• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

O ÔNUS DA CÁTEDRA

identicon por Celso Franco
19/10/2019
em CF, Trânsito
Foto: metrojornal.com.br

Foto: metrojornal.com.br







Para honra minha, hoje sou, às vezes, chamado de professor, o que é sem dúvida uma conquista fruto de mais de meio século dedicado à prática e aos estudos da  “ciência do controle do trânsito”.Por causa deste fato, ao escrever os artigos para o AE estou em cada um deles dando uma aula sobre o assunto abordado.

Por outro lado, nada frustra mais o professor do que, finda a aula, ninguém se manifestar, a favor ou contra ou, melhor dizendo, apresentar dúvidas. Ficará no professor a dúvida se os alunos não entenderam, não se interessaram, ou se assimilaram, sem protestos, o que lhes foi ministrado.

Tenho sempre em mente o conselho da extraordinária poetisa goiana Cora Coralina, quando disse:“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

É, sem dúvida, o meu estado de espírito ao escrever as minhas “aulas” aos inteligentes leitores do AE. Não foi, infelizmente, o que ocorreu no meu último artigo, em que ao glosar uma entrevista de um bisneto do grande Oscar Niemeyer, abordei o delicado tema da mobilidade urbana, sob o ponto de vista da engenharia de tráfego ou, se preferirem, do urbanismo dinâmico

Estou perfeitamente cônscio, do que a Philips, de Eindoven, na Holanda, num boletim técnico, em 1977, escrevia, como enfoque principal, que a engenharia de tráfego era a ciência esquecida, defendendo o uso do controle da sinalização semafórica pelo seu sistema de computadores, por sinal, excelente.

Neste meu último artigo ou “aula”, em que defendia a solução única e lógica para se utilizar com um rendimento confortável a malha viária, nas megalópoles completamente esgotada a sua capacidade física, tornando a oferta de sua malha viária insuficiente para atender a demanda dos carros de passeio utilizados como alternativa de transporte,transportando apenas o seu motorista, cerca de 96%, num desperdício de espaço inaceitável e ocupando cerca de 80% de sua capacidade viária, deixando apenas 20% para os coletivos.

Ao propor a solução lógica do racionamento deste espaço, em benefício de todo o tráfego circulante, com medidas socialmente justas e apoiado em medidas construtivas, recebi as mais diversas opiniões e críticas dos leitores, aos quais agradeço.

Pelo menos prestaram atenção ao que escrevi, embora em sua maioria, estivessem  enquadrados no velho provérbio indiano: “Poderás convencer o sábio, poderás, embora com mais dificuldade , convencer o leigo, mas jamais poderás convencer o que está na meia ciência, ou seja, o que julga que sabe”.

Vou tentar, em respeito aos leitores, amenizar o conselho indiano.

É honrosa exceção o leitor que se identifica como Fábio, que escreveu um resumo urbanístico de como deve ser distribuído o uso da terra, numa cidade. Perfeito o seu conceito, que o identifica como urbanista, embora nenhum destes conceitos possa ser aplicado ás megalópoles, já tornadas de habitação difícil, fruto da exploração imobiliária desenfreada e o esquecimento das normas de urbanismo.

Infelizmente, Fábio, será impossível, ao menos em curto prazo, torná-las habitáveis seguindo as regras do urbanismo do uso da terra. Dão-nos magnífico exemplo as cidades holandesas, fazendo de sua pequenina grande nação um exemplo urbanístico a ser imitado nas novas cidades.

O mestre Lúcio Costa, cuja amizade tive a honra de desfrutar, tentou fazer prevalecer o uso correto da terra, em Brasília, hoje, também, já deturpado.

Aos que se queixam de ter que trocar o seu conforto em seu carro utilizando o transporte público, não posso dizer nada, uma vez que eu nunca disse isto ou escrevi, cônscio da observação de Henry Ford, atribuindo o sucesso de sua invenção ao desejo de conforto e à preguiça inerentes à pessoa humana. Foi pensando nestes sentimentos que imaginei o sistema URV — Utilização Racionada das Vias — que legaliza e disciplina a situação, de fato, do carro de passeio se tornar um veículo de transporte casa-trabalho e vice-versa.

Quanto às reclamações da criação de uma taxa de racionamento mensal, como explicado no artigo anterior ela substitui a taxa diária de congestionamento e é necessária para incentivar mais componentes por carro compartilhado e, assim, chegarmos a 80% de rendimento da malha viária, Juntamente com a taxa de racionamento mensal a criação de um elevado prêmio em dinheiro — uma verdadeira “loto”! — sorteado semanalmente entre os que utilizem o sistema URV, para que no final se tenha um fundo que possa tornar o transporte público totalmente gratuito subsidiado pelo governo, pois segundo o IBGE transporte é a segunda maior despesa dos menos favorecidos..

A taxa de racionamento mensal pode ser eliminada, mas deixa de haver o incentivo dos prêmios e o humano e socialmente justo subsídio do transporte público. Em compensação, o usuário do sistema URV ficaria livre do pagamento da taxa  de 1 real e 67 centavos/dia.

Eliminando o pagamento da taxa de racionamento, o rendimento da malha viária seria no máximo 50%, não haveria os prêmios semanais e, principalmente, não seria possível tornar o transporte por ônibus gratuito. Não me parece justo, em face do pequeno valor, a ser pago em face do ganho esperado

Espero ter esclarecido aos que me honraram com suas observações e darem-me a chance de esclarecer, mesmo aos que não opinaram, implicitamente concordando, com a única solução, em curto prazo, para restituir a mobilidade urbana enquanto o transporte público não é suficientemente confortável.Haec est rustica veritas.*

CF

*Esta é a dura verdade.

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito.





Anterior

F-1 MÉXICO: FÓRMULAS DE DEFINIÇÃO

Próximo

TOYOTA RAV4, FORÇA HÍBRIDA, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Captação de imagens e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Antônio Nunes Júnior

TOYOTA RAV4, FORÇA HÍBRIDA, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022
Fotos: divulgação Renault

RENAULT SCÉNIC VISION: CONCEITO APOSTA NO HIDROGÊNIO

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022
Fotos: divulgação Renault

RENAULT SCÉNIC VISION: CONCEITO APOSTA NO HIDROGÊNIO

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In