Nessa que é terceira e última parte, vale um resumo dos dados pessoais de Friedrich Eugen Maier:
Nome: Friedrich Eugen Maier
Apelido: Fritz
Data de nascimento: 01.11.1898
Data de falecimento: entre 15/03. e 23/06.de 1976 (data exata desconhecida)
Local de nascimento: Wollbach/Kandern na fronteira com a Suíça
Título: Engenheiro diplomado em engenharia mecânica
Formação: Piloto, engenheiro diplomado, projetista (designer), inventor
Situação familiar: divorciado duas vezes, uma filha do segundo casamento
Idiomas: alemão, espanhol, francês, russo e esperanto
Hobbies: voar, velejar
Cronologia de sua vida
1917 – Maier tira o brevê de piloto.
1918 – Estudou engenharia mecânica em Karlsruhe.
1923 – Recebe seu diploma com notas acima da média, Maier agora é engenheiro mecânico diplomado; após concluir seus estudos, Maier é convidado a se empregar na Junkers, importante fabricante de aviões alemã. Abaixo, o “Zeugnis – Diplom Hauptprüfung” do Maier, a saber seu “Certificado – Diploma do Exame Principal” que ele concluiu com louvor:
1923/25 – Maier vai para a Colômbia como funcionário da Junkers e se torna o mais jovem chefe de oficina de aviões de sua época; lá ele fica por três anos.
1926/27 – De volta à Alemanha, trabalhou inicialmente para a Junkers em Dessau; depois vai para a filial da Junkers em Moscou onde permanece por três anos. Lá trabalhou como gerente de desenvolvimento de aeronaves Junkers (de 1922 em diante mais de 200 aeronaves e motores foram fabricados naquela filial, uma joint venture do Estado com Hugo Junkers).
1928-1931 – Maier vai para o fabricante de aviões Albatros, em Berlim-Johannisthal, onde torna-se gerente de Operações. Ele está em contato próximo com Walter Micron de Praga, Checoslováquia. Lá são desenvolvidos e fabricados motores para aeronaves leves.
1930 – Maier pertence à sociedade de classe alta em Berlim. Ele conhece sua primeira esposa, casam-se em 1º de maio de 1930. O casamento dura apenas cinco anos.
1930-1931 – 01/091931, aquisição da Albatros pela Focke-Wulf devido a problemas de falência. Heinrich Focke se torna chefe da fábrica de aeronaves Albatros em Berlim-Johannistal. Desenvolvimento da aeronave de treinamento Albatros AL 101. Maier sai da fábrica de aeronaves Albatros. No terreno de Johannistal, estavam, entre outras, a empresa Ambi-Budd, que já possuía uma patente para uma carroceria toda em aço. No entanto, esta carroceria não era monobloco e era para montagem sobre chassi (a Ambi-Budd foi a fornecedora para a Volkswagen de carrocerias do Kübelwagen e do Schwimmwagen, este o anfíbio).
1931 – Maier funda a empresa “Leichtbau Maier” em Berlim e encaminha a sua primeira patente sobre uma carroceria autoportante fechada, ou seja, monobloco.
1933 – O novo governo alemão lança o concurso para um carro para o povo.
Um grupo de investidores, com sede na área de Munique, empresta 300.000 Goldmarks a Maier para o desenvolvimento do assim chamado “Volkswagen”. Com base em sua primeira patente, Maier submete a patente da carroceria autoportante de aço depois que sua patente para a carroceria do carro também foi publicada neste ano.
1934 – A Citroën apresenta com o 7 CV, pouco depois o 11 CV, um veículo pronto para produção com carroceria de aço monobloco fechada.
1935 – Divórcio da primeira esposa devido a dificuldades com o regime nacional-socialista (Maier não concordou em se filiar ao partido do governo e passou a ser perseguido).
Conclusão da construção do protótipo “Leichtbau Maier” com a designação de tipo: LM 0501/35; esta designação indica, com toda a probabilidade, a data de conclusão que foi 05/01/1935. Em 25/10/1935 é publicada a aprovação, na Alemanha, de sua patente da carroceria monobloco fechada de aço fechado. A versão completa em inglês desta patente foi publicada em 17/10/1936 nos Estados Unidos.
