O lançamento do novo Chevrolet Tracker quarta-feira última (18), realizado de maneira virtual em razão do problema pelo qyal o mundo está passando, impediu que o AE visse o veículo, entrasse nele, o dirigisse. O editor do AE designado para este evento era o Josias Silveira.
O novo Tracker Chega em cinco versões, todas turbo, apenas uma com câmbio manual. Os preços são:
Tracker 1.0T manual – R$ 82.000
Tracker LT1.0T automático – R$ 89.900
Tracker 1.2T automático – R$ 90.500
Tracker LTZ 1.2T automático – R$ 99.900
Tracker Premier 1.2T automático – R$ 112.000
Há uma versão para PcD 1.0T automático de R$ 70.000, que com isenção de IPI e ICMS custa R$ 56.877,60.
São sete cores, uma sólida (branco Summit) e seis metálicas: cinza Satin Steel, azul Eclipse, prata Switchblade, preto Ouro Nero, vermelho Chili e azul Power, esta a cor de lançamento.
A minha primeira impressão do Tracker é a de ser um suve atraente. Sua maior novidade é o motor tricilindro turbo de 1,2 litro (1.199 cm³), primazia da GM com essa cilindrada. São 132/133 cv a 5.500 rpm e — aí temos uma estranheza a menos que seja engano da ficha técnica divulgada — 19,4/21,4 m·kgf a 2.000 rpm (G/A), nada menos que 2 m·kgf de diferença de torque entre estar abastecido com gasolina ou álcool.
De qualquer maneira são bons números para um veículo de 1.271 kg como a versão topo Premier, o que representa a razoável relação peso-potência de 9,5 kg cv. Mas precisa ser levado em conta que o torque máximo aparece a 2.000 rpm, portanto a essa rotação o motor já entrega 60 cv (álcool), indicação que deve ser bem responsivo ao acelerador.
Vale comentar que o Tracker anterior, de quatro cilindros turbo, tinha desempenho melhor, embora isso não desmereça o novo, uma vez que carro não é só desempenho. Tomando os dados considerando só álcool para não ficar uma leitura rebuscada, enquanto no novo 1,2-litro são 133 cv a 5.500 rpm, no Tracker anterior 1,4-litro são 153 cv a 5.200 rpm e 24,5 m·kgf a 2.000 rpm.
Desempenho
A aceleração 0-100 km/h do novo Tracker 1,2-L turbo não foi informada (a do 1,4-L turbo automático, 9,4 segundos). Só a do novo Tracker 1-L turbo, 10,9 segundos, mas com câmbio manual (câmbio automático, sem informação). Tampouco foram divulgadas as velocidades máximas. Para informação, a velocidade máxima do quadricilindro 1,4-L é 198 km/h. Como as carrocerias são parecidas, um rápido cálculo diz que o novo Tracker Premier deve atingir km/h 188 km/h. Saliente-se que o 1,4 tem injeção direta e o nosso 1,2, injeção no duto.
O mexicano pesa mais, 1.413 kg, 142 kg mais que Tracker de três cilindros (1.271 kg, Premier), portanto relação a sua peso-potência é de 9,2 kg/cv ante 9,5 kg/cv do “nosso” Tracker.
Num ponto sensível que sempre interessa, oconsumo de combustível, o nacional bate no importado. Enquanto na cidade o mexicano fazia 10,6 km/l, o daqui faz 11,2 km/l. Na estrada, 11,7 km/l e 13,5 km/l, mesma ordem. A GM acertou nisso.
Sem surpresas
É essencial só falar sobre um carro depois de dirigi-lo, mas nesse caso específico não foi possível. Mas conhecendo o jeito de andar do Tracker, inclusive testei-o no finalzinho de 2017, afirmo com 95% de certeza que o novo será bastante parecido, se não igual.
Suspensão, direção e freios são iguais. Internamente há algumas novidades, como descrevo adiante. As dimensões têm diferenças de milímetros, a maior delas a altura, 52 mm menos, o resto das medidas, mais. O entre-eixos aumentou apenas 15 mm. Como 142 kg menos isso pode significar um pequeno ganho de agilidade.
Externamente, logo se nota serem seis janelas agora, quatro antes. Os faróis passam a totalmente a LED, as lanternas traseiras em LED passam a “invadir” a porta de carga, e placa de licença desceu para o para-choque, solução mais elegante. Na dianteira, a grade superior ficou mais delgada, esteticamente mais agradável.
Interior
A tela tátil do multimídia MyLink aumentou para 8 polegadas e toda a porção central do painel é levemente voltada para motorista. O quadro de instrumentos tem o conta-giros na esquerda e velocímetro na direita. Entre os dois há uma tela TFT em cores com a repetidora digital do velocímetro e nível de combustível. além de um gráfico que indica qual ocupante está com o cinto desatado.. Não há termômetro do líquido de arrefecimento.
Nessa mesma tela são mostrados os dados do computador de bordo, que somam 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.
Os ocupantes do banco traseiro viajam com muito conforto. São igualmente beneficiados pelo aumento das dimensões, principalmente para a área das pernas (+74 mm), ombros (+46 mm) e cabeça (+19 mm). Os assentos desse banco são do tipo teatro, ou seja, quem viaja atrás senta num patamar mais alto para melhor visibilidade. O descansa-braço central é escamoteável e conta com porta-copos. A comodidade é complementada por bolsas no dorso dos encostos do banco dianteiro e nas laterais das portas.
Muita segurança e comodidade
São de séria em todas as versões quatro bolsas infláveis além das duas frontais obrigatórias, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de em partida em aclive.
Os freios do Novo Tracker contam com diversos recursos. Um deles é a assistência ao motorista em caso de redução da eficácia de frenagem por fading, (redução de ação gradual devido ao aquecimento excessivo dos freios), em que a pressão hidráulica aumenta automaticamente para compensar o efeito. Outro é a vetoração por torque, aplicação de freio seletivamente nas rodas internas à curva, induzindo o veículo a efetuá-la.
Outra novidade é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Uma câmera localizada no alto do para-brisa faz o monitoramento visual, enquanto sensores ultrassônicos fazem a leitura a fim de detectar a aproximação a algum veículo à frente. Primeiro, o sistema tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um facho luminoso que é refletido na base do para-brisa. Caso não haja nenhuma reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.
O veículo traz ainda alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo, e câmera de ré com .linhas-guia que projetam a movimentação do veículo conforme o esterçamento do volante.
Outra tecnologia exclusiva dos Chevrolet e que está Novo Tracker é o serviço de telemática avançada OnStar. Ele foca em dois pilares: segurança e proteção. Esta, caso o carro seja roubado, o sistema é capaz de localizar o veículo e até forçar a sua parada para auxiliar na recuperação por parte da polícia. Em relação à segurança, um dos serviços é o de resposta automática em caso de acidente. Numa batida com deflagração das bolsas infláveis, o carro irá enviar um sinal à central de atendimento para que faça contato com os ocupantes via um canal telefônico exclusivo e, se necessário, providencie socorro adequado.
Veja outros itens e equipamentos na extensa lista ao final.
Tecnologia
O eixo traseiro agora tem perfil fechado e 8,5 kg a menos, trazendo maior controle dinâmico do veículo, enquanto uma estrutura avançada do chassi — inédita na categoria, segundo a GM — agrega maior rigidez e permite um ajuste mais fino da suspensão. Destaca-se também para a perfeita calibração da eletroassistência da direção, com perfeita indexação à velocidade.
O coletor de escape é integrado ao cabeçote, a bomba de óleo de duplo estágio tem pressão variável. O volante do motor é de de dupla massa, para absorção ais eficaz das vibrações provenientes do motor para a transmissão.
A correia dentada de acionamento dos comandos de válvulas é imersa em óleo, tem funcionamento suave e silencioso — uma vantagem sobre o acionamento por corrente, além de dispensar manutenção até 240 mil quilômetros
Os cilindros são deslocados 10 mm em relação à linha de centro do virabrequim para menor carga lateral e por conseguinte menos atrito dos pistões.
Conectividade nível 4
O Novo Tracker é o primeiro suve do mercado a alcançar o quarto nível de conectividade, o mais alto disponível até então.Sabidamente, consumidor moderno preza bastante este este quesito tecnológico.
Enquanto a maioria dos concorrentes está atingindo o nível dois de conectividade, o Tracker passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.
No caso do Tracker, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.
Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética devido ao sistema genuinamente integrado ao veículo.
O Wi-Fi da GM resulta de uma parceria exclusiva com a operadora Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB por mês.
Outra novidade do Novo Tracker é o aplicativo myChevrolet. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível e a quilometragem para calcular a proximidade de revisões.
Pelo aplicativo myChevrolet o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês. Para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente há as dicas do Smart Drive. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Tracker equipado com o sistema OnStar.
Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionária e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim prefira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como auxílio para resgate em caso de acidente, assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service, auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto, serviços de emergência, e comandos remotos
Em relação à nova geração do multimídia MyLink, agora com tela de 8 polegadas, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novos menus, entre eles o que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.
Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens como o WhatsApp. Para evitar distrações, há comandos por voz.
Carregador sem fio para smartphones e duas saídas USB traseiras completam o pacote de conectividade do Novo Tracker.
