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Home BS

NOVO CHEVROLET TRACKER É LANÇADO – PELA INTERNET

EM RAZÃO DISSO NÃO FOI POSSÍVEL DIRIGIR O CARRO PARA AS HABITUAIS IMPRESSÕES INICIAIS

identicon por Bob Sharp
22/03/2020
em BS, Destaques, Lançamentos
Fotos: divulgação GM

Fotos: divulgação GM







O lançamento do novo Chevrolet Tracker quarta-feira última (18), realizado de maneira virtual em razão do problema pelo qyal o mundo está passando, impediu que o AE visse o veículo, entrasse nele, o dirigisse. O editor do AE designado para este evento era o Josias Silveira.

O novo Tracker Chega em cinco versões, todas turbo, apenas  uma com câmbio manual. Os preços são:

Tracker 1.0T manual – R$ 82.000
Tracker LT1.0T automático – R$ 89.900
Tracker 1.2T automático – R$ 90.500
Tracker LTZ 1.2T automático – R$ 99.900
Tracker Premier 1.2T automático – R$ 112.000

Há uma versão para PcD 1.0T automático de R$ 70.000, que com isenção de IPI e ICMS custa R$ 56.877,60.

Design não inova mas agrada

São sete cores, uma sólida (branco Summit) e seis metálicas:  cinza Satin Steel, azul Eclipse, prata Switchblade, preto Ouro Nero, vermelho Chili e azul Power, esta a cor de lançamento.

A minha primeira impressão do Tracker é a de ser um suve atraente. Sua maior novidade é o motor tricilindro turbo de 1,2 litro (1.199 cm³), primazia da GM com essa cilindrada. São 132/133 cv a 5.500 rpm e — aí temos uma estranheza a menos que seja engano da ficha técnica divulgada — 19,4/21,4 m·kgf a 2.000 rpm (G/A), nada menos que 2 m·kgf de diferença de torque entre estar abastecido com gasolina ou álcool.

De qualquer maneira são bons números para um veículo de 1.271 kg como a versão topo Premier, o que representa a razoável relação peso-potência de 9,5 kg cv. Mas precisa ser levado em conta que o torque máximo aparece a 2.000 rpm, portanto a essa rotação o motor já entrega 60 cv (álcool), indicação que deve ser bem responsivo ao acelerador.

Vale comentar que o Tracker anterior, de quatro cilindros turbo, tinha desempenho melhor, embora isso não desmereça o novo, uma vez que carro não é só desempenho. Tomando os dados considerando só álcool para não ficar uma leitura rebuscada, enquanto no novo 1,2-litro são 133 cv a 5.500 rpm, no Tracker anterior 1,4-litro são  153 cv a 5.200 rpm e 24,5 m·kgf a 2.000 rpm.

Desempenho

A aceleração 0-100 km/h do novo Tracker 1,2-L turbo não foi informada (a do 1,4-L turbo automático, 9,4 segundos). Só a do novo Tracker 1-L turbo, 10,9 segundos, mas com câmbio manual (câmbio automático, sem informação). Tampouco foram divulgadas as velocidades máximas. Para informação, a velocidade máxima do quadricilindro 1,4-L é 198 km/h. Como as carrocerias são parecidas, um rápido cálculo diz que o novo Tracker Premier deve atingir km/h 188 km/h. Saliente-se que o 1,4 tem injeção direta e o nosso 1,2, injeção no duto.

O mexicano pesa mais, 1.413 kg, 142 kg mais que Tracker de três cilindros (1.271 kg, Premier), portanto relação a sua peso-potência é de 9,2 kg/cv ante 9,5 kg/cv do “nosso” Tracker.

Num ponto sensível que sempre interessa, oconsumo de combustível, o nacional bate no importado. Enquanto na cidade o mexicano fazia 10,6 km/l, o daqui faz 11,2 km/l. Na estrada, 11,7 km/l e 13,5 km/l, mesma ordem. A GM acertou nisso.

Comportamento deve ser muito próximo do Onix

Sem surpresas

É essencial só falar sobre um carro depois de dirigi-lo, mas nesse caso específico não foi possível. Mas conhecendo o jeito de andar do Tracker, inclusive testei-o no finalzinho de 2017, afirmo com 95% de certeza que o novo será bastante parecido, se não igual.

Suspensão, direção e freios são iguais. Internamente há algumas novidades, como descrevo adiante. As dimensões têm diferenças de milímetros,  a maior delas a altura, 52 mm menos, o resto das medidas, mais. O entre-eixos aumentou apenas 15 mm. Como 142 kg menos isso pode significar um pequeno ganho de agilidade.

Externamente, logo se nota serem seis janelas agora, quatro antes. Os faróis passam a totalmente a LED, as lanternas traseiras em LED passam a “invadir” a porta de carga, e placa de licença desceu para o para-choque, solução mais elegante. Na dianteira, a grade superior ficou mais delgada, esteticamente mais agradável.

