• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

BALANÇO GERAL DA NOVA GASOLINA BRASILEIRA: PRESTA OU NÃO PRESTA?

É SÓ COMENTAR SOBRE NOSSA (ÓTIMA) GASOLINA QUE VEM LOGO A CRÍTICA DA TURMA “DO CONTRA”. SEM TER IDEIA DO QUE FALA.

identicon por Boris Feldman
12/09/2020
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: autopapo.com.br

Foto: autopapo.com.br







Entre as melhores do mundo?

Sem dúvida. Antes mesmo das novas regras estabelecidas  pela ANP (Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), já tínhamos uma gasolina de excelente qualidade. Mas ficava devendo a densidade mínima, que deverá ser de 715 g/L a partir de novembro (diz a Petrobrás que a dela já era). A octanagem está entre as melhores do mundo (RON 102 na Podium da BR, 103 RON na Octapro da Ipiranga, RON 93 na comum da BR). E seu teor de enxofre foi reduzido (2014) de 800 para 50 ppm (30 ppm há anos na Podium).

Sua desvantagem em relação às do Primeiro Mundo é conter 27,5% de álcool (25% nas premium), que faz cair seu poder calorífico. Porém, o maior problema ainda é a ineficiência de fiscalização: sai das refinarias com padrão internacional, mas a adulteração faz baixar sua qualidade na bomba.

Adição de álcool é prejudicial?

Motoristas alegam ser impossível comparar nossa gasolina com a de outros países: recebem gato por lebre (“alcolina”) na bomba, pois lá fora ela não contem álcool. Só estão certos em parte. Primeiro porque a mistura não é exclusividade nossa, mas tem também em outros países. Como nos EUA e na União Europeia, onde o conteúdo  de álcool é 10% e quando tem é devida e honestamente informado na bomba. Mas estão mais do que certos quando se trata de percentual: 27,5% é um exagero, de fato.

Mas o álcool traz vantagens: se, por um lado, reduz o pode calorífico, por outro aumenta a octanagem, dispensando, assim, a produção de gasolina básica (a “A”) com maior octanagem

Problema: adulteração

Nosso combustível sofre com a desonestidade praticada em larga escala quase impunemente e até com tecnologia sofisticada. A gasolina é adulterada, ou com solventes, ou com álcool além do estipulado. Além disso, tem posto que também burla o volume entregue.

O álcool também é vítima, “batizado” com água em percentual acima dos 7% estabelecidos. Já vi, na Bosch (Campinas), bomba e bicos danificados por água do mar adicionada ao álcool hidratado!

Parte da culpa dos próprios motoristas que não exigem, como deveriam, os testes presenciais no posto, que determinam qualidade (e quantidade) do combustível.

Mais cara do mundo?

Longe disso: o litro de nossa gasolina custa, em média, 0,75 de dólar. Existem mais baratas, sem dúvida. Mas várias outras muito mais caras no México, Cuba, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Mônaco, Islândia. A mais cara do mundo está em Hong Kong: quase US$ 2 o litro. A nossa poderia ser bem mais barata, não fossem nossos impostos.

E a aditivação?

Ficou na intenção…

A ANP bem que tentou, com uma resolução que deveria vigorar em janeiro de 2014, a aditivação de toda nossa gasolina. Adiou para julho de 2015, mais uma vez para julho de 2016, mas acabou desistindo da idéia por absoluta falta de entendimento entre Petrobrás e distribuidoras.

Aumenta o consumo

Afirmar que o motor a gasolina no Brasil supera o consumo em outros países é meia-verdade. O motor bebe um pouco mais devido aos 27,5% do álcool. Porém, muitos ignoram que a gasolina pode, por desonestidade, conter percentuais de álcool muito maiores que os 27%, o que aumenta o consumo.

Quem determina o percentual de álcool?

A ANP é acusada de determinar os elevados percentuais de álcool na gasolina. Não é decisão dela, mas do governo. Muito mais política que técnica: a mistura subiu para 27,5% durante o primeiro mandado de Dilma Rousseff, que cedeu à pressão dos usineiros.

Octanagem não “subiu” de 87 para 92

Motoristas suspeitam não ter havido aumento de octanagem de 87 para 92, conforme anunciado, pois não perceberam mudança no desempenho do motor. Mas é porque não aumentou mesmo: a octanagem era definida pelo IAD (média entre os sistemas RON e MON), o mesmo usado nos EUA. A ANP mudou para o sistema RON (como na Europa). Então, permaneceu a mesma pois IAD 87 é o mesmo que RON 92. Aliás, diz a Petrobrás que já fornecia gasolina RON 93 (que só será exigida a partir de 2022) antes mesmo das novas regras.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br!





Tags: ÁlcoolBoris FeldmanEtanolGasohol
Anterior

O CORSA NO BRASIL

Próximo

BENETTON B194, O ÚLTIMO COSWORTH CAMPEÃO MUNDIAL

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
(fonte: Bonhmas)

BENETTON B194, O ÚLTIMO COSWORTH CAMPEÃO MUNDIAL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In