Resta agora a vida voltar ao normal e GM nos ceder um Novo Tracker para o devido teste “no uso”, segundo o padrão do AE.
BS
(Atualizada em 23/03/20 às 14h00, substituição do parágrafo após o intertítulo ‘Desempenho’ para correção de dados)
FICHA TÉCNICA NOVO CHEVROLET TRACKER 2021 | ||
MOTORES TURBO | ||
Designação | Ecotec 1.0 Turbo | Ecotec 1.2 Turbo |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex | |
Acionamento dos comandos de válvulas | Correia dentada imersa em óleo para 240.000 km sem manutenção | |
Cilindrada (cm³) | 997 | 1.199 |
Diâmetro e curso (mm) | 74,0 x 77,4 | 75,0 x 90,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | 10,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G ou A) | 116/5.500 | 132/133/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 16,3/2,000 // 16,6/2.000 | 19,4/21,4/2.000 |
Comprimento da biela (mm) | n.d | n.d |
Relação r/l | n.d | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | ||
Bateria tipo AGM (V/A·h) | 12/n.d | 12/n.d |
Alternador (A) | n.d | n.d |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo manual de 6 marchas ou automático epicíclico de 6 marchas; tração dianteira | Transeixo automático epicíclico de 6 marchas, tração dianteira |
Relações da marchas (:1) | n.d | n.d |
Relação de diferencial (:1) | n.d | n.d |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem com subchassi | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |
Relação de direção (:1) | n.d. | |
Voltas entre batentes | n.d. | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d | |
FREIOS | ||
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado/n.d | |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Tambor/n.d | |
Controle | ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio, 7Jx16 | Liga de alumínio, 7Jx16 ou 7Jx17 |
Pneus | 215/60R18 | 215/60R16 ou 215/55R17 |
Estepe temporário | Aço, 4Jx16, pneu T115/70R16 | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d | |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,32 | |
Área frontal corrigida (m²) | n.d | |
CONSTRUÇÃO | ||
Carroceria | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 393/1.294 com banco traseiro rebatido | 393/1.278, teto solar com banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível | 44 (estimado, não informado) | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.196 (manual), 1.228 (autom.) | 1.233 (Autom.) / 1.248 (LTZ) / 1.271 (Premier) |
Carga útil | 410 | |
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 4.270 | |
Largura sem/com espelhos | 1.791/2.044 | 1.791/2.057 |
Altura | 1.624 | 1.624 com pneus de 16″, 1.626 com pneus de 17″ |
Distância entre eixos | 2.570 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d/10,9 (manual. automático n.d | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l) (G/A) | 13,0/9,0 (manual) e 11,9/8,2 (automático) | 11,2/7,7 |
Estrada (km/l) (G/A) | 14,8/10,4 (manual) e 13,7/9,6 (automático) | 13,5/9,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 6ª (km/h) | n.d | |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | n.d | |
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) | n.d |
EQUIPAMENTOS NOVO TRACKER PREMIER 2021 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de ponto cego |
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores |
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras |
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade |
Imobilizador de motor |
Indicador de distância do veículo da frente |
Indicador de nível de vida de óleo |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
APARÊNCIA |
Adesivo de coluna na cor preto |
Defletor de teto traseiro |
Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas |
Grade frontal com detalhes cromados |
Lanterna em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata |
Rack de teto na cor prata |
Roda de liga de alumínio aro 17″ com design exclusivo para a versão Premier |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toqie de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para o passageiro dianteiro e traseiras |
Ar-condicionado digital |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas por tecla balanceira no pomo da alavanca seletora |
Câmera de ré |
Carregador de telefone celular por indução |
Chave com sensor de aproximação |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controles de áudio e telefone no volante |
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo ´por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luz de teto traseira |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Painel de instrumentos 3,5″ digital TFT em cores |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso) |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Sistema de estacionamento automático |
Teto solar elétrico panorâmico |
Tomada 12 V no console central |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
BANCOS |
Bancos com revestimento premium nas cores Preto “Jet Black” e Azul “Captain Blue” |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (6) |
Antena de teto |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8″, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, R[adio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB |
Entrada USB dupla para o banco traseiro |
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos ** |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em preto “Jet Black” e azul “Captain Blue” |
CORES EXTERNAS |
Branco Summit (única sólida, as demais metálicas): cinza Satin Steel, azul Eclipse, prata Switchblade, preto Ouro Nero, vermelho Chili, azul Power |
GARANTIA |
36 meses |
* Os recursos e as funções disponíveis podem depender de compatibilidade com o dispositivo smartphone |
** Pacote de internet pago à parte fornecido pela operadora Claro S.A. Valores e condições de pagamento disponíveis no website |