Interior

A tela tátil do multimídia MyLink aumentou para 8 polegadas e toda a porção central do painel é levemente voltada para motorista. O quadro de instrumentos tem o conta-giros na esquerda e velocímetro na direita. Entre os dois há uma tela TFT em cores com a repetidora digital do velocímetro e nível de combustível. além de um gráfico que indica qual ocupante está com o cinto desatado.. Não há termômetro do líquido de arrefecimento.

Novo Chevrolet Tracker Premier 2021

Nessa mesma tela são mostrados os dados do computador de bordo, que somam 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.

Os ocupantes do banco traseiro viajam com muito conforto. São igualmente beneficiados pelo aumento das dimensões, principalmente para a área das pernas (+74 mm), ombros (+46 mm) e cabeça (+19 mm). Os assentos desse banco são do tipo teatro, ou seja, quem viaja atrás senta num patamar mais alto para melhor visibilidade. O descansa-braço central é escamoteável e conta com porta-copos. A comodidade é complementada por bolsas no dorso dos encostos do banco dianteiro e nas laterais das portas.

Muita segurança e comodidade

São de séria em todas as versões quatro bolsas infláveis além das duas frontais obrigatórias, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de em partida em aclive.

 

Os freios do Novo Tracker contam com diversos recursos. Um deles é a assistência ao motorista em caso de redução da eficácia de frenagem por fading, (redução de ação gradual devido ao aquecimento excessivo dos freios), em que a pressão hidráulica aumenta automaticamente para compensar o efeito. Outro é a vetoração por torque, aplicação de freio seletivamente nas rodas internas à curva, induzindo o veículo a efetuá-la.

Outra novidade é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Uma câmera localizada no alto do para-brisa faz o monitoramento visual, enquanto sensores ultrassônicos fazem a leitura a fim de detectar a aproximação a algum veículo à frente. Primeiro, o sistema tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um facho luminoso que é refletido na base do para-brisa. Caso não haja nenhuma reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.

Câmbio automático é sempre casado com o motor 1,2-litro

O veículo traz ainda alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo, e câmera de ré com .linhas-guia que projetam a movimentação do veículo conforme o esterçamento do volante.

Outra tecnologia exclusiva dos Chevrolet e que está Novo Tracker é o serviço de telemática avançada OnStar. Ele foca em dois pilares: segurança e proteção. Esta, caso o carro seja roubado, o sistema é capaz de localizar o veículo e até forçar a sua parada para auxiliar na recuperação por parte da polícia. Em relação à segurança, um dos serviços é o de resposta automática em caso de acidente. Numa batida com deflagração das bolsas infláveis, o carro irá enviar um sinal à central de atendimento para que faça contato com os ocupantes via um canal telefônico exclusivo e, se necessário, providencie socorro adequado.

Veja outros itens e equipamentos na extensa lista ao final.

Tecnologia

O eixo traseiro agora tem perfil fechado e 8,5 kg a menos, trazendo maior controle dinâmico do veículo, enquanto uma estrutura avançada do chassi — inédita na categoria, segundo a GM — agrega maior rigidez e permite um ajuste mais fino da suspensão. Destaca-se também para a perfeita calibração da eletroassistência da direção, com perfeita indexação à velocidade.

O coletor de escape é integrado ao cabeçote, a bomba de óleo de duplo estágio tem pressão variável. O volante do motor é de de dupla massa, para absorção ais eficaz das vibrações provenientes do motor para a transmissão.

 

A correia dentada de acionamento dos comandos de válvulas é  imersa em óleo, tem funcionamento suave e silencioso — uma vantagem sobre o acionamento por corrente, além de dispensar manutenção até 240 mil quilômetros

Os cilindros são deslocados 10 mm em relação à linha de centro do virabrequim para menor carga lateral e por conseguinte menos atrito dos pistões.

Conectividade nível 4

O Novo Tracker é o primeiro suve do mercado a alcançar o quarto nível de conectividade, o mais alto disponível até então.Sabidamente, consumidor moderno preza bastante este este quesito tecnológico.

A multimídia MyLink agora é visto numa tela de 8 polegadas

Enquanto a maioria dos concorrentes está atingindo o nível dois de conectividade, o Tracker passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

No caso do Tracker, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.

Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética devido ao sistema genuinamente integrado ao veículo.

O Wi-Fi da GM resulta de uma parceria exclusiva com a operadora Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB por mês.

Outra novidade do Novo Tracker é o aplicativo myChevrolet. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível e a quilometragem para calcular a proximidade de revisões.

Pelo aplicativo myChevrolet o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês. Para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente há as dicas do Smart Drive. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Tracker equipado com o sistema OnStar.

Bom porta-malas: 393 litros

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionária e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim prefira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como auxílio para resgate em caso de acidente, assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service, auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto, serviços de emergência, e comandos remotos

Em relação à nova geração do multimídia MyLink, agora com tela de 8 polegadas, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novos menus, entre eles o que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.

 

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens como o WhatsApp. Para evitar distrações, há comandos por voz.

Carregador sem fio para smartphones e duas saídas USB traseiras completam o pacote de conectividade ­do Novo Tracker.

Resta agora a vida voltar ao normal e  GM nos ceder um Novo Tracker para o devido teste “no uso”, segundo o padrão do AE.

