• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

MEUS SINCEROS PÊSAMES

identicon por Celso Franco
03/10/2020
em CF, Trânsito
Foto: radio.ufpa.br

Foto: radio.ufpa.br







Antes de mais nada, os meus sinceros agradecimentos às palavras de incentivo de alguns que me honram com a sua leitura. Foi muito reconfortante, a esta altura de minha longa vida, ler o que escreveram. Deus lhes pague.

Iniciei mal a semana de 21 a 26 do mês que passou, ao ligar a TV, a fim de assistir aos  comentários, sempre inteligentes e oportunos de Sidney Resende e de Alexandre Garcia, na CNN.

Comentavam respondendo à indagação do “âncora” do programa, sobre as péssimas alterações, ao Código de Trânsito Brasileiro, sugeridas pela turma da “meia ciência” e que a Câmara irá aprovar comemorando a Semana do Trânsito, a acontecer ainda em setembro.

Se o atual Código,já denunciado por mim como insuficiente para conter a sanha assassina do nosso trânsito, vai torná-lo mais condescendente com os maus motoristas, péssimo exemplo para  a minoria dos bons motoristas.

Tudo começa pela falta de uma filosofia básica para disciplinar o nosso trânsito, fato que não canso de alertar aos nossos leitores que:

“A filosofia deve preceder a aplicação da ciência, que, no caso, não merece o nome de ciência. Além de que o trânsito é considerado pela ONU o terceiro problema social do mundo, apenas superado pela manutenção da paz e a fome”.

Esta posição não atendente ao aspecto social que se manifesta na aplicação das multas, que não levam a nenhuma melhoria no comportamento dos faltosos, comprovado estatisticamente, pela desigualdade com que atinge os infratores, face à diferença de recursos financeiros de cada um.

Aprendi isto quando no exercício da função de diretor-geral do Detran-GB na década de 1960, quando pelo Código de Trânsito vigente não havia a perda de pontos, apenas a multa, em que convoquei uma motorista que pelo nosso controle estatístico apresentava em seu prontuário uma excessiva quantidade de infrações por estacionamento indevido.

Para surpresa minha, respondeu-me, quando perguntada do porquê de seu comportamento: “Pelo seu poder econômico, o conforto de estacionar onde desejasse compensava o custo monetário das multas, inclusive quando acrescido do custo do reboque.”

Foi o suficiente para que eu inovasse colocando, uma  carta de advertência em papel de modelo A4, colado no para-brisa em frente ao banco do  motorista, impedindo-o de dirigir e, posteriormente rebocado, uma vez que, havia em destaque, como cabeçalho das cartas o aviso: “Para reboque”

Os meus leitores estão fartos de conhecer o conselho filosófico de Sir Alker Tripp, nos idos dos anos 1930, enfatizando a necessidade de “Jamais se usar as medidas restritivas legais quando se puder utilizar as medidas construtivas, como tal, educativas.”

É exatamente o que o Código atual não faz, ainda mais agora, quando pretendem abrandar as restrições legais, se bem que ineficazes.

Em tempo hábil, enviei, via Alexandre Garcia,  ao Deputado Relator das Emendas, exemplo vivo de um membro da “confraria da meia-ciência”, CMC, uma emenda acabando com a indústria de multas ao substituir a multa pela advertência, sem direito a recurso, só sendo impedida de se transformar em multa pelo comportamento exemplar no período correspondente à gravidade da infração

No caso de não cumprimento desta exigência legal, além da advertência virar multa haverá um período de suspensão da autorização de dirigir igual ao que deveria se comportar para eliminar a advertência, tornando-se altamente educacional não apenas pela severidade da pena mas, principalmente, pelo imediatismo da punição, quando o infrator ainda se recorda do que fez de errado não importando sua categoria social.

Socialmente justa, a punição proposta, eliminando uma atual dispendiosa estrutura de análise de recursos de infrações nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jarí).

Aqui no Rio de Janeiro, onde presido uma delas, são compostas de três membros, tendo cada uma o seu secretário, num total de onze Jaris.

Evidentemente convencidos estão os administradores de que com o atual sistema de só punir estarão levando ao assassino trânsito brasileiro a utópica Paz no Trânsito.

Eu, como oficial, já na Reserva da Marinha do Brasil, quando tive a responsabilidade de administrar o trânsito do “finado’ Estado da Guanabara, segui à risca o conselho do grande Chefe Naval do passado, Almirante Luiz Philipe Saldanha da Gama, quando aconselhou, para manter a disciplina, “usar a mão de ferro calçada com luva de pelica”.

Henry Barnes, lendário diretor de trânsito da cidade de Nova York na década de 1960 por oito profícuos anos, sempre declarava: “É incompatível o ‘bom-mocismo’ com uma administração de trânsito eficaz”.

Em respeito à memória deste símbolo, as minhas desculpas, em meu nome e de todas as pessoas que desejam, realmente, o bem do Brasil.

Prometo, se ainda puder escrever aqui neste veículo esclarecedor, merecedor da maior confiança de quem o lê,voltar ao assunto daqui a seis meses, comprovando, ou  não, a piora do número de vitimas com óbito no nosso trânsito, praticamente  sem rumo e navegando em direção ao naufrágio.

CF

Celso Franco escreve no AE quinzenalmente aos sábados sobre questões de trânsito.





Anterior

COBRA COM MOTOR DURATEC: UMA HERESIA DIVERTIDA

Próximo

RENAULT STEPWAY ICONIC, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

RENAULT STEPWAY ICONIC, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

CHEVROLET BOLT EV 2023 TRAZ NOVO VISUAL E MAIS RECURSOS

18/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE HORNET: SUVE HÍBRIDO COM BASE NO ALFA ROMEO TONALE

18/08/2022
João e Ricardo (Fotos e  montagem: autor)

OS GAROTOS GOSTARAM DO HÍBRIDO

18/08/2022
Foto: Annika S. Hiple/Real Scandinavia

COMO A SUÉCIA INVERTEU A MÃO DE DIREÇÃO HÁ 55 ANOS

18/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

CHEVROLET BOLT EV 2023 TRAZ NOVO VISUAL E MAIS RECURSOS

18/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE HORNET: SUVE HÍBRIDO COM BASE NO ALFA ROMEO TONALE

18/08/2022
João e Ricardo (Fotos e  montagem: autor)

OS GAROTOS GOSTARAM DO HÍBRIDO

18/08/2022
Foto: Annika S. Hiple/Real Scandinavia

COMO A SUÉCIA INVERTEU A MÃO DE DIREÇÃO HÁ 55 ANOS

18/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In