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Home BS

CAOA CHERY LANÇA O SEDÃ ARRIZO 6

UM CARRO QUE REALMENTE SURPREENDE

identicon por Bob Sharp
28/06/2020
em BS, Lançamentos
Fotos: divulgação Caoa Chery/Fábio Gonzalez

Fotos: divulgação Caoa Chery/Fábio Gonzalez







A Caoa Chery lançou esta semana o sedã médio Arrizo 6, que é uma versão, ou evolução, do sedã Arrizo 5 apresentado em 12 março, cuja principal mudança então foi o câmbio automático CVT passar de 7 para 9 marchas e novo quadro de instrumentos, alvo de matéria aqui no AE.

O “6 “ganhou em comprimento, passou de 4.532 mm a 4.675 mm (143 mm mais), mudança ocorrida apenas na seção traseira, com isso elevando a capacidade do porta-malas  de 430 litros para ótimos 570 litros. A largura da carroceria continua a mesma, 1.814 mm, e não houve mudança no entre-eixos, que permanece 2.650 mm. A altura aumentou 6 mm e agora é 1.493 mm

Alguém desconfiaria que este carro é chinês?

O acréscimo no comprimento elevou o peso em meros 8 kg, de 1.356 kg para 1.364 kg, o que é surpreendente.

Em lugar das duas versões de antes, a RT e a RTS, agora é verão única, GSX, cujo preço público sugerido é R$ 98.400 — preço da lançamento segundo a Caoa Chery, e que chegará as concessionárias na primeira quinzena de julho. É produzido na fábrica da Caoa Chery em Jacareí, SP.

 

Basicamente, o GSX corresponde ao topo de linha RTS em nível de equipamentos. O primeiro Arrizo 5 testado, em maio do ano passado, me agradou bastante, apesar de faltarem alguns itens que se espera encontrar num carro desse nível: desliga/liga motor nas paradas, faróis de neblina, espelho no para-sol do motorista, controle de neutro do câmbio, borboletas para trocas de marcha, ajuste de distância do volante, faixa degradê no para-brisa, encosto do banco traseiro bipartido, iluminação no porta-luvas, saída de climatização para o banco traseiro, luz de leitura traseira, porta-óculos, espelho interno eletrocrômico, e presilhas para os sobretapetes. Dessas ausências, segundo a lista de equipamentos do GSX, apenas passou a haver a saída de climatização para o banco traseiro, que considero uma atualização importante.

 

Apesar disso, comentei na ocasião, o Arrizo é um sedã agradável em tudo. Com a atualização de março passado o motor ganhou 2 m·kgf e ficou ainda mais responsivo com o pico baixando de 4.000 rpm para 1.750 rpm. Com mais marchas, a primeira pôde ser encurtada e o lançamento a partir da imobilidade foi realçado.

Arrumação primorosa

O motor 1,5-litro turbo de injeção no duto entrega bons 147/150 cv a 5.500 rpm e torque de 21,4 m·kgf a 1.750 mm, e movimentava bem os 1.356 kg do Arrizo 6. Os 8 kg mais não farão diferença significativa, tanto que a Caoa Chery sequer informou consumo agoa, pelo que fica valendo o de homologação 11,0/7,6 km/l na cidade e 12,9/9,6 km/l na estrada. Antes não informado, o Cx do Arrizo 6 é bom, 0,28, e suas linhas espelham tudo menos ser um carro chinês, de tão belas e equilibradas

Na informação de bordo, a tela do computador de bordo passou de 3,5 pol para 7 pol, enquanto a tela do multimídia agora é de 9 pol, era 7-pol. Outros aportes ao GSX são o rebatimento elétrico dos espelhos é o controle de climatização a distância.

Nos dois Arrizos que testei o que deu para notar é esmero no projeto e na fabricação. Os três sistemas básicos — suspensão, direção e freios — mostram precisão e tornam o dirigir dos mais agradáveis. Quem fizer um teste de condução logo o perceberá.

O bem-vindo aumento da capacidade do porta-malas complementa o amplo espaço interno, tanto longitudinal quanto lateral para três adultos no banco traseiro, já observado. Tenho curiosidade de dirigir o “6” e notar eventual alteração de comportamento e de rodagem por conta da carroceria alongada. Vou tratar de pegar um para teste tão logo possível.

Uma lida na lista de equipamentos permitirá constatar a variedade de itens de conforto e comodidade deste carro chinês.

