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Home AG

O FUSCA AMARELO E OS DRAMAS EM FAMÍLIA

UM CAUSO COM A FAMÍLIA CORREIA TENDO UM FUSCA AMARELO COMO ASTRO PRINCIPAL E OS DRAMAS DA VIDA COMO MOLDURA

identicon por Alexander Gromow
09/03/2020
em AG, Falando de Fusca & Afins

Seguindo com os causos, chegou a vez do causo do leitor do AE e  meu amigo Maycon Correia, que conta um interessante trecho de sua vida no contexto de sua família.


O FUSCA AMARELO E OS DRAMAS EM FAMÍLIA

Por Maycon Correia

Era por volta de novembro de 1988. Nosso Fusca azul Noturno havia sido vendido há uns dois dias e a oficina ia seguindo com bastante serviço, porém sobrava pouco dinheiro no fim do mês.

O Fusca azul com meu primo, o Sandro, em primeiro plano, meu pai, Valério, e a prima Graziela

Além de serem tempos difíceis, com inflação galopante e clima não muito favorável, o que mais poderia dar errado em uma oficina de lataria (funilaria) e pintura que tinha vários clientes fixos e toda semana sobrava serviço? Um galpão enorme, bem localizado e com aluguel irrisório? O problema era a mão de obra!

Não havia problemas com qualidade do serviço e sim funcionários relapsos no quesito assiduidade. Nesse embalo meu pai e meu tio pensavam bastante e chegaram à conclusão de que às vezes menos é mais! E começaram a pensar em desfazer a sociedade.

Naquela ocasião meu pai foi a um revendedor Fiat, que existe até hoje, entregar um serviço e lá seus amigos tinham uma mercadoria fresquinha para ele comprar! Um reluzente Fusca amarelo 1300 L 1979 modelo 1980 já de lanternas “Fafá” e tampa do motor sem as persianas. Fechou negócio na hora.

Na foto de abertura desta história pode-se ver o Fusca amarelo, no colo do Valério — meu pai, então com 28 anos — a pequena Thalyta, minha irmã, então de três anos, e eu com cinco para seis anos.

Outra foto do Fusca amarelo, à esquerda o Valério, no teto a pequena Thalyta e na porta direita um amigo, o Kika

Carro de segundo dono e com quilometragem compatível, que acabara de ser dado em troca por um Fiat Uno CS 1,3-litro zero-km. O dono do Fusca era representante comercial e o Fusca não estava mais atendendo às suas necessidades, considerando as mercadorias que ele tinha de levar diariamente. O Uno era o carro ideal!

Como a cidade de Tijucas, SC não tinha revenda Fiat, o dono do Fusca foi a Florianópolis e fez o negócio. Ele resumiu a história deste Fusca assim: seu pai o havia comprado novo e utilizado pouco até 1987, quando decidiu que era hora de ter um Del Rey. Com isso o Fusca foi colocado à venda, mas surgiu um imprevisto. O Fusca 1985 de trabalho de seu filho sofre uma batida forte, ficando inviável de ser reparado, aí o 1300 L assumiu a tarefa de representação e começou a viajar, porém o rapaz, acostumado com o 1600 não curtiu muito esse amarelo mais lerdo e transplantou a mecânica inteira do acidentado para o “amarelinho”. E como o acidentado era movido a gasolina o transplante acabou sendo um procedimento mais fácil e rápido!

Numa época que não se utilizava o número do motor para nada, podiase-se trocar o motor e não ter nenhum motivo de dor de cabeça como acontece hoje. O motor 1600, moderno com alternador, ignição eletrônica e carburador Solex 31 PICT exclusivo dos 1984/1986 a gasolina, diferencial longo dessa safra e freios dianteiros a disco! Tudo foi parar no “amarelinho”.

Levamos o Fusca para casa e meu pai realizou os trabalhos necessários para deixá-lo igual a um novo, como sempre gostou. Logo o ano virou e chegamos a 1989, a situação na oficina começou a se deteriorar mais depressa do que se esperava e numa semana de fevereiro tudo que podia dar errado saiu pior que a encomenda!

Uma chuva de granizo destruiu carros de clientes, telhado do galpão ao lado que voou e caiu no meio da rua passando por cima da oficina. Perda total em uma Kombi velha que estava trocando o assoalho. E, numa falta de energia, a lixadeira foi esquecida ligada dentro daquela Kombi, e quando a energia voltou… desperdício de material caro.

Muitos prejuízos grandes que foram inesperados e, assim, a sociedade acabou!

Meu pai e seu irmão mais novo, o Vilmar, foram trabalhar na garagem da casa de meus avós. O Fusca andava com uma placa de “Vende-se” no vidro e esta foi retirada pois não era momento para ficar a pé e esse carro seria de enorme ajuda.

Nesse mesmo fevereiro de 1989 a motocicleta Yamaha 1980 do Vilmar (que iria matá-lo, como meu avô sempre dizia, já que ele caía quase todo fim de semana), foi trocada por um Fuscão 1500 Verde Guarujá 1972 acidentado; e ali mesmo eles começaram a reparar o carro para deixá-lo como novo.

Naquele local também havia serviço, porém ali não se pagava mais aluguel e nem funcionários, e assim sobrava mais no fim do mês! Março foi ótimo e num sábado, primeiro dia de abril, tivemos que levar a minha irmã, que na época tinha dois anos de idade, ao médico (ela nasceu prematura e com água nos pulmões e necessitava de cuidados especiais, além de duas visitas mensais ao médico para acompanhamento).

