• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

ELE GOSTARIA MUITO DE TER SIDO “O” VOLKSWAGEN – PARTE 3

UM BRILHANTE ENGENHEIRO, FRIEDRICH EUGEN MAIER, COM VÁRIAS INVENÇÕES PATENTEADAS, QUE TINHA TUDO PARA DAR CERTO, MAS FOI VENCIDO PELO DESTINO IMPLACÁVEL.

identicon por Alexander Gromow
09/12/2019
em AG, Falando de Fusca & Afins

 

Nessa que é terceira e última parte, vale um resumo dos dados pessoais de Friedrich Eugen Maier:

Nome: Friedrich Eugen Maier
Apelido: Fritz
Data de nascimento: 01.11.1898
Data de falecimento: entre 15/03. e 23/06.de 1976 (data exata desconhecida)
Local de nascimento: Wollbach/Kandern na fronteira com a Suíça
Título: Engenheiro diplomado em engenharia mecânica
Formação: Piloto, engenheiro diplomado, projetista (designer), inventor
Situação familiar: divorciado duas vezes, uma filha do segundo casamento
Idiomas: alemão, espanhol, francês, russo e esperanto
Hobbies: voar, velejar

Cronologia de sua vida

1917 – Maier tira o brevê de piloto.

1918 – Estudou engenharia mecânica em Karlsruhe.

1923 – Recebe seu diploma com notas acima da média, Maier agora é engenheiro mecânico diplomado; após concluir seus estudos, Maier é convidado a se empregar na Junkers, importante fabricante de aviões alemã. Abaixo, o “Zeugnis – Diplom Hauptprüfung” do Maier, a saber seu “Certificado – Diploma do Exame Principal” que ele concluiu com louvor:

 

1923/25 – Maier vai para a Colômbia como funcionário da Junkers e se torna o mais jovem chefe de oficina de aviões de sua época; lá ele fica por três anos.

1926/27 – De volta à Alemanha, trabalhou inicialmente para a Junkers em Dessau; depois vai para a filial da Junkers em Moscou onde permanece por três anos. Lá trabalhou como gerente de desenvolvimento de aeronaves Junkers (de 1922 em diante mais de 200 aeronaves e motores foram fabricados naquela filial, uma joint venture do Estado com Hugo Junkers).

1928-1931 – Maier vai para o fabricante de aviões Albatros, em Berlim-Johannisthal, onde torna-se gerente de Operações. Ele está em contato próximo com Walter Micron de Praga, Checoslováquia. Lá são desenvolvidos e fabricados motores para aeronaves leves.

1930 – Maier pertence à sociedade de classe alta em Berlim. Ele conhece sua primeira esposa, casam-se em 1º de maio de 1930. O casamento dura apenas cinco anos.

1930-1931 – 01/091931, aquisição da Albatros pela Focke-Wulf devido a problemas de falência. Heinrich Focke se torna chefe da fábrica de aeronaves Albatros em Berlim-Johannistal. Desenvolvimento da aeronave de treinamento Albatros AL 101. Maier sai da fábrica de aeronaves Albatros. No terreno de Johannistal, estavam, entre outras, a empresa Ambi-Budd, que já possuía uma patente para uma carroceria toda em aço. No entanto, esta carroceria não era monobloco e era para montagem sobre chassi (a Ambi-Budd foi a fornecedora para a Volkswagen de carrocerias do Kübelwagen e do Schwimmwagen, este o anfíbio).

Avião para treinamentos Albatros AL 101 desenvolvido por Maier (Foto: site Luftarchiv.de)

1931 – Maier funda a empresa “Leichtbau Maier” em Berlim e encaminha a sua primeira patente sobre uma carroceria autoportante fechada, ou seja, monobloco.

1933 – O novo governo alemão lança o concurso para um carro para o povo.
Um grupo de investidores, com sede na área de Munique, empresta 300.000 Goldmarks a Maier para o desenvolvimento do assim chamado “Volkswagen”. Com base em sua primeira patente, Maier submete a patente da carroceria autoportante de aço depois que sua patente para a carroceria do carro também foi publicada neste ano.

Fachada da “Leitchbau Maier” na única foto daquela época que se encontrou; onde foi construído o protótipo de mesmo nome (Foto: site Leichtbau Maier)

1934 – A Citroën apresenta com o 7 CV, pouco depois o 11 CV, um veículo pronto para produção com carroceria de aço monobloco fechada.

1935 – Divórcio da primeira esposa devido a dificuldades com o regime nacional-socialista (Maier não concordou em se filiar ao partido do governo e passou a ser perseguido).