O carro é rejeitado pelo III Reich devido a diferenças com o governo como já comentado acima (e, certamente, o carro não atendeu a todos os quesitos que haviam sido requeridos). Maier é obrigado pelo governo a manter o silêncio sobre seu projeto. Portanto, devido a isto, não há fotos publicadas desse período.
Mesmo assim, o carro estava licenciado e em suas placas estavam o selo de 1935 da chefatura de polícia de Berlim e a águia imperial do III Reich.
Mais tarde, segundo sua filha, as patentes de seu pai são apreendidas pelo governo e parcialmente destruídas. Na Alemanha, sua patente da carroceria monobloco fechada de aço não aparece mais no Escritório de Patentes.
Um ano depois, é lançado o protótipo V1 do ‘Volkswagen’ (carro popular) oficial do III Reich.
As instalações da empresa de Maier na Rua Sömmering são ocupadas pelo Exército até 1943. E Maier é obrigado a reparar veículos das Forças Armadas alemãs.
1934 – O Citroën A 7 CV é o primeiro carro acessível e de grande volume de produção a ter carroceria monobloco de aço estampado, precedido somente pelo luxuoso Lancia Lambda de 1922
1935 – O Citroën B 11 CV e o Opel Olympia são lançados com o mesmo tipo de construção da carroceria
1938-1940 – Friedrich Eugen Maier e seu protótipo colaboram com a Auto Union AG. Existem testes de rodagem documentados na AVUS (pista de corrida e de testes em Berlim) e na Autobahn A9 (que liga Berlim a Munique). O desenvolvimento do automóvel DKW F9 foi sendo realizado com a intensa cooperação de Friedrich Eugen Maier. Em 1940 a Auto Union AG interrompe a colaboração por disputas relativas ao pagamento de direitos de Friedrich Eugen Maier.
1943 – Em um bombardeio pesado em Berlim-Charlottenburg, a propriedade da Rua Sömmering e o protótipo “Leichtmetal Maier” são severamente danificados. A filha dele nasce.
Maier compra a propriedade, que mais tarde se transforma em campo esportivo.
1944 – Esposa e filha deixam Berlim e viajam de navio para a Dinamarca fugindo do perigo. Outro bombardeio pesado em Berlim destrói sua oficina, assim como todas as edificações próximas e muitos de seus projetos e desenvolvimentos
1945 – Entrada dos russos em Berlim, Maier é sequestrado como um valioso prisioneiro de guerra (ele escapou de ser morto por falar russo) e conseguiu fugir durante o transporte para a Rússia, voltando para Berlim à sua oficina destruída.
1947 – Retorno da esposa e filha, o casamento segue. A família vive nas ruínas da oficina.
1954 – Esposa e filha deixam Maier (a esposa queria voltar a trabalhar e Maier não permitia). O casamento é desfeito.
Ele tem duas patentes do período anterior à guerra que foram recertificadas. Mas a receita decorrente destas duas patentes foi imediatamente confiscada, pois o grupo de Munique o processou por danos decorrentes do empréstimo de 300.000 Goldmarks, que não tinha sido devolvido.
Apesar das decisões judiciais, ele não consegue fazer valer uma compensação financeira por suas patentes antigas.
Maier se muda para a Oficina Darwin na rua Quitzow e vive na área da oficina até 1959.
1959 – Maier se muda para a praça Gierke em Berlim, uma edícula se torna sua última casa. O protótipo está parado no estábulo atrás da casa principal.
Ele começou a lutar pelo reconhecimento de suas patentes imediatamente após a guerra.
Suas invenções como a carroceria monobloco em aço e e o banco do motorista totalmente ajustável em altura hoje são padrão na indústria automobilística em todo o mundo. Todas os fabricantes fazem uso de suas invenções sem nada terem pago.
