• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

FILOSA: PANDEMIA VAI GERAR NOVOS CLIENTES. VOCÊ SE ENQUADRA?

BOLA DE CRISTAL DO PRESIDENTE DA FCA APONTA UM TRIPÉ DE CONSUMIDORES QUE REFORÇARIAM O MERCADO DE AUTOMÓVEIS

identicon por Boris Feldman
27/06/2020
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: quatrorodas.abril.com.br

Foto: quatrorodas.abril.com.br





O mercado de automóveis vai mal, obrigado, mas com perspectivas razoáveis. É o que sinaliza o mercado pós-pandêmico. Que muitos resolveram chamar de “novo normal”, seja lá o que isso possa significar…

O italiano Antonio Filosa, que comanda a FCA na América do Sul, em entrevista na semana passada para a CNN Brasil, acionou sua bola de cristal para prever o comportamento do setor neste futuro que, imagina-se, seja menos sombrio do que se imagina. Disse estar otimista (mas não muito…), apesar de possíveis retrações provocadas por um novo comportamento do consumidor, ou seja, a adesão ao car sharing, à locação, ao home office, às reuniões online, à bicicleta elétrica e sabe-se lá que outras opções que prejudicam a venda de automóveis.

A se confirmarem essas tendências, com uma inevitável queda no volume  de consumidores, Filosa acena com hipóteses que seriam um contraponto a estas previsões negativas. Nas teorias da física, é o que se chama de “a cada ação existe uma reação igual e de sentido contrário”…

As hipóteses levantadas pelo “big shot” da FCA formam um tripé que injetaria ânimo no setor:

1. Demanda reprimida. Durante os meses da pandemia, muitos clientes abonados, em condições financeiras de renovar a garagem, se retraíram e consideraram mais adequado aguardar os acontecimentos. Até por estarem literalmente isolados e privados do sagrado direito de ir e vir, com seus habituais destinos lacrados pelo Covid-19.

Um efeito psicológico reforça este argumento: a sensação de muitos que, tolhidos de sua liberdade e seus prazeres durante meses, vão acionar com mais entusiasmo seu “animus comprandi”. Se o mundo voltou a se abrir— é o que pensam — não vou deixar por menos e gozar de tudo a que tenho direito. E com muita força…

2. Home office. Uma considerável parcela do público procurava, por uma questão de praticidade, morar nas proximidades de seu local de trabalho. A uma ou duas estações de metrô, por exemplo. Ou mais perto ainda. Mas a pandemia provou não ser determinante a necessidade presencial na loja ou no escritório. Muitas vendas, negócios ou reuniões na empresa ou entre duas delas estão sendo realizadas online. O que não significa o fim do relacionamento “olho no olho”, mas que vai ocorrer com menor frequência.

Com a redução da presença no local de trabalho, o funcionário pode imaginar um “deslocamento habitacional”, ou seja, sair em busca de um local mais aprazível para morar. Trocar o apartamento no centro da cidade por outro, ou por uma casa, em condomínios campestres, por exemplo. Neste caso, a família que não tinha carro na vaga, passaria a encarar a possibilidade de comprá-lo. A que se contentava com um único, passa a pensar no segundo.

3. Privacidade: Um batalhão de  trabalhadores que sempre se utilizou do transporte coletivo e jamais pensou no individual, pode mudar de ideia. Muitos que tinham dúvidas entre a posse ou não de um carro ou moto, receberam um bom estímulo para refletir sobre suas vantagens. A pandemia foi mais um argumento para os benefícios de se contar com seu próprio veículo. E a outra parcela, que nem cogitava desta hipótese, passou a considerar o sacrifício financeiro para reduzir os riscos sanitários de se utilizar de um ônibus, trem ou metrô.

Além disso, as fábricas não entregaram os pontos e, com ou sem Covid-19, não interromperam o programa de lançamento de novos modelos. Só na semana passada,  o grupo Caoa apresentou o Arrizo 6, a Volkswagen iniciou a pré-venda de seu novíssimo utilitário-cupê-hatch-crossover-suve Nivus. E a Fiat atacou com a Nova Strada. Todos, naturalmente, online.

Finalmente a associação dos fabricantes (Anfavea) estima que o governo federal está sensibilizado para— direta ou indiretamente —apoiar o setor e amenizar o tamanho do tombo na produção e vendas este ano.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br







Próximo
Fotos: divulgação FCA

NOVA FIAT STRADA LANÇADA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17