• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Análises

VW BEETLE 4EVER

Fusca para sempre, ao contrário do que a Volkswagen quer, mas ele estará para sempre em nossos corações

Alexander Gromow por Alexander Gromow
20/01/2020
em Análises, Destaques
Fotograma do vídeo "The Last Mile"

Fotograma do vídeo "The Last Mile"

Novamente a Volkswagen ultrapassa a barreira do bom senso e do respeito à sua própria história, desta vez com a informação de que o nome “Käfer” e todas suas variações locais deixarão de ser usadas para sempre.

Atrás de um vídeo muito bem feito esconde-se o banimento do uso da denominação “Käfer”. O nome, que significa besouro em alemão, passou a ser nome de modelo por ocasião da apresentação do sucessor do New Beetle no Salão de Xangai em abril de 2011.

Banir o nome Käfer, por conseguinte Fusca,  é algo que não devia ser colocado em respeito a este carismático e importante nome e aos seus milhões de admiradores em todo o mundo.

Esta empresa foi criada em função deste carro; logo carro e empresa passaram a ter o mesmo nome. O sucesso desta empresa, após a Segunda Guerra mundial, foi calcado no VW Käfer (Fusca) e em sua confiabilidade e carisma. Aqui no Brasil o bom renome do Fusca continua a dar uma boa base de confiabilidade aos produtos Volkswagen de fabricação nacional.

O Fusca já teve muitas despedidas, algumas dela registradas em minha matéria “MACH’S GUT, GROßER! (VALEU, GRANDE)”. Nesta matéria eu falo das despedidas do VW Fusca original, aquele que, em linhas gerais, seguiu o projeto de Ferdinand Porsche.

Esta série de Fuscas “reais” se despediu por último no México, no dia 30 de julho de 2003. Uma das peças de propaganda feitas em relação à esta despedida foi o vídeo abaixo, que reaparece, agora em desenho animado, em algumas cenas deste vídeo de 31 de dezembro de 2019:

YouTube Video

Em outubro de 1997 surgiu o “New Beetle”, uma versão retrô do “VW Beetle” que foi a resposta aos clamores pela volta do VW Beetle para o mercado americano. Tinha um motivo de aparecer, mas não era um “VW Beetle” em sua essência, só o lembrava por sua aparência estilizada sob a qual estava um Golf 4..

Foto de um dos primeiros New Beetles

Seguiram se outras versões cada vez mais sofisticadas, cuja trajetória se encerrou em 10 de julho de 2019. Detalhes podem ser vistas na matéria “POR QUE PAROU? PAROU POR QUÊ?”. Esta, agora última versão, utilizando a plataforma do Golf 6, recebeu o nome “ Fusca” (Käfer na Alemanha) e suas versões de nomes do “VW Beetle” de cada um dos países onde este sofisticado carro foi vendido. Aquil o nome de modelo escolhido pela VW do Brasil foi Fusca.

Foto do encerramento do “Fusca de 2019”— onde já se vê a hashtag #byebyebeetle

Recentemente foi divulgado pelas redes sociais o vídeo “The Last Mile” que foi apresentado nos Estados Unidos no programa da rede ABC: “Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve with Ryan Seacrest 2020” – O Ano Novo 2020 “de arromba” de Dick Clark com Ryan Seacrest.

Pelo que as informações indicam este vídeo foi encomendado por Scott Keogh, presidente e CEO do Volkswagen Group of America, que disse: “Embora tenha chegado a sua hora, o papel que tem desempenhado na evolução da nossa marca será para sempre estimado.”

O filme “The Last Mile” foi produzido pela agência de propaganda Johannes Leonardo. Ele mostra a trajetória do Fusca vista por uma pessoa que desde pequeno cresceu acompanhado por um VW Fusca, até a sua despedida final do carro; que, na simbologia criada pelo diretor, se transforma num besouro que sai voando.

Dirigido por Fx Goby e animado pela Nexus Studios, o vídeo é definido como uma versão de “Let It Be” dos Beatles cantada pelo Pro Music Youth Chorus.

Fotograma com o VW Fusca já voando

 

Fotograma final do vídeo com o Fusca já transformado em besouro que voa em direção ao infinito

 

Este vídeo traz referências a momentos culturais que se tornaram icônicos, como a cena que se refere a Kevin Bacon, que dirigiu um Fusca amarelo como Ren McCormack no filme Footloose:

Fotograma com a referência a Kevin Bacon

Noutra parte do vídeo aparece Andy Warhol, que transformou o VW Fusca em obras de arte, e também é visto tirando uma foto rápida do carro enquanto ele passa:

 

Fotograma mostrando Andy Wahrhol com seu cabelo branco e com uma máquina fotográfica em suas mãos

No fotograma abaixo uma das cenas que foi calcada no vídeo de despedida do Vocho no México:

 

Fotograma da cena baseada do vídeo mexicano de despedida

Este vídeo faz parte da campanha que prepara o terreno para “a próxima era para a marca”, uma vez que se recupera de seu escândalo de emissões e faz um impulso para as energias renováveis, o último dos quais é sutilmente referenciado no vídeo durante uma cena com geradores eólicos. Este vídeo é chamado de anúncio pela imprensa americana:

 

Fotograma com uma das cenas onde aparecem geradores eólicos

 

O vídeo termina com um teaser do ID.4, um dos carros elétricos da Volkswagen.

 

Fotograma com a referência ao VW ID.4 de acionamento elétrico—preparando o caminho para os veículos Volkswagen elétricos. A frase diz: “Onde uma estrada acaba, outra se inicia”

Apresento o vídeo em questão para quem ainda não o viu, é uma oportunidade de conferir os comentários acima:

YouTube Video

 

Não precisava divulgar que o uso do nome Käfer estava terminado. Seria mais que suficiente não usá-lo mais. Era desnecessário enterrá-lo.

Este libelo tem a sua razão de ser, pois não será um comercial de TV divulgado por algumas emissoras americanas, numa data festiva para todos, que foi a passagem de ano, que terá o condão de encerrar o nome “VW Beetle”. Certamente não será por aí que as coisas vão ocorrer.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Antônio Nunes Junior

JAGUAR I-PACE, UM ELÉTRICO NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17