Maier está se tornando cada vez mais isolado da sociedade. O processo por danos contra ele movido pelo grupo de investidores que adiantou os 300.000 Goldmarks ainda está em andamento. O contato com a filha é escasso.
Anos 70 – Maier faz amizade com uma pessoa cuja companheira é Grit Böttcher. Este contato cria a conexão com a indústria do cinema. Lá o carro aparece com a pátina da guerra. O protótipo “Leichtbau Maier” participa das filmagens do filme “Tadellöser and Wolff”, apresentado em 1975.
1976 – Friedrich Eugen Maier morre em Berlim, na primavera deste ano, empobrecido e solitário.
Seu corpo é encontrado no dia 26 de junho de 1976 por sua filha várias semanas após sua morte.
Sua filha vende o protótipo “Leichtmetal Maier” e um Peugeot 202 (dado a ele pela Peugeot — não se sabe o motivo desta doação), o único veículo que seu pai possuía e dirigia após a guerra, para uma empresa de itens para filmes de Berlim.
Todos os documentos e trabalhos que realizou em sua vida tiveram que ser “descartados”, pois se tornaram inúteis devido ao forte cheiro de putrefação cadavérica neles impregnado
Algumas das patentes de Maier
Não se sabe quantas existiram, mas o que sobrou pode ser pesquisado no Departamento Alemão de Marcas e Patentes. Para quem se interessar em ir mais a fundo na pesquisa destas patentes (várias estão em inglês) eu indicarei o link para baixar a patente completa.
Primeira patente do Maier da construção monobloco (princípio básico):
Patente Nº 554868 (Alemanha) concedida em 30 de junho de 1932 original completo em PDF no link 01
Resumo: Carroceria fechada para veículos a motor – monobloco, cujo esqueleto forma uma associação de treliças, caracterizado por todas as nervuras (a) dos lados dos triângulos e juntas formarem uma estrutura espacial resistente a torções e flexões.
Carroceria de acordo com o exposto acima, caracterizada por as molas (b) serem suportadas nos nós da união triangular.
Segunda patente da carroceria monobloco
Patente Nº 106.214 (EUA) concedida em 17 de outubro de 1936; original completo em PDF no link 02
Esta patente foi concedida na Alemanha no dia 22 de outubro de 1935, sendo que a sua versão completa foi concedida nos Estados Unidos em 17 de outubro de 1936 (é esta versão que está em arquivo, a versão alemã se “perdeu”).
Resumo: Carroceria monobloco, sem chassi, para veículos a motor, compreendendo painéis de parede externa que constituem o piso, paredes laterais e teto, os referidos painéis tendo em ambos os lados treliças perfiladas de reforço com extensão substancial em direções transversais à respectiva parede de painel reforçada por esta estrutura, para apoiar as referidas paredes do painel contra tensões locais, estes membros perfilados em intersecção se cruzam.
Melhorias na e em relação à suspensão das rodas do veículo
Patente Nº 453.808 (EUA) concedida em 18 de setembro de 1936; original completo em PDF no link 03
Resumo: A presente invenção refere-se a um arranjo para suportar individualmente as rodas de automóveis e similares, do tipo em que um elemento do veículo que carrega o eixo da roda é deslizável em uma direção substancialmente vertical com referência a um elemento suportado pela estrutura do veículo. É um objetivo da invenção proporcionar uma disposição telescópica com a necessária liberdade de construção, tanto para o eixo horizontal da roda como para o jogo vertical ou aproximadamente vertical de uma mola. Então o eixo da roda pode ser conectado livremente à unidade por dentro e esse arranjo telescópico será adequado para rodas motrizes que não são esterçáveis, bem como para rodas esterçáveis motrizes ou não.
Aberturas para visão traseira em veículos a motor
Patente Nº 681.473 (Alemanha) concedida em 31 de agosto 1939; original completo em PDF no link 04
Resumo: Aberturas para visão para trás de veículos automotores que tenham uma parede traseira bastante inclinada, que se caracterizam por venezianas que permitem a visão para trás considerando a posição dos olhos do motorista praticamente sem interpor um obstáculo a esta visão.
Banco (ajustável) de veículo, em especial para veículos a motor
Patente Nº 660.513 (Alemanha) concedida em 05 de maio 1938; original completo em PDF no link 05
Resumo: A invenção refere-se a um banco de veículo, em particular para veículos a motor, com ajuste opcional nas direções horizontal e vertical.
Sistema de direção para veículos automotores
Patente Nº 764.321 (Alemanha) concedida em 12 de maio 1943; original completo em PDF no link 06
Resumo: este sistema apresenta entre as rodas de direção e a coluna de direção uma caixa de direção encapsulada à prova de poeira para veículos a motor, que é caracterizada pelo fato de que o encapsulamento rigidamente conectado à carroceria em suas extremidades laterais é conectado por mola à suspensão independente nas rodas direcionais.
Existem várias outras patentes que o Friedrich Eugen Maier registrou, várias delas se perderam, como descrito acima; mas para quem quiser conferir as patentes que estão disponíveis no Departamento Alemão de Marcas e Patentes pode pesquisar na página das patentes no link 07
Maier foi ávido no registro de patentes de suas invenções. Eu acho que naquele tempo havia uma desbragada sofreguidão no registro de tudo sob forma de patentes. Para mim há uma confusão entre registrar um desenvolvimento de algo já inventado e o registro de algo realmente novo.
Conforme rubrica do Direito Industrial: a invenção é toda a criação humana “inédita” que possa ser aproveitada industrialmente. A confusão fica por conta da palavra “inédita”. Mas no caso do Maier suas patentes tinham o necessário em ineditismo.
Algumas fotos inéditas do “Leichtbau Maier”
Recentemente Jörg Jansen me enviou uma série de documentos, dentre eles umas fotos de detalhes do “Leichtbau Maier” ainda em seu estado original; que mostram como o carro é todo rebitado (detalhes de nervuras e reforços estruturais do sistema monobloco), detalhes da suspensão (que complementam os desenhos de patentes publicados acima):
Fotos recebidas ao apagar das luzes
Fotos de um motor DKW F4 692 cm³/20 cv
Este era o tipo de motor que originalmente equipou o “Leichtbau Maier”, sua instalação era transversal. Estas fotos são de um exemplar que está exposto no Museu Zylinderhaus, no setor dedicado à Auto Union e foram enviadas pelo Jörg Jansen ontem (domingo) com a matéria já fechada. Mas reabrimos a edição para incluir este material.
Fotos do setor da Auto Union no Museu Zylinderhaus
A diversidade de modelos do acervo deste museu é muito interessante
Algumas fotos do “Leichtbau Maier” no Museu Zylinderhaus
Este é o local onde o “Leichtbau Maier” atualmente está, preservado num interessante museu:
Com estas três partes concluo um estudo bastante completo do “Leichtbau Maier”, falamos do Jörg Jansen atual dono do carro e pesquisador de seu passado e do Friedrich Eugen Maier construtor do carro.
Mas ainda sobraram informações, como a colaboração do Maier com a Auto Union. Recebi documentos sobre isto do Jörg; estou estudando estes documentos e conforme for voltarei ao assunto futuramente.
Como já comentei anteriormente, o trabalho tomou um novo impulso quando consegui contatar o Jörg Jansen e passei a ter acesso a uma nova e fidedigna fonte de informações. Fica aqui o agradecimento a ele pela disposição e pela participação efetiva neste trabalho.
Navegador das partes desta matéria:
Parte 1
Parte 2
AG
Para a realização das pesquisas para esta série em três partes, além do contato direto com o Jörg Jansen, foram feitas pesquisas em vários sites, a saber: Leichtbau-Maier.de; Reddit.com; Wikipedia.org; Berliner-Zeitung.de; Auto-Motor-und-Sport.de; Heinkelscooter.Blogspot.com; Handelsblatt.com; site das patentes – depatisnet.dpma.de; Geschichtsforum.de; Zylinderhaus.com.
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