Na volta paramos no supermercado próximo e em menos de cinco minutos, quando voltamos o carro não estava mais lá! Nosso “amarelinho” havia sumido e não tínhamos como voltar para casa…

Pegamos um táxi Corcel II e voltamos para casa chorando. Lá, depois de meia dúzia de telefonemas, meu pai saiu voando para a delegacia para fazer queixa do roubo. E chegando em casa novamente, ligou para os jornais anunciando o roubo do carro, pois esse, além de ser o único meio de transporte,  também era sua ferramenta de trabalho.

Ligou para os conhecidos da Polícia Rodoviária Federal para ver se achavam alguma coisa, porém nada foi achado! E o desespero começou a tomar conta!

Para o outro fim de semana ele anunciou nos jornais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e assim continuou fazendo por três finais de semana seguidos. Maio chega, e numa segunda-feira pela manhã, por volta das 11 horas, o telefone da minha avó toca!

“Senhor Valério? Aqui é o Delegado da Polícia Civil (ele disse de qual delegacia ele era, porém eu não lembro mais) da cidade de Curitiba, estou ligando pois vi seu anúncio no jornal aqui e seu Fusca foi recuperado sendo desmanchado! Está quase inteiro e com as placas dentro, porem você tem que trazer ferramentas para apertar o assoalho dele, que a carroceria estava sendo retirada quando recebemos uma denúncia e pegamos uma quadrilha de desmanche de carros em flagrante!”

E o delegado continuou:”Como ainda há investigações, seu carro ainda não está liberado. Venha sexta-feira buscá-lo e traga seus documentos e o que tiver de documentação do carro, e o boletim de ocorrência daí.”

Assim foi feito, e lá o delegado o levou para reconhecimento de alguns dos bandidos que haviam sido presos, mas, meu pai não viu levarem o carro.

O esquema era o seguinte:  três pessoas alugaram um galpão, compravam carros batidos irrecuperáveis (que naquela época não eram vendidos baixados pelo seguro), roubavam semelhantes e trocavam apenas o número do chassi — no caso do Fusca era o assoalho inteiro — e pronto.Um  que seria esquentado com o nosso era exatamente da mesma cor, porém com bancos pretos e o nosso tinha bancos marrom escuro!

Lá o Delegado mostrou que roubaram o Fusca escolhendo-o a dedo, mostrando lado a lado o batido e o inteiro. Esse Fusca, um Passat 1982, um Monza 1986 estavam naquele galpão. Além disto, eles roubaram um Voyage 1982 Branco em Itajaí e em Joinville um Santana 1988. Colocaram as placas dos carros batidos e não foram presos em uma blitz na divisa do estado do Paraná, pois os carros das placas não tinham queixa; porém batiam com algumas queixas de roubo aqui em Santa Catarina.

Feitos os procedimentos necessários para a entrega, meu pai e meu tio apertaram o chassi do Fusca e ligaram o carro, ao acelerar veio a surpresa: a fumaceira que ele soltou denunciava que o motor havia sido destruído na viagem e que ele agora começara a bater e fazer fumaça!

Dos males o menor, pois mais vale fazer uma retífica do que ter de comprar outro carro. Chegando aqui meu pai fez a retifica e confirmou que era o mesmo 1600 moderno de antes. Comprou rodas de Brasília e pneus Goodyear Grand Prix S aro 14 novos na saudosa loja Hermes Macedo. Também comprou bancos Procar e deixou o Fusca do seu gosto e ficamos rodando com o carro até 1991.

Porém, como desgraça pouca é bobagem, e aquele ano não iria embora sem que tivéssemos que lutar, em outubro o Vilmar, meu tio, se acidentou com o Fuscão verde, bateu em um poste, falecendo  instantaneamente aos 24 anos de idade. Deixou uma esposa e uma filha de seis meses.

Aquela foi uma perda desastrosa em todos os sentidos! Não havia como entregar os serviços no prazo combinado, pois a mão de obra diminuiu e ainda havia o pesaroso fator luto.

Meu pai pagou à sua cunhada a parte do irmão na sociedade e continuou com a oficina pequena que sustentaria uma família, mas com a mão de obra menor não conseguiria sustentar duas.

Em 1991 meu pai comprou um Chevette preto 1989 novinho acidentado e na metade de 1991 vende o “amarelinho” para terminar o reparo do Chevette e assim dar continuidade aos trabalhos.

O Chevette 1989

Em 1992 ao vender o Chevette encontrou algo que será difícil de ver novamente: um Fusca 1200 ano 1961 verde Berilo monocromático verde, com lanternas traseiras pequenas e com 26 mil km rodados, parado desde 1976 quando seu dono morreu. O carro tinha pneus Pirelli com faixa branca ainda; ele vendeu esse carro em 1992 mesmo e comprou um Opala Silverstar 1983 que manteve até 1994 quando eram outros tempos e a vida ficou bem mais fácil.

O Opala 1983

Meu pai mantém essa oficina na garagem até hoje, e por ela passaram algo em torno de uns 500 carros sempre na base da compra e venda.

 


 

Com este causo damos sequência ao recolhimento de material que ligue carros a seus donos, e no caso do Maycon foram vários Fuscas envolvidos. Reitero o convite a quem quiser submeter o seu causo para que o envie através do e-mail [email protected] .

AG

Fica aqui não só o agradecimento ao Maycon Correia pelo envio deste causo e das fotos. O Maycon também sempre está presente nos comentários das matérias e agora chegou a vez dele com um causo próprio.

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado naiInternet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsMaycon Correia
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Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

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