Conclusão da construção do protótipo “Leichtbau Maier” com a designação de tipo: LM 0501/35; esta designação indica, com toda a probabilidade, a data de conclusão que foi 05/01/1935. Em 25/10/1935 é publicada a aprovação, na Alemanha, de sua patente da carroceria monobloco fechada de aço fechado. A versão completa em inglês desta patente foi publicada em 17/10/1936 nos Estados Unidos.

O carro é rejeitado pelo III Reich devido a diferenças com o governo como já comentado acima (e, certamente, o carro não atendeu a todos os quesitos que haviam sido requeridos). Maier é obrigado pelo governo a manter o silêncio sobre seu projeto. Portanto, devido a isto, não há fotos publicadas desse período.

Mesmo assim, o carro estava licenciado e em suas placas estavam o selo de 1935 da chefatura de polícia de Berlim e a águia imperial do III Reich.

Mais tarde, segundo sua filha, as patentes de seu pai são apreendidas pelo governo e parcialmente destruídas. Na Alemanha, sua patente da carroceria monobloco fechada de aço não aparece mais no Escritório de Patentes.

Um ano depois, é lançado o protótipo V1 do ‘Volkswagen’ (carro popular) oficial do III Reich.

As instalações da empresa de Maier na Rua Sömmering são ocupadas pelo Exército até 1943. E Maier é obrigado a reparar veículos das Forças Armadas alemãs.

1934 – O Citroën A 7 CV é o primeiro carro acessível e de grande volume de produção a ter carroceria monobloco de aço estampado, precedido somente pelo luxuoso Lancia Lambda de 1922

1935 – O Citroën B 11 CV e o Opel Olympia são lançados com o mesmo tipo de construção da carroceria

1938-1940 – Friedrich Eugen Maier e seu protótipo colaboram com a Auto Union AG. Existem testes de rodagem documentados na AVUS (pista de corrida e de testes em Berlim) e na Autobahn A9 (que liga Berlim a Munique). O desenvolvimento do automóvel DKW F9 foi sendo realizado com a intensa cooperação de Friedrich Eugen Maier. Em 1940 a Auto Union AG interrompe a colaboração por disputas relativas ao pagamento de direitos de Friedrich Eugen Maier.

DKW F9, desenvolvido com a colaboração de Maier (Foto: Wikipedia)

1943 – Em um bombardeio pesado em Berlim-Charlottenburg, a propriedade da Rua Sömmering e o protótipo “Leichtmetal Maier” são severamente danificados. A filha dele nasce.

Maier compra a propriedade, que mais tarde se transforma em campo esportivo.

O prédio da empresa de Maier depois do pesado ataque aéreo (Foto: site Leichtbau Maier)

1944 – Esposa e filha deixam Berlim e viajam de navio para a Dinamarca fugindo do perigo. Outro bombardeio pesado em Berlim destrói sua oficina, assim como todas as edificações próximas e muitos de seus projetos e desenvolvimentos

1945 – Entrada dos russos em Berlim, Maier é sequestrado como um valioso prisioneiro de guerra (ele escapou de ser morto por falar russo) e conseguiu fugir durante o transporte para a Rússia, voltando para Berlim à sua oficina destruída.

1947 – Retorno da esposa e filha, o casamento segue. A família vive nas ruínas da oficina.

Maier trabalhando na máquina de escrever e, na mesinha à sua frente, sua pequena filha brinca (Foto: acervo Jörg-Michael Jansen)

 

Vivendo nas ruínas da empresa, o Maier com a placa de sua empresa ao fundo (Foto: acervo Jörg-Michael Jansen)

1954 – Esposa e filha deixam Maier (a esposa queria voltar a trabalhar e Maier não permitia). O casamento é desfeito.

Ele tem duas patentes do período anterior à guerra que foram recertificadas. Mas a receita decorrente destas duas patentes foi imediatamente confiscada, pois o grupo de Munique o processou por danos decorrentes do empréstimo de 300.000 Goldmarks, que não tinha sido devolvido.

Apesar das decisões judiciais, ele não consegue fazer valer uma compensação financeira por suas patentes antigas.

Maier se muda para a Oficina Darwin na rua Quitzow e vive na área da oficina até 1959.

Meier dentro da oficina em condições precárias na oficina da praça Girke nos anos 60, onde continua a lutar pelo reconhecimento de suas patentes (Foto: site Leichtbau Maier)

1959 – Maier se muda para a praça Gierke em Berlim, uma edícula se torna sua última casa. O protótipo está parado no estábulo atrás da casa principal.

Ele começou a lutar pelo reconhecimento de suas patentes imediatamente após a guerra.

Suas invenções como a carroceria monobloco em aço e e o banco do motorista totalmente ajustável em altura hoje são padrão na indústria automobilística em todo o mundo. Todas os fabricantes fazem uso de suas invenções sem nada terem pago.

