• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

CARRO CHINÊS? DE JEITO NENHUM!

A GLOBALIZAÇÃO DIFICULTA DETERMINAR A ORIGEM DE UM CARRO. MAS SOBE A RÉGUA DO PADRÃO DE QUALIDADE DAS NOVAS MARCAS

identicon por Boris Feldman
23/05/2020
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman
Foto: divulgação GM

Foto: divulgação GM







Fui comentar na semana passada sobre carro chinês e não imaginava estar mexendo em tamanho vespeiro. Na avalanche de comentários, os mais enfáticos diziam que não o compram de jeito nenhum, outros que rodam com ele há dois ou três anos sem nenhum problema, os afoitos que compraram os primeiros a chegar e quebraram a cara e os que vão encará-lo, mas preferem esperar um pouquinho mais. (*)

Toda novidade gera mesmo reação. Não é só o automóvel, mas também algumas de suas tecnologias. Recentemente, por exemplo, assistimos no Brasil a ascensão e queda do câmbio automatizado. Em poucos meses, quase todas as fábricas o adotaram (Dualogic, Easytronic, i-Motion, Easy´r). Em poucos meses, todas o abandonaram e partiram para o convencional…

O carro chinês desembarcou por aqui sujeito a chuvas e trovoadas. Teve teste da Quatro Rodas em que o pedal de freio de um deles não suportou a força e entortou. Comigo mesmo teve outro que não adiantava soltar o pedal da embreagem: ela continuava desacoplada e o carro não saía do lugar. Mas isso já tem dez anos. Poucos recordam que marcas coreanas também derraparam antes de oferecer um elevado padrão de qualidade. Num passado mais distante, também os japoneses passaram aperto.

A China adquiriu um extraordinário know-how com a presença crescente de grandes multinacionais estabelecendo fábricas em sociedade com o governo ou empresas locais. Para abocanhar parte do maior mercado mundial de automóveis, com vendas beirando 30 milhões de unidades anuais. Fincaram lá sua bandeira importando, produzindo, exportando e desenvolvendo projetos globais.

Com tamanho volume de produção, as fábricas chinesas se habilitaram aos melhores fornecedores de componentes e nivelaram sua qualidade com as mais respeitadas do mundo

Várias chinesas já desembarcaram de mala e cuia no Brasil. Produzem automóveis em sociedade com brasileiros, caso dos grupos CAOA e Chery em Jacareí, SP com qualidade controlada por dezenas de engenheiros e técnicos brasileiros. Aliás, nem foi a estréia do paraibano Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA) como fabricante: já era franqueado da Hyundai em Anápolis. Suas marcas asiáticas foram rigorosamente adequadas às condições brasileiras, além do sólido know-how do grupo em pós-venda adquirido com as operações de distribuição da Ford e importação da Renault.

Outra chinesa que se estabeleceu aqui foi a gigante BYD que produz no interior de São Paulo veículos elétricos pesados (ônibus e caminhões), vai fabricar vans, picapes e táxis e construir uma fábrica de baterias de íons de lítio.

Outra importadora é a JAC, de Sergio Habib, que oferece uma completa linha de elétricos, entre suves, picapes e caminhões. E mais a Lifan, que monta veículos no Uruguai, a Geely que veio, sumiu, mas já anunciou sua volta, e a Shineray.

E, se ainda faltava um aval mais relevante, ele chega ainda este ano com o suve Territory, importado pela Ford.

Se não é o produto pronto, é o projeto: o carro mais vendido do Brasil, Chevrolet Onix (foto de abertura), teve sua nova geração desenhada pela subsidiária da GM na China. Além de suas versões hatch e sedã, já chegou também, derivado da mesma plataforma, o suve Tracker.

A globalização está impossibilitando identificar a exata origem de um automóvel: ele pode ser montado num país mas metade de seus componentes compor uma colcha de retalhos de diversas procedências. Assim como um tênis Nike, o projeto pode ser americano mas fabricado em qualquer, ou em diversos países do mundo. E dezenas de exemplos semelhantes.

Resumo da ópera? O brasileiro pode reagir, mas não escapa de levar — mais dia menos dia- um chinês para casa. Mesmo sem saber…

(*) Fora os habituais ignorantes que me criticam ofensivamente, questionam minha postura e afirmam que sou agraciado com um “jabá” qualquer que seja o tema abordado ou minha opinião.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br

 





Anterior

JLV, OBRIGADO

Próximo

MERCADO EM ABRIL: VENDAS QUASE RESIDUAIS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Onix, o mais vendido (Foto: AE/Márcio Salvo)

MERCADO EM ABRIL: VENDAS QUASE RESIDUAIS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In