BS

(Atualizada em 23/03/20 às 14h00, substituição do parágrafo após o intertítulo ‘Desempenho’ para correção de dados)

FICHA TÉCNICA NOVO CHEVROLET TRACKER 2021
MOTORES TURBO
Designação Ecotec 1.0 Turbo Ecotec 1.2 Turbo
Descrição  3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex
Acionamento dos comandos de válvulas  Correia dentada imersa em óleo para 240.000 km sem manutenção
Cilindrada (cm³) 997 1.199
Diâmetro e curso (mm) 74,0 x 77,4 75,0 x 90,5
Taxa de compressão (:1) 10,5 10,5
Potência máxima (cv/rpm, G ou A) 116/5.500 132/133/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) 16,3/2,000 // 16,6/2.000 19,4/21,4/2.000
Comprimento da biela (mm) n.d n.d
Relação r/l n.d n.d
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria tipo AGM (V/A·h) 12/n.d 12/n.d
Alternador (A) n.d n.d
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo manual de 6 marchas ou automático epicíclico de 6 marchas; tração dianteira Transeixo automático epicíclico de 6 marchas, tração dianteira
Relações da marchas (:1) n.d n.d
Relação de diferencial (:1) n.d n.d
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem com subchassi
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes n.d.
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d
FREIOS
Dianteiros, tipo (Ø mm) Disco ventilado/n.d
Traseiros, tipo (Ø mm) Tambor/n.d
Controle ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7Jx16 Liga de alumínio, 7Jx16 ou 7Jx17
Pneus 215/60R18 215/60R16 ou 215/55R17
Estepe temporário Aço, 4Jx16, pneu T115/70R16
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d
Área frontal (calculada) (m²) 2,32
Área frontal corrigida (m²) n.d
CONSTRUÇÃO
Carroceria Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 393/1.294 com banco traseiro rebatido 393/1.278, teto solar com banco traseiro rebatido
Tanque de combustível 44 (estimado, não informado)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.196 (manual), 1.228 (autom.) 1.233 (Autom.) / 1.248 (LTZ) / 1.271 (Premier)
Carga útil 410
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.270
Largura sem/com espelhos 1.791/2.044 1.791/2.057
Altura 1.624 1.624 com pneus de 16″, 1.626 com pneus de 17″
Distância entre eixos 2.570
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) n.d/10,9 (manual. automático n.d n.d.
Velocidade máxima (km/h) n.d. n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) (G/A) 13,0/9,0 (manual) e 11,9/8,2 (automático) 11,2/7,7
Estrada (km/l) (G/A) 14,8/10,4 (manual) e 13,7/9,6 (automático) 13,5/9,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) n.d
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) n.d
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) n.d

 

EQUIPAMENTOS NOVO TRACKER PREMIER 2021
SEGURANÇA
Alarme antifurto
Alerta de colisão frontal
Alerta de ponto cego
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior
Faróis  tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade
Imobilizador de motor
Indicador de distância do veículo da frente
Indicador de nível de vida de óleo
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED
Luz traseira de neblina
Monitoramento de pressão dos pneus
Regulagem de altura do facho dos faróis
 APARÊNCIA
Adesivo de coluna na cor preto
Defletor de teto traseiro
Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas
Grade frontal com detalhes cromados
Lanterna em LED
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
Maçanetas internas cromadas
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata
Rack de teto na cor prata
Roda de liga de alumínio aro 17″ com design exclusivo para a versão Premier
Volante esportivo com revestimento premium
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
Acionamento elétrico um-toqie de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Alça de teto para o passageiro dianteiro e traseiras
Ar-condicionado digital
Assistente de partida em aclive
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas por tecla balanceira no pomo da alavanca seletora
Câmera de ré
Carregador de telefone celular por indução
Chave com sensor de aproximação
Cobertura do porta-malas
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo)
Console central com descansa-braço
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade
Controles de áudio e telefone no volante
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual)
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas
Luz de aproximação do veículo ´por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto
Luz de teto traseira
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
Painel de instrumentos 3,5″ digital TFT em cores
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação
Partida por botão com chave presencial
Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso)
Porta-revistas  no dorso do encosto do banco do passageiro
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro
Sistema de estacionamento automático
Teto solar elétrico panorâmico
Tomada 12 V no console central
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
BANCOS
Bancos com revestimento premium nas cores  Preto “Jet Black” e Azul “Captain Blue”
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro bipartido e rebatível
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
ENTRETENIMENTO
Alto-falantes (6)
Antena de teto
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8″, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, R[adio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB
Entrada USB dupla para o banco traseiro
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos **
ACABAMENTO INTERNO
Acabamento interno em preto “Jet Black” e azul “Captain Blue”
CORES EXTERNAS
Branco Summit (única sólida, as demais metálicas): cinza Satin Steel, azul Eclipse, prata Switchblade, preto Ouro Nero, vermelho Chili, azul Power
GARANTIA
36 meses
* Os recursos e as funções disponíveis podem depender de compatibilidade com o dispositivo smartphone
**  Pacote de internet pago à parte fornecido pela operadora Claro S.A. Valores e condições de pagamento disponíveis no website

 







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