Maier está se tornando cada vez mais isolado da sociedade. O processo por danos contra ele movido pelo grupo de investidores que adiantou os 300.000 Goldmarks ainda está em andamento. O contato com a filha é escasso.

Anos 70 – Maier faz amizade com uma pessoa cuja companheira é Grit Böttcher. Este contato cria a conexão com a indústria do cinema. Lá o carro aparece com a pátina da guerra. O protótipo “Leichtbau Maier” participa das filmagens do filme “Tadellöser and Wolff”, apresentado em 1975.

1976 – Friedrich Eugen Maier morre em Berlim, na primavera deste ano, empobrecido e solitário.

Seu corpo é encontrado no dia 26 de junho de 1976 por sua filha várias semanas após sua morte.

Sua filha vende o protótipo “Leichtmetal Maier” e um Peugeot 202 (dado a ele pela Peugeot — não se sabe o motivo desta doação), o único veículo que seu pai possuía e dirigia após a guerra, para uma empresa de itens para filmes de Berlim.

Todos os documentos e trabalhos que realizou em sua vida tiveram que ser “descartados”, pois se tornaram inúteis devido ao forte cheiro de putrefação cadavérica neles impregnado

Algumas das patentes de Maier

Não se sabe quantas existiram, mas o que sobrou pode ser pesquisado no Departamento Alemão de Marcas e Patentes. Para quem se interessar em ir mais a fundo na pesquisa destas patentes (várias estão em inglês) eu indicarei o link para baixar a patente completa.

Primeira patente do Maier da construção monobloco (princípio básico):

Patente Nº 554868 (Alemanha) concedida em 30 de junho de 1932 original completo em PDF no link 01

Resumo: Carroceria fechada para veículos a motor – monobloco, cujo esqueleto forma uma associação de treliças, caracterizado por todas as nervuras (a) dos lados dos triângulos e juntas formarem uma estrutura espacial resistente a torções e flexões.

Carroceria de acordo com o exposto acima, caracterizada por as molas (b) serem suportadas nos nós da união triangular.

Desenho da patente do princípio da construção monobloco. Detalhe para a forma das portas (f) chanfradas no canto inferior direito em função da estrutura de sustentação (Fonte: Departamento Alemão de Marcas e Patentes)

Segunda patente da carroceria monobloco

Patente Nº 106.214 (EUA) concedida em 17 de outubro de 1936; original completo em PDF no link 02

Esta patente foi concedida na Alemanha no dia 22 de outubro de 1935, sendo que a sua versão completa foi concedida nos Estados Unidos em 17 de outubro de 1936 (é esta versão que está em arquivo, a versão alemã se “perdeu”).

Resumo: Carroceria monobloco, sem chassi, para veículos a motor, compreendendo painéis de parede externa que constituem o piso, paredes laterais e teto, os referidos painéis tendo em ambos os lados treliças perfiladas de reforço com extensão substancial em direções transversais à respectiva parede de painel reforçada por esta estrutura, para apoiar as referidas paredes do painel contra tensões locais, estes membros perfilados em intersecção se cruzam.

Desenho da patente da carroceria monobloco (Fonte Departamento Alemão de Marcas e Patentes)

 

Melhorias na e em relação à suspensão das rodas do veículo

Patente Nº 453.808 (EUA) concedida em 18 de setembro de 1936; original completo em PDF no link 03

Resumo: A presente invenção refere-se a um arranjo para suportar individualmente as rodas de automóveis e similares, do tipo em que um elemento do veículo que carrega o eixo da roda é deslizável em uma direção substancialmente vertical com referência a um elemento suportado pela estrutura do veículo. É um objetivo da invenção proporcionar uma disposição telescópica com a necessária liberdade de construção, tanto para o eixo horizontal da roda como para o jogo vertical ou aproximadamente vertical de uma mola. Então o eixo da roda pode ser conectado livremente à unidade por dentro e esse arranjo telescópico será adequado para rodas motrizes que não são esterçáveis, bem como para rodas esterçáveis motrizes ou não.

Desenhos desta patente (Fonte: Departamento Alemão de Marcas e Patentes)

 

Aberturas para visão traseira em veículos a motor

Patente Nº 681.473 (Alemanha) concedida em 31 de agosto 1939; original completo em PDF no link 04

Resumo: Aberturas para visão para trás de veículos automotores que tenham uma parede traseira bastante inclinada, que se caracterizam por venezianas que permitem a visão para trás considerando a posição dos olhos do motorista praticamente sem interpor um obstáculo a esta visão.