BS

Mais fotos

 

 

FICHA TÉCNICA CAOA CHERY ARRIZO 6 GSX 2021
MOTOR
Tipo 4-cilindros, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada, turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 77 x 80,5
Cilindrada (cm³) 1.499
Taxa de compressão (:1) 9,5
Potência (cv/rpm, G/A) 147/150/5.500
Potência específica (cv/L, G/A) 98,1/100,1
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 21,4/1.750
Torque específico (m·kgf/L, G/A) 14,3 m·kgf/L
Comprimento da biela (mm) 136
Relação r/l 0,295
Ignição Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
TRANSMISSÃO
Fabricante WLY
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 9 marchas à frente mais ré; com conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) 1ª 2,69; 2ª 1,68; 3ª 1,10; 4ª 0,88; 5ª 0,72; 6ª 0,61; 7ª 0,52; 8ª 0,44; 9ª 0,38; ré 0,745
Relação do diferencial (:1) 5,409
Espectro (:1) 7,078
Estol do conversor de torque (rpm) 2.200
Relação do conversor de torque (:1) 1,9
Bloqueio do conversor de torque Após 3 segundos
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do volante de direção (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
FREIOS
De serviço Servoassistido a vácuo, ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado (n.d.)
Traseiro (Ø mm) Disco (n.d.)
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6,5J x 17
Pneus 205/50R17W
Estepe Temporário, roda de aço, pneu T125/70R16M
Marca dos pneus Michelin Primacy 4 nacional
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,28
Área frontal calculada (m²) 2,166
Área frontal corrigida (m²( 0,606
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.364
Carga útil 391
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.675
Largura sem espelhos 1.814
Altura (vazio) 1.493
Distância entre eixos 2.650
Distância mín. do solo (vazio/carregado) 148/123
 CAPACIDADES (L)
Porta-malas 570
Tanque de combustível 48 (9 de reserva nesse total)
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 206 (est)
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,98
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l)
Cidade (G/A) 11/7,6
Estrada (G/A) 12,9/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na relação mais longa (km/h) 56,7
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) 2.120
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) 5.000 (est).
MANUTENÇÃO
Troca do óleo do motor (tempo/km) 1 ano ou 10.000
Revisões (km) 10.000
Troca do óleo do  câmbio Única com 40.000 km, inclusive filtro
GARANTIA
Veículo todo (anos) 3
Motor e câmbio  (anos) 5

 

EQUIPAMENTOS DO CAOA CHERYARRIZO 6 GSX 2021
EXTERIOR
Espelhos com repetidoras de setas e com ajuste e rebatimento elétricos
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho
Faróis com lanterna em LED
Lanternas traseiras e luz de freio em LED
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED
Luz traseira de neblina em LED
Moldura cromada nos vidros laterais
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo
Rodas em liga de alumínio de 17 pol
SEGURANÇA
Alarme
Alças de teto (3)
Aviso de cinto de segurança do motorista e passageiro desatado
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix para dois bancos infantis
Freio a disco nas 4 rodas
Freios com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de freangem
Indicador de portas abertas/mal fechadas
Indicador de pressão e temperatura dos pneus
CONFORTO
Abertura/travamento das portas e alarme por controle remoto
Acabamento premium
Acendimento automático dos faróis
Ar-condicionado eletrônico
Assistente de partida em aclives
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos
Banco traseiro com encosto rebatível
Câmera traseira
Câmeras de visão 360 graus
Comando de áudio no volante
Comando de climatização a distância
Console central total com porta-objetos e descansa-braço dianteiro
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Direção eletroassistida
Luz ambiente panorâmica (painel e portas dianteiras)
Para-sol com espelho do passageiro
Porta-objetos nas quatro portas
Porta-revistas no dorso dos encostos dos banco dianteiros
Revestimento dos bancos em tecido
Sensor de estacionamento traseiro
Teto solar elétrico
Tomada 12 V
Vidros elétricos nas 4 portas com fechamento remoto
Volante com regulagem de altura
Volante revestido de couro
TECNOLOGIA
Bluetooth
Computador de bordo com tela LCD com tela  de 7 pol em cores
Destravamento das portas por sensor de aproximação, sem chave
Espelho interno prismático
Freio de estacionamento eletromecânico e função autoacionamento
Modo Sport e Eco
Multimídia de 9 pol com espelhamento de celular Android Auto e AppleCarplay, controle de climatização e configurações do veículo, 6 alto-falantes, comando de voz
Partida do motor por botão com chave presencial
Portas USB (duas dianteiras e uma traseira)
Saída de climatização para o banco traseiro

 







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