• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

SEJAMOS AGENTES DE MUDANÇA!

Você colocaria um pneu desses no seu carro? Pois acredite que esta foto foi tirada do rodado dianteiro de um Gol!

identicon por Daniel Araújo
18/02/2020
em Análises, DA, Destaques
Fotos: autor

Fotos: autor







As chuvas estão ai e todos os riscos inerentes a dirigir sob chuva também. E nada mais arriscado que “surfar” na chuva com pneus ruins.

Os diversos artigos já publicados por aqui, com o último, brilhantemente trabalhado por Mário João Soares Pinheiro descrevem a importância de se ter um bom conjunto de pneus para atenuar a ocorrência do perigoso fenômeno da aquaplanagem.

Entretanto, a televisão fez o desserviço de propagar a tese de que “pneu bom é atrás” e para tal, fez “testes simulados” questionáveis (vale levar o veículo ao limite para forçar uma saída de traseira, apenas para as câmeras filmarem?) para validar tal tese, temos visto verdadeiras aberrações na forma de pneus colocado em eixos direcionais. A imagem da tevê na época não deixava dúvida de que os pneus traseiros estavam praticamente carecas.

O leitor do AUTOentusiastas sabe e concorda que pneu bom é no eixo dianteiro, todavia temos que ser agentes de mudança e ter o compromisso de levar a técnica a todos.

O pneu traseiro do mesmo Gol da foto de abertura. Bem diferente do dianteiro. Esse tipo de arranjo oferece algum tipo de segurança em piso molhado?

Com as estradas com a completa ausência de um sistema de drenagem decente (e vale mesmo para as pedagiadas), não é incomum a ocorrência de uma situação de aquaplanagem. Muitas vezes, está se descrevendo uma ligeira curva, seja para mudança de faixa, seja da própria estrada, a ocorrência da aquaplanagem faz com que o carro siga em frente, sem alteração.

O que os testes da televisão não te contaram (ou melhor, te contaram pela metade) é o fato da aquaplanagem nas rodas dianteiras não representar uma situação de subesterço (saída de frente). Aquaplanagem com as rodas dianteiras é a AUSÊNCIA TOTAL DE CONTROLE DIRECIONAL E LONGITUDINAL!!! Puro e simples. No português rasgado.

Nessa foto pode-se ver melhor estado pneu dianteiro do Gol da foto de abertura

Aí o motorista vira mais o volante e quando do término da lâmina de água e a volta da aderência, o contato das rodas dianteiras esterçadas mais do que o que seria normal e desejado pelo motorista ser abrupto, provocando uma violenta guinada. E aí, aqueles acidentes que fica difíceis até de explicar como pôde uma capotagem num trecho reto, ou de curva suave.

Já passei por um mau momento onde meu carro (na época, uma Saveiro Supersurf 2004) aquaplanou num trecho plano. Necessitei fazer uma mínima correção na trajetória para seguir rumo ao box do pedágio de Quadra, Rodovia Castello Branco e simplesmente o carro foi reto. A reação instintiva seria a de virar ainda mais o volante mas…não o fiz. Já pensou terminar a aquaplanagem e as rodas ganharem aderência…fazendo curva? Desse dia em diante aprendi, pneu tem que ter pelo menos 3 mm de sulco e os dianteiros tem que ter condições iguais ou melhores que os traseiros, afinal o primeiro contato da pista com o automóvel se dá através deles!

Atente para a lâmina d´água na pista. Para uma aquaplanagem é uma fração de segundo! (portaldotransito.com.br)

Desta maneira, é mister a conscientização da importância na segurança em dias de chuva, e que essa segurança passa por rodar com pneus bons. Pneus novos na frente sim, mas os traseiros em hipótese nenhuma devem estar com menos 3 mm de profundidade de sulco., idealmente 4 mm.

Os pneus Continental têm duas marcas de indicação de desgaste da banda de rodagem (TWI, tread wear indicator), a legal de 1,6 mm e outra perfeita do ponto de vista do bom senso: 3 mm.

Um lembrete importante nessa questão de pneus novos atrás: em piso seco, quanto menor a profundidade de sulco, maior a aderência do pneu. Então têm-se maior resposta ao comando de direção que não é acompanhada dos pneus traseiros. Precisa dizer mais alguma coisa?

Difundamos esses conceitos e vamos repetir, mais uma vez, a máxima que foi popularizada num anúncio dos pneus Pirelli: “Potência não é nada sem controle!”.

DA





Anterior

A HISTÓRIA DA COPERSUCAR-FITTIPALDI – PARTE 4

Próximo

RIP GUIA DE RUAS

identicon

Daniel Araújo

Administrador de formação acadêmica, é antes de tudo, um apaixonado por automóveis e aviões. Busca compreender a história existente em um projeto e os porquês técnicos envolvidos. Sua atuação como como gerente de empresa agrícola durante 9 anos aguçou ainda mais essa curiosidade e a levou para os utilitários, máquinas e motores e veículos comerciais. Após excelentes contribuições pontuais ao AE se tornou editor regular.

Próximo
Foto: celulardireto.com.br

RIP GUIA DE RUAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In