As chuvas estão ai e todos os riscos inerentes a dirigir sob chuva também. E nada mais arriscado que “surfar” na chuva com pneus ruins.
Os diversos artigos já publicados por aqui, com o último, brilhantemente trabalhado por Mário João Soares Pinheiro descrevem a importância de se ter um bom conjunto de pneus para atenuar a ocorrência do perigoso fenômeno da aquaplanagem.
Entretanto, a televisão fez o desserviço de propagar a tese de que “pneu bom é atrás” e para tal, fez “testes simulados” questionáveis (vale levar o veículo ao limite para forçar uma saída de traseira, apenas para as câmeras filmarem?) para validar tal tese, temos visto verdadeiras aberrações na forma de pneus colocado em eixos direcionais. A imagem da tevê na época não deixava dúvida de que os pneus traseiros estavam praticamente carecas.
O leitor do AUTOentusiastas sabe e concorda que pneu bom é no eixo dianteiro, todavia temos que ser agentes de mudança e ter o compromisso de levar a técnica a todos.
Com as estradas com a completa ausência de um sistema de drenagem decente (e vale mesmo para as pedagiadas), não é incomum a ocorrência de uma situação de aquaplanagem. Muitas vezes, está se descrevendo uma ligeira curva, seja para mudança de faixa, seja da própria estrada, a ocorrência da aquaplanagem faz com que o carro siga em frente, sem alteração.
O que os testes da televisão não te contaram (ou melhor, te contaram pela metade) é o fato da aquaplanagem nas rodas dianteiras não representar uma situação de subesterço (saída de frente). Aquaplanagem com as rodas dianteiras é a AUSÊNCIA TOTAL DE CONTROLE DIRECIONAL E LONGITUDINAL!!! Puro e simples. No português rasgado.
Aí o motorista vira mais o volante e quando do término da lâmina de água e a volta da aderência, o contato das rodas dianteiras esterçadas mais do que o que seria normal e desejado pelo motorista ser abrupto, provocando uma violenta guinada. E aí, aqueles acidentes que fica difíceis até de explicar como pôde uma capotagem num trecho reto, ou de curva suave.
Já passei por um mau momento onde meu carro (na época, uma Saveiro Supersurf 2004) aquaplanou num trecho plano. Necessitei fazer uma mínima correção na trajetória para seguir rumo ao box do pedágio de Quadra, Rodovia Castello Branco e simplesmente o carro foi reto. A reação instintiva seria a de virar ainda mais o volante mas…não o fiz. Já pensou terminar a aquaplanagem e as rodas ganharem aderência…fazendo curva? Desse dia em diante aprendi, pneu tem que ter pelo menos 3 mm de sulco e os dianteiros tem que ter condições iguais ou melhores que os traseiros, afinal o primeiro contato da pista com o automóvel se dá através deles!
Desta maneira, é mister a conscientização da importância na segurança em dias de chuva, e que essa segurança passa por rodar com pneus bons. Pneus novos na frente sim, mas os traseiros em hipótese nenhuma devem estar com menos 3 mm de profundidade de sulco., idealmente 4 mm.
Os pneus Continental têm duas marcas de indicação de desgaste da banda de rodagem (TWI, tread wear indicator), a legal de 1,6 mm e outra perfeita do ponto de vista do bom senso: 3 mm.
Um lembrete importante nessa questão de pneus novos atrás: em piso seco, quanto menor a profundidade de sulco, maior a aderência do pneu. Então têm-se maior resposta ao comando de direção que não é acompanhada dos pneus traseiros. Precisa dizer mais alguma coisa?
Difundamos esses conceitos e vamos repetir, mais uma vez, a máxima que foi popularizada num anúncio dos pneus Pirelli: “Potência não é nada sem controle!”.
DA