Poucos dias atrás, 22 de dezembro, a Volkswagen AG emitiu um press release indicando a data de 27 de dezembro de1945 como sendo o início da fabricação em série do VW Fusca em Wolfsburg, mas há controvérsias. Certamente esta foi a data do reinício da fabricação em série do VW Fusca terminada a II Guerra Mundial com a fábrica sob o comando das Forças de Ocupação Britânicas, mas vamos ver se houve alguma produção em série anterior.
Na trajetória do VW Fusca existiram vários protótipos dentre os quais a série VW 30 — composta por 30 carros, fabricados pela Daimler-Benz. Eram carros feitos para um grande teste de durabilidade, mas não foi uma fabricação em série.
Depois vieram os carros da série VW 38, que já apresentavam a forma definitiva do VW Fusca, com o vidro traseiro dividido, num total de 44 carros manufaturados na oficina da fabricante de carrocerias Reutter, de Stuttgart, como série piloto; pois a fábrica da Volkswagen ainda não existia.
Seguiu-se a pouco conhecida série VW 39 — 17 carros fabricados também pela Reutter, e sobre a qual eu escrevi uma matéria detalhada: “Fusca: a rara série VW39“. Esta também foi uma série “artesanal”.
Até este ponto os carros eram manufaturados num trabalho basicamente artesanal, mas em 1941, já com a fábrica em Fallersleben em adiantado estágio de construção, as coisas mudaram.
Antes de continuar é necessário lembrar que a Segunda Guerra Mundial começou em 3 de setembro de 1939, dois dias após a invasão da Polônia pelas forças do Terceiro Reich, o que levou a França e a Inglaterra a declararem guerra à Alemanha, e que a fábrica da Volkswagen GmbH, em construção, foi encampada pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe) para o esforço de guerra. A prioridade passou a ser a produção de componentes para aviões, de minas terrestres, da bomba voadora V1, e reparação de partes de aviões avariadas em combate. A construção da fábrica foi tocada num ritmo alucinante e várias áreas vitais foram finalizadas, permitindo o início destes trabalhos.
A produção de veículos se concentrou em duas das três linhas de montagem que haviam sido implantadas, uma para o jipe 4×2 Kübelwagen e outra para o jipe anfíbio 4×4 Schwimmwagen. Já na terceira linha, a fabricação do KdF, nome nacional-socialista do VW Fusca, que sempre esteve sob risco de ser interrompida e só se manteve de uma maneira tímida graças aos esforços de Ferdinand Porsche junto ao Führer.
Na abaixo um flagrante da parte final da linha de montagem do KdF, detalhe para as diferenças: os primeiro e terceiro carros tinham chassi de Kübelwagen, daí a suspensão elevada — indicando uso militar, já o segundo tinha um chassi normal de KdF. Outro detalhe é o uso de capas de blecaute nos faróis, obrigatórios durante a guerra.
Sim, o VW Fusca já tinha sido fabricado em linha de montagem antes de 27 de dezembro de 1945! Portanto, houve produção em série anterior, incompreensível e lamentavelmente omitida na citada informação oficial da Volkswagen AG.
Os primeiros KdF fabricados foram motivo de campanha publicitária internacional. Até no Brasil, graças à campanha de propaganda do governo alemão, as notícias sobre os progressos do projeto, da construção da fábrica, dos protótipos e do início de fabricação eram publicadas por vários jornais e revistas, como eu detalhei na matéria: “Quando o ‘Carro do Povo’ virou notícia no Brasil“.
Na foto abaixo os quatro primeiros com a seguinte frase no fundo: “Os primeiros carros KdF fabricados na fábrica da Volkswagen – 1941” sendo que o da direita foi o primeiro:
Na foto acima aparecem carros com para-choques e aros de farol cromados, pois eram destinados a altos dignitários do governo, pois os carros de produção normal não apresentavam este luxo que veio a ser incorporado oito anos depois quando foi desenvolvido um carro específico para exportação.
Na fábrica em Fallersleben, durante a II Guerra Mundial, foram produzidos um total de 1.215 VW Fuscas sendo 630 entre teto fechado ou com teto solar tipo de enrolar, 17 cabriolés e 568 com chassi do Kübelwagen.
Passando adiante na história, a II Guerra Mundial acabou, a Alemanha foi derrotada. Até mesmo antes do término do conflito a área de Fallersleben foi tomada pelos americanos que lá ficaram pouco tempo, logo passando o bastão para os britânicos. Estamos em 1945 e agora podemos retornar para a época do press release da Volkswagen AG mencionado no começo.
Mas ainda estamos numa época na qual nenhum Fusca havia sido vendido para uso civil!!! Os carros produzidos até então ou foram entregues a apaniguados do Terceiro Reich, ou foram usados na guerra, depois desta foram usados pelas forças de ocupação.
As vendas para o público começaram timidamente a partir de julho de 1946, inicialmente para a Alemanha e a primeira exportação foi para a Holanda em agosto de 1947. Em janeiro de 1948 a empresa e sua fábrica voltaram para a direção alemã, foi quando Heinrich “Heinz” Nordhