• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

F-1: BRAWN ANUNCIA NOVA RODADA PARA REDUZIR CUSTOS

FERRARI PODE VETAR LIMITE DE US$ 145 MILHÕES/ANO COMO TETO DE GASTOS EM 2021

identicon por Wagner Gonzalez
05/05/2020
em Conversa de Pista, Destaques, Destaques - Motores Clássicos, WG
Ross Brawn (Foto: Liberty Media)

Ross Brawn (Foto: Liberty Media)







Tudo depende de um sinal positivo da Ferrari. Se a Scuderia concordar, em 2021 as equipes de F-1 não poderão gastar mais de US$ 145 milhões na construção, manutenção e operação de seus carros. A exemplo do que aconteceu com a introdução de número máximo de motores (incluindo equipamentos acessórios) e caixas de câmbio usadas a cada temporada, a proposta que está na mesa atualmente é pavimentar um caminho para reduzir gradativamente o limite gastos anual das equipes. De acordo com Ross Brawn, o valor em discussão é a base para futuros cortes:

“Nós começamos a falar sobre o tema com a ideia de US$ 175 milhões/ano e não foi fácil chegar nisso. Com a crise atual vamos começar com US$ 145 milhões/ano e a discussão agora é o quanto nós podemos reduzir nos próximos anos.”

GP da Áustria poderá ser confirmado nos próximos dias e abrir a temporada 2020 (RBCP/Getty Images)

A decisão foi tomada em uma reunião realizada ontem e que além de Brawn e seu superior na Liberty Media, Chase Carey, também contou com a participação de Jean Todt (presidente da FIA, a Federação Internacional do Automóvel). No encontro foram discutidas outras medidas, em particular referente ao GP da Áustria, evento cada vez mais próximo de ser confirmado como prova de abertura da temporada 2020, dia 5 de agosto em Spielberg.

Quase lá…mas nem tanto

A decisão de impor o limite de US$ 145 milhões/ano para 2021 será oficialmente comunicada às equipes esta semana em carta assinada pela Liberty Media e pela FIA. Até o momento a Ferrari é a única que se opõe a tal medida: o time de Maranello se diz preocupado com o número de demissões que tal redução vai impor à sua força de trabalho se algum valor abaixo de US$ 150 milhões anuais for imposto. Já a Mercedes anunciou que apoia a iniciativa caso haja controle sobre gastos não incluídos nesse total, como investimentos para desenvolver motores. Outros itens não incluídos no teto de gastos são as despesas com pilotos e marketing; nomes como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo têm vencimentos anuais superiores a US$ 20 milhões, números que, aparentemente, foram reduzidos em função da pandemia do coronavírus.

Ferrari alega que limitar os gastos abaixo de US$ 150 milhões/ano poderá levá-la a dispensar funcionários (Foto: Ferrari)

Estima-se que uma redução em torno de 10% desse valor seja proposta para entrar em vigor em 2022, tática já usada na limitação do número de unidades de potência: este ano, se o campeonato tiver 15 etapas ou mais cada piloto poderá usar três unidades de motores de combustão interna (ICE na sigla inglesa), unidades geradoras de potência térmica (MHU-H) e cinética (MGU-K). Em 2014 era possível usar até cinco motores. Embora a Liberty Media já tenha anunciado que auditores independentes fiscalizarão os gastos das equipes, ainda não se sabe como serão controlados acordos de fornecimento de serviços ou peças que influenciem o desenvolvimento dos carros e motores.

A confirmação das duas primeiras etapas da temporada 2020 para o mês de julho está cada vez mais próxima e os preparativos para que as duas corridas previstas para o circuito de Spielberg, na Áustria, deverão servir de modelo para as provas seguintes. É cada vez mais provável que tais corridas se realizem nos dias 5 e 12 de julho e com a presença apenas das equipes e oficiais de prova. Como formas de controlar possível contaminação todos os que estiverem no circuito passarão por testes clínicos a cada dois dias e as equipes serão orientadas a não interagir entre si. Christian Horner, principal diretor da equipe Red Bull, acredita sua equipe levará “apenas” 80 pessoas para essa prova. Além disso, cada equipe ficará hospedada em um hotel diferente, de onde chegarão ao autódromo em ônibus especiais e os integrantes de cada uma delas serão orientados a não interagir com as equipes  rivais.

Na retomada das operações de pista as equipes terão equipes reduzidas nos boxes (Foto: Alfa Romeo-Orlen)

Como é tradição na relação entre os administradores de Silverstone e da F-1, a confirmação do GP da Grã-Bretanha esbarra em questões financeiras e o acordo entre ambos para realizar duas provas nos dias 19 e 26 de junho ainda não conquistou o mesmo status que os eventos austríacos.  Estas duas provas são bancadas principalmente pela Red Bull, como confirmado por uma declaração de Christian Horner ao site inglês Autosport:

“A Red Bull está realmente empenhada em fazer o campeonato começar e está se esforçando para que isso aconteça na Áustria. O circuito local é propriedade da empresa e, ainda que obviamente esteja sob seu controle, ela está cooperando com as autoridades locais e o governo austríaco. As exigências e restrições impostas serão draconianas, mas se isso é necessário para por o esporte novamente em movimento, eu creio que terá sido estabelecido um verdadeiro protocolo para outros circuitos seguirem.”

Christian Horner defende restrições severas para permitir que o campeonato comece (Foto: RBCP/Getty Images)

A Inglaterra está em negociação adiantada, ainda que com progresso lento, para receber duas etapas seguintes às previstas para Spielberg; outros países com boas chances de promover corridas na Europa são Bélgica, Espanha, Hungria, Itália e Países Baixos, que até pouco tempo era referenciada como Holanda. O calendário deverá ficar mais claro dentro de duas semanas, quando muitos governos europeus definirão suas políticas de relaxamento ao isolamento coercitivo aplicado em seus respectivos países. Cingapura insiste em realizar seu GP no dia 20 de setembro, o que definiria como etapas seguintes eventos na Rússia e Azerbaijão, Japão, China e Vietnã e, então Estados Unidos, México e Brasil, três etapas que antecederiam o retorno ao Oriente, onde o campeonato terminaria com etapas em Bahrein e Abu Dhabi.

WG

A coluna “Conversa de pista é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

OFF-ROAD “ISOLADO” – OU ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO

Próximo

A HISTÓRIA DA COPERSUCAR-FITTIPALDI - PARTE 7

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
A equipe com o F7 e os dois pilotos (Foto: Pinterest)

A HISTÓRIA DA COPERSUCAR-FITTIPALDI - PARTE 7

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In