A Caoa Chery apresentou o novo modelo que complementa sua linha de suves já no mercado brasileiro. Dessa maneira, o Tiggo 2 que é o modelo de entrada, o Tiggo 5x, o compacto e o suve médio Tiggo 7 passam a ter a companhia do Tiggo 8 no segmento que mais cresce no mercado global. A estratégia da Caoa Chery é brigar por uma fatia dos 5% de mercado, ocupada pelos suves de 7 lugares. Segundo o fabricante, os principais competidores são o Mitsubishi Outlander e VW Tiguan Allspace, porém não se pode deixar de lado o Peugeot 5008.
Esta foi mais uma apresentação de produto utilizando os recursos on-line, portanto toda análise fica restrita ao que foi dito e mostrado em fotos e vídeos.
O carro será produzido na fabrica da Caoa Chery em Anápolis, GO, e pelas fotos pode-se ver os processos de fechamento da carroceria, pintura e montagem em execução. Ainda segundo o fabricante, a capacidade de produção é de 300 unidades/mês, sendo essa também a expectativa de vendas.
O veículo já começou a ser distribuído para a rede de concessionárias em todo o Brasil e a partir da próxima semana já haverá carros para test drive dos interessados. A garantia é de 3 anos, com 5 anos para motor e câmbio.
Será comercializado em uma versão única, TXS, com motor 1,6-l GDI e câmbio de 7 marchas automatizado de dupla embreagem em banho de óleo, por R$ 168.600. Porém, para lançamento há o desconto promocional de R$ 11.700 por tempo limitado.
Conjunto mecânico
A ficha técnica divulgada pela Caoa Chery e os dados disponíveis no site da empresa, tanto no Brasil quanto internacional, são incompletos, dificultando uma análise mais precisa das informações. Estimo que o carro tenha peso em ordem de marcha de 1.600 kg.
O motor de quatro cilindros em linha, 1,6-l turbo com injeção direta é alimentado apenas por gasolina e tem construção em alumínio no bloco e no cabeçote de 16 válvulas. Duplo comando de válvulas, acionados por corrente, têm variação de fase na admissão e escapamento. Entrega 187 cv a 5.500 rpm com torque máximo de 28,0 m·kgf entre 2.000 e 4.000 rpm. A pressão máxima do turbo é de 2,5 bar e ao atingir o torque máximo a pressão indica 2,0 bar. A potência específica é de 8,55 kg/cv. Nada mau para um suve de luxo com motor de 1,6-l.
A tração é dianteira através do câmbio de 7 marchas automatizado com dupla embreagem em banho de óleo. O fabricante é a Magna, que em janeiro de 2016 comprou a Getrag por US$ 1,9 bilhão. Há dois modos de condução, ECO e Sport, e as trocas de marcha no modo manual podem ser feitas pela alavanca, sequencialmente, para frente sobe marchas. A calibração do motor e câmbio foi ajustada conjuntamente com engenheiros do Brasil e do fornecedor, visando atender os requisitos da gasolina brasileira com 27% de álcool.
Segundo o fabricante, o Tiggo 8 foi homologado junto ao Inmetro com consumo de 9,8 km/l no ciclo urbano e 12 km/l, no rodoviário. O desempenho surpreende ao atingir 100 km/h, saindo da imobilidade em 9,9 segundos. As retomadas de velocidade também têm ótimos resultados, a destacar 80-120 km/h em 6,1 segundos usando redução de marcha pela abertura súbita e total do acelerador (kickdown). A velocidade máxima não foi divulgada, mas números de consumo e desempenho são bons.
Suspensão dianteira e traseira são independentes e adotam as configurações já tidas como padrão para esse nível de carro, McPherson na dianteira e multibraço na traseira. Ambas têm amortecedores pressurizados, batentes em poliuretano e barra antirrolagem. Esperamos que os engenheiros da Caoa Chery tenham recalibrado a suspensão para utilização em nosso piso. Normalmente a calibração utilizada na China não é a melhor para cá.
O sistema de direção tem assistência elétrica progressiva, e dado o peso do carro, arrisco dizer que são do tipo duplo pinhão na cremalheira.
Os freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) também estão dentro do padrão para esse tipo de veículo.
Arquitetura
O Tiggo 8 utiliza a mesma plataforma modular T1X, já aplicada nos modelos Tiggo 5X e Tiggo 7, que foi desenvolvida especialmente para suves. Aços de alta resistência são utilizados nas colunas A e B, laterais das portas e teto.
Equipado com seis bolsas de ar inflável (duas frontais obrigatórias, duas de cortina e duas laterais), o resultado dos testes de segurança junto ao C-NCAP, entidade similar ao Latin NCAP, porém com critérios diferentes de pontuação e classificação, deram 5 estrelas.
