,3
Cilindrada (cm³) 1.798
Taxa de compressão (:1) 14
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 98/101/5.200
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 14,5/3.600
MOTORES ELÉTRICOS
Tipo Corrente alternada, síncrono, MG1 e MG2
Potência máxima (cv) 72
Torque máximo (m·kgf/rpm) 16,6
Potência máxima combinada(cv) 122
Torque máximo combinado (m·kgf/rpm) n.d
BATERIA DE TRAÇÃO
Tipo Níquel-hidreto metálico
Tensão (V) 201,6
Capacidade (kW·h) 1,31
TRANSMISSÃO
Conexão motor-câmbio Conversor de torque
Câmbio Hybrid transaxle, modos Normal, Eco, Power e EVtreção dianteira
Relações das marchas máx. e mín. (:1) n.d.
Relações de diferencial (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,6
Relação de direção média (:1) n.d.
N° de voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do volante de direção (mm) 370
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal
Assistência A vácuo por bomba
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/nd.
Traseiros (Ø mm) Disco/n.d.
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de  frenagem e assistência à frenagem
De estacionamento Mecânico por alavanca, ação nas rodas traseiras
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6,5Jx17
Pneus 225/45R17W (Dunlop SP Maxx D50))
Estepe 205/55R16H (temporário, 80 km/h)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.440 (Premium 1.445)
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,28
Área frontal calculada  (m²) 2,07
Área frontal corrigida (m²) 0,579
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.630
Largura sem/com espelhos 1.780/2.079
Altura 1.455
Distância entre eixos 2.700
Bitola dianteira/traseira n.d/n.d
Distância mínima do solo 148
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 470 (com encostos rebatidos n.d)
Tanque de combustível 43
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 11,3
Velocidade máxima (km/h) 180
Velocidade em modo EV (km/h) Até 50
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 16,3/10,9
Estrada (km/l, G/A) 14,5/9,9
GARANTIA
Garantia (anos) Cinco
Garantia do sistema híbrido, inclusive bateria (anos) Oito

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS TOYOTA COROLLA  HYBRID 2020
ESTILO
Acabamento do volante e detalhe da alavanca seletora na cor preta
Acabamento interno com partes revestidas de couro** bege e marrom com pacote Premium
Acabamento preto-piano na grade inferior dianteira
Difusores de ar com acabamento na cor prata
Espelhos retrovisores externos na cor do carro
Maçanetas internas com acbamento na cor prata
Repetidoras de seta nos espelhos
Painel de instrumentos com tela TFT de 7″ digital e em cores
CONFORTO E COMODIDADE
Acionamento elétrico dos vidros um-toque para subir/descer
Ajuste manual do volante em altura e distância
Ar-condicionado automático bizona com sistema S-Flow (com pacote Premium)
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente
Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação ou altura com distância (com pacote Premium)
Banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação
Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação
Banco traseiro bipartido e rebatível 60:40 (somente encosto)
Banco traseiro com descansa-braço central e porta- copos
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos
Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados:abertura, travamento das portas e alarme
Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução)
Conexão USB abaixo do painel central (Info + carregamento)
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Entrada de 12 V e USB no decansa-braço (carregamento)
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo (com pacote Premium
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica.
Faróis com acendimento automático
Faróis com ajuste de altura
Faróis de LED alto e baixo
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Indicador de direção econômica no painel de instrumentos pertinentes ao Hybrid System
Lanternas traseiras inteiramente em LED
Luz de leitura individual para motorista e passageiro dianteiro
Luz de rodagem diurna (DRL) nas lanternas dianteiras
Modo de seleção de condução Power
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron®
Para-sóis com espelho e luz
Porta-objetos na lateral das 4 portas
Porta-revistas e tablets no dorrso dos encostos dos bancos dianteiros
Relógio digital no TFT colorido e na tela do multimídia
Sistema de destravamento/travamento das portas por sensores na chave
Sistema de partida por botão (sem chave)
Teto solar elétrico de vidro basculante e deslizante (com pacote premium)
Vidros frontais com película antirruído
Volante com controles de áudio e computador de bordo, mais funções Toyota Safety Sense
SEGURANÇA
Acendimento automático das luzes de freio em frenagens de emergência
Alarme perimétrico e volumétrico
Alerta de mudança de faixa
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura
Assistente de partida em aclives
Assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática.
Aviso de faróis ligados com o carro estacionado
Aviso de portas e porta-malas malfechados
Aviso sonoro e luminoso de cintos desatados (todos)
Barras anti-invasivas nas portas
Bolsa inflável para os joelhos do motorista
Bolsas infláveis de cortina
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias)
Bolsas infláveis laterais
Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança traseiros de três pontos
Controle de estabilidade e tração
Desembaçador do vidro traseiro
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior
Faróis de neblina de LED
Farol alto automático
Imobilizador por código eletrônico na chave
Jogo de tapetes dianteiros e traseiros em carpete
Limpador de para-brisa intermitente
Limpador de para-brisa intermitente c/ temporizador
Luz traseira de neblina
Sensor de chuva
Terceira luz de freio
Trava para crianças nas portas traseiras
Travamento automático de portas a partir de 20 km/h
ÁUDIO
Antena integrada no vidro traseiro
Quatro alto-falantes e dois tweeters
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela tátil de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay, SDL
**Algumas partes são revestidas em couro e/ou materiais sintéticos

 





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