• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

GATILHOS & GATILHOS

GATILHO É “BOMBA-RELÓGIO” QUE EXPLODE NAS MÃOS DO NOVO DONO

identicon por Boris Feldman
18/07/2020
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: whichcar.com.au

Foto: whichcar.com.au







A conta bancária está baixa para um zero-quilômetro, mas apareceu um usado atraente que cabe no bolso. Pelo menos era o que você pensava até começarem a pipocar os gatilhos mandados fazer pelo antigo dono.

1 – Airbag: Não existe reparo para a bolsa inflável. Se foi inflada num impacto ou por qualquer outro motivo, tem que ser substituída. Como é cara, muitos recolocam a tampa, sem nada dentro, e dão um jeito apagar a luz de alerta de problema do dispositivo que existe no painel (foto acima).

2 – ABS: Outro sistema eletrônico com elevado custo de reparo. Solução do proprietário anterior mau-caráter? Deixa o defeito e manda apagar a luz de alerta, pois o freio do carro continua atuando bem. O novo dono só vai perceber a falta do ABS quando as rodas travarem inesperadamente numa freada de emergência.

3 – Válvula termostática: Quando emperra fechada, o líquido de arrefecimento não circulará pelo radiador e irá ferver, levando o motor a superaquecer Ao invés de substituí-la, é simplesmente eliminada. O problema do aquecimento se resolve, porém o motor passa a trabalhar em temperatura inferior à ideal em situações como descida de serra ou em dias frios, funcionando mal, consumindo mais combustível e diluindo o óleo no cárter.

4 – Pneu frisado: Numa olhada rápida, estão ótimos. Para depois se perceber que os sulcos foram criminosamente aprofundados, tornando o pneu suscetível a esvaziamento súbito..

5 – Aquecimento do interior: Os dutos de água do sistema de aquecimento interno se enferrujaram, racharam e ela passou a vazar na cabine. Ao invés de reparar, isola-se o sistema. O novo dono só vai perceber que o aquecimento não funciona quando o inverno chegar…

6- Manchão: A banda de rodagem do pneu se danificou, sem possibilidade de reparo. Primeiro gatilho: colocar uma câmara de ar, alterando a característica do pneu de não perder ar se perfurado por pequenos objetos. O segundo gatilho é colar um grande pedaço de borracha interno, desbalanceando fortemente o conjunto e tornando o balanceamento difícil ou impossível.

7 – Roda reformada: Roda de liga leve se quebrou num acidente. Ao invés de uma nova, ela é recuperada com solda. Que pode apresentar fissuras internas, invisíveis a olho nu. Mas que, num esforço maior, pode se romper, com consequências imprevisíveis..

8 – Sem garantia: É usado, mas ainda tem garantia de fábrica. Mas não foi levado à revisão obrigatória na concessionária, ou teve instalado acessório não homologado, por exemplo. Uma vez que a obrigação não foi cumprida, a garantia já era….

9 – Acionamento elétrico dos vidros tipo um-toque: Não é de fábrica, mas colocado depois, fora da concessionária. Pode não contar com a (obrigatória) estratégia antiesmagamento, com chance de provocar um acidente grave ou mesmo fatal.

10 – Viscosidade: Motor muito velho, problemático ou fumacento? Basta colocar um óleo bem mais viscoso (grosso) para mascarar a deficiência.

11 – Sonda lambda: Ela detectou um problema e fez acender uma luz no painel. Solução: aplicar o “delete a sonda” que apaga a luz sem descobrir a causa. Vale também para o carro que teve o catalisador eliminado.

12 – Câmbio ou diferencial:  Está com barulhos comprometedores? Nada como um grafite bem aplicado para rodar mais alguns quilômetros…

13 – Disco de freio: As pastilhas (baratas) foram trocadas. Mas o disco de freio (caro) continuou mesmo danificado na superfície de atrito ou fora de medida, espessura inferior à mínima.

14 – Vela ou cabo: Problema? Basta substituir apenas aquela vela ou cabo, mesmo sabendo que — em curto prazo — outros vão causar falhas também.

15 – Correia dentada: Troca-se a correia dentada mas, eventualmente, pode ser necessário trocar também o rolamento do esticador. Como é mais caro, deixa pra lá…

16 – Vazamento: Ar-condicionado vaza gás refrigerante e o reparo pode custar muito. Mas, uma carga para quebrar o galho por algumas semanas (ou dias) custa pouco…

17 – Óleo: Luz da pressão de óleo se acendeu. E não é o nível, é problema grave no motor. Solução simples: “jump” para apagá-la…

18 – Pintura: Reparo malfeito. Porém, nada de refazê-lo, fica mais “em conta” aplicar ceras especiais que despistam a pintura fora do padrão.

19 – Amortecedor: O novo é caro, recondicionado é barato, mas este não tem a mesma carga do original, além de nada garantir que a haste não venha a se romper, desarmando completamente uma suspensão McPherson…

20 – Câmbio automático: Começou a dar uns trancos e/ou não passar as marchas. Reparo tem custo elevadíssimo. Aditivo “lubegard” é baratíssimo e alivia o problema por mais alguns quilômetros.

Conhece outros gatilhos? Mande para [email protected]

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor

 

Mais Boris? autopapo.com br





Anterior

A DIFÍCIL ARTE DE RELANÇAR UMA LENDA

Próximo

JEEP CJ-2 A, O PRIMEIRO CIVIL, COMPLETA 75 ANOS

Próximo
Fotos: divulgação FCA

JEEP CJ-2 A, O PRIMEIRO CIVIL, COMPLETA 75 ANOS

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

BMW X7 M60i (Foto: Divulgação BMW/netcarshow.com)

BMW QUER CONSOLIDAR LIDERANÇA NO MERCADO BRASILEIRO

30/11/2023
Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação Porsche AG)

FIQUE LIGADO

30/11/2023
Carregadores por indução MAHLE (Foto: Divulgação MAHLE)

MAHLE ESTABELECE PADRÃO GLOBAL DE CARREGAMENTO SEM FIO DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS

29/11/2023
Fotos: Divulgação Porsche Brasil

PORSCHE APRESENTA TERCEIRA GERAÇÃO DO SEDÃ PANAMERA

29/11/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

BMW X7 M60i (Foto: Divulgação BMW/netcarshow.com)

BMW QUER CONSOLIDAR LIDERANÇA NO MERCADO BRASILEIRO

30/11/2023
Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação Porsche AG)

FIQUE LIGADO

30/11/2023
Carregadores por indução MAHLE (Foto: Divulgação MAHLE)

MAHLE ESTABELECE PADRÃO GLOBAL DE CARREGAMENTO SEM FIO DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS

29/11/2023
Fotos: Divulgação Porsche Brasil

PORSCHE APRESENTA TERCEIRA GERAÇÃO DO SEDÃ PANAMERA

29/11/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.