Desenhos desta patente (Fonte Departamento Alemão de Marcas e Patentes)

 

Banco (ajustável) de veículo, em especial para veículos a motor

Patente Nº 660.513 (Alemanha) concedida em 05 de maio 1938; original completo em PDF no link 05

Resumo: A invenção refere-se a um banco de veículo, em particular para veículos a motor, com ajuste opcional nas direções horizontal e vertical.

Desenhos desta patente (Fonte: Departamento Alemão de Marcas e Patentes)

 

Sistema de direção para veículos automotores

Patente Nº 764.321 (Alemanha) concedida em 12 de maio 1943; original completo em PDF no link 06

Resumo: este sistema apresenta entre as rodas de direção e a coluna de direção uma caixa de direção encapsulada à prova de poeira para veículos a motor, que é caracterizada pelo fato de que o encapsulamento rigidamente conectado à carroceria em suas extremidades laterais é conectado por mola à suspensão independente nas rodas direcionais.

Desenhos desta patente – conjunto (Fonte Departamento Alemão de Marcas e Patentes)

 

Desenho da Patente – detalhe da suspensão encapsulada (Fonte: Departamento Alemão de Marcas e Patentes)

Existem várias outras patentes que o Friedrich Eugen Maier registrou, várias delas se perderam, como descrito acima; mas para quem quiser conferir as patentes que estão disponíveis no Departamento Alemão de Marcas e Patentes pode pesquisar na página das patentes no link 07

Maier foi ávido no registro de patentes de suas invenções. Eu acho que naquele tempo havia uma desbragada sofreguidão no registro de tudo sob forma de patentes. Para mim há uma confusão entre registrar um desenvolvimento de algo já inventado e o registro de algo realmente novo.

Conforme rubrica do Direito Industrial: a invenção é toda a criação humana “inédita” que possa ser aproveitada industrialmente. A confusão fica por conta da palavra “inédita”. Mas no caso do Maier suas patentes tinham o necessário em ineditismo.

 

Algumas fotos inéditas do “Leichtbau Maier”

Recentemente Jörg Jansen me enviou uma série de documentos, dentre eles umas fotos de detalhes do “Leichtbau Maier” ainda em seu estado original; que mostram como o carro é todo rebitado (detalhes de nervuras e reforços estruturais do sistema monobloco), detalhes da suspensão (que complementam os desenhos de patentes publicados acima):

Fotos recebidas ao apagar das luzes

Fotos de um motor DKW F4 692 cm³/20 cv

Este era o tipo de motor que originalmente equipou o “Leichtbau Maier”, sua instalação era transversal. Estas fotos são de um exemplar que está exposto no Museu Zylinderhaus, no setor dedicado à Auto Union e foram enviadas pelo Jörg Jansen ontem (domingo) com a matéria já fechada. Mas reabrimos a edição para incluir este material.

Fotos do setor da Auto Union no Museu Zylinderhaus

A diversidade de modelos do acervo deste museu é muito interessante

Algumas fotos do “Leichtbau Maier” no Museu Zylinderhaus

Este é o local onde o “Leichtbau Maier” atualmente está, preservado num interessante museu:

 

 


Com estas três partes concluo um estudo bastante completo do “Leichtbau Maier”, falamos do Jörg Jansen atual dono do carro e pesquisador de seu passado e do Friedrich Eugen Maier construtor do carro.

Mas ainda sobraram informações, como a colaboração do Maier com a Auto Union. Recebi documentos sobre isto do Jörg; estou estudando estes documentos e conforme for voltarei ao assunto futuramente.

Como já comentei anteriormente, o trabalho tomou um novo impulso quando consegui contatar o Jörg Jansen e passei a ter acesso a uma nova e fidedigna fonte de informações. Fica aqui o agradecimento a ele pela disposição e pela participação efetiva neste trabalho.

Navegador das  partes desta matéria:
Parte 1 
Parte 2

AG


Para a realização das pesquisas para esta série em três partes, além do contato direto com o Jörg Jansen, foram feitas pesquisas em vários sites, a saber: Leichtbau-Maier.de; Reddit.com; Wikipedia.org; Berliner-Zeitung.de; Auto-Motor-und-Sport.de; Heinkelscooter.Blogspot.com; Handelsblatt.com; site das patentes – depatisnet.dpma.de; Geschichtsforum.de; Zylinderhaus.com.

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowFriedrich Eugen Maier Dipl. Ing.Fusca & AfinsJörg-Michael Jansen“Leichtbau Maier”
Anterior

RALI DE REGULARIDADE EM INTERLAGOS NO DIA 21 DE DEZEMBRO

Próximo

F-1: TEMPORADA TERMINA COM CERTEZAS E DÚVIDAS

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Foto: Mercedes

F-1: TEMPORADA TERMINA COM CERTEZAS E DÚVIDAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022
BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022
BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In