Complementa o pacote de segurança veicular o controle de estabilidade e tração , assistente de partida em rampas, assistente de descida em piso escorregadio, e autohold, que mantém o carro imobilizado sem a necessidade de aplicar o freio, bastando acelerar para reiniciar a marcha.
Equipamentos
A lista de conteúdo do Tiggo 8 é bem completa tanto no exterior quanto no interior do veículo. A iluminação é toda feita com tecnologia em LED na lanternas, e nos faróis, que têm ajuste elétrico de altura do facho. Uma moldura plástica interliga as lanternas traseiras, e há o binômio luz de rodagem diurna- sensor crepuscular para comodidade do motorista.
Ainda no exterior é possível ver as rodas de liga leve de 18” multiraio montadas com pneus 235/55R18, dando boa proporcionalidade ao tamanho do carro. O contorno das caixas de roda abriga a moldura plástica que além de embelezar o carro, facilitam o acabamento pelos funileiros da fábrica.
Os retrovisores externos carregam repetidoras de seta integrada, e uma lente que projeta a iluminação de boas-vindas no piso com a inscrição Tiggo. Adicionalmente, uma câmera é montada em cada carcaça de espelho retrovisor, que associado às câmeras dianteira e traseira, permite visualização de 360 graus. Detectores de ponto cego também estão incorporados aos retrovisores.
Sensores de estacionamento estão instalados nos dois para-choques, e na traseira é possível ver duas luzes de neblina e saída dupla de escapamento insertada no para-choque, sendo estas funcionais.
A entrada no veículo é facilitada pela chave presencial com sensor de aproximação nas portas e porta-malas, que abre automaticamente por aproximação. Destaque para a possibilidade de limitar o ângulo de abertura, o que é bom para garagem com teto rebaixado ou para pessoas de menor estatura.
Para encontrar a melhor posição de dirigir é possível utilizar os seis ajustes elétricos do banco, associado ao ajuste de altura e distância do volante multifuncional.
O quadro de instrumentos é uma tela de LCD-TFT de 12,3” que permite diversas configurações de forma e cores. Nesta mesma tela é possível visualizar as informações do computador de bordo, que destaco o sensor de pressão e temperatura dos pneus.
A central multimídia utiliza uma tela tátil de 10,25” de alta definição. Através desse dispositivo é possível fazer todas as configurações do veículo e adicionalmente possui um HD de 5,45 GB para armazenar as mídias preferidas. No console central está localizado o carregador de celular por indução. Faltou a informação se há pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
O sistema de ar condicionado é bizona com comandos no console ou na tela do multimídia. O sistema tem o recurso de acionamento a distância, e pode funcionar até 5 minutos após trancar o veículo, visando eliminar a umidade do interior do carro e minimizar a possibilidade de odores desagradáveis.
Os bancos dianteiros e traseiros tem bonita aparência, mas falta saber se o conforto é proporcional à sua beleza.
Pela apresentação da Caoa Chery, o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro não devem ser um problema, assim como o acesso e espaço para os passageiros da terceira fileira de bancos. Este acomoda duas pessoas, e o acesso é facilitado pela reclinação do encosto e deslizamento do banco da segunda fileira do lado direito. Todos possuem cinto de três pontos e encosto de cabeça, como exigido pela legislação vigente.
O porta-malas tem capacidade de acomodar 193 litros de bagagem com todos os bancos em posição. No caso de rebater os bancos da terceira fila, o volume “cresce” para 889 litros, e ao rebater também a segunda fila o volume atinge seu máximo de 1.930 litros. Nessa configuração é possível colocar uma prancha de surfe de 2,10 m dentro do porta-malas.
Mercado
Lançar um suve de 7 lugares neste momento é uma decisão arriscada e ao mesmo tempo corajosa da Caoa Chery. Por outro lado, esse é um projeto que não começou ontem, portanto atrasar o lançamento poderia representar perdas muito mais significativas. Importante é acompanhar como o público deste segmento irá reagir, e qual será a disposição em pagar mais de R$ 160 mil para ter um carro sino-brasileiro na garagem.
Os diretores da empresa que participaram da sessão de perguntas e respostas informaram que os trabalhos de localização estão a todo vapor, e espera-se ter 30% dos produtos localizados em até 2 anos. Meta que vejo como bem ousada, e seguindo em frente irá ocupar uma parte da mão de obra de engenharia e de fornecedores que vem ficando ociosa devido à crise atual.
Em um primeiro momento parece possível ocorrer uma canibalização do Tiggo 7, mas segundo os dirigentes do fabricante, isso não deve acontecer, pois os preços foram posicionados para evitar tal efeito. A conferir!
GB
Segue abaixo a ficha técnica e lista de equipamento com os dados divulgados pela Caoa Chery até o momento de fechamento desta matéria.
FICHA TÉCNICA TIGGO 8 1,6L AT7 | ||
MOTOR | ||
Designação | 1,6 L TGDi | |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, corrente variador de fase admissão e escapamento, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, injeção direta, gasolina | |
Diâmetro x curso (mm) | n.d. | |
Cilindrada (cm³) | n.d. | |
Taxa de compressão (:1) | n.d. | |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 187/5.500 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 28/2.000-4.000 | |
Comprimento da biela (mm( | n.d. | |
Relação r/l | n.d. | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro, 7 marchas a frente ed ré, automatização por dupla embreagem em banho de óleo | |
Relações das marchas (:1) | n.d. | |
Relações de diferencial (:1) | n.d. | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais, braço inferiores e amortecedores hidráulicos pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e barras estabilizadoras | |
Traseira | Independente, tipo Multilink, com braços de controle, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e barra estabilizadora | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. | |
Relação de direção média (:1) | n.d. | |
N° de voltas entre batentes | n.d. | |
FREIOS | ||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo, com bomba de vácuo auxiliar | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado | |
Traseiros (Ø mm) | Disco | |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | n.d. | |
Pneus | 235/55R18 | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.600 estimado | |
Carga máxima | n.d. | |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, suve cupê, 4-portas, 7 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | |
Área frontal (m²) | n.d. | |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.700 | |
Largura sem/com espelhos | 1.860 | |
Altura | 1.705 | |
Distância entre eixos | 2.710 | |
Bitola dianteira/traseira | n.d. | |
Distância mínima do solo | 212 | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 193/889/1930 | |
Tanque de combustível | n.d. | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,9 | |
Velocidade máxima (km/h,G/A, km/h) | n.d. | |
CONSUMO INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l, G/A) | 9,8 | |
Estrada (km/l) (G/A) | 12 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 6ª (km/h) | n.d. | |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | n.d. | |
Rotação à vel. máxima (rpm) | n.d. | |
GARANTIA | ||
Garantia total (tempo) | Três anos, cinco para motor e câmbio |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE DO CAOA CHERY TIGGO 8 |
INTERIOR – CONFORTO / COMODIDADE |
Ar-condicionado bizona |
Assistente de saída em aclives |
Banco do motorista com 6 ajustes elétricos |
Banco do passageiro dianteiro com ajuste manual de 4 posições |
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção |
Câmera de visão 360° |
Carregador de celular compatível sem fio |
Chave com controle remoto de abertura/fechamento sem chave das portas e porta-malas |
Computador de bordo |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle elétrico de vidros um-toque para baixar e subir com antiesmagamento |
Controle eletrônico de descida |
Direção eletroassistida |
Entrada USB na primeira e segunda fileiras |
Faróis com acendimento automático por sensor crepuscular |
Luz de cortesia nas 3 fileiras de bancos |
Modo de condução SPORT e ECO |
Multimídia 10,25″ com espelhamento Android Apple CarPlay |
Oito alto-falantes |
Painel de instrumento LCD 12,3″ |
Partida do motor por botão |
Porta-copos na porta |
Porta-óculos |
Rebatimento elétrico dos retrovisores externos |
Retrovisores com controle interno elétrico |
Saída de ar-condicionado para segunda fileira |
Segunda fileira de bancos 60:40 rebatíveis |
Segunda fileira de bancos com apoio de braço |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Terceira fileira de bancos 50:50 rebatíveis |
Teto solar panorâmico |
Volante multifuncional revestido em couro multifuncional, ajuste manual altura e distância |
INTERIOR – BANCOS |
Acabamento interior na cor preta |
Bancos em couro |
Console central frontal com descansa-braço |
Para-sol com espelho para motorista e passageiro dianteiro |
EXTERIOR |
Ajuste elétrico dos faróis |
Antena tubarão |
Espelhos retrovisores externos com antiembaçante |
Faróis de LED |
Lanterna traseira de neblina integrada |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Rack no teto |
Rodas de liga leve 18″ |
Saídas de escapamento cromadas |
ITENS DE SEGURANÇA |
ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave |
Alças de teto na primeira, segunda e terceira fileira de bancos |
Aviso de cinto desatado (motorista e passageiro dianteiro) |
Aviso sonoro para excesso de velocidade, ajustável manualmente |
Bolsas ar infláveis (duas frontais obrigatórias), duas laterais e duas de cortina |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Função autohold |
imobilizador de motor |
Limpador de para-brisa automático (sensor de chuva) |
Monitor de ponto cego |
Sistema de monitoramento de pressão nos pneus com leitura das pressões |
Travas de segurança para crianças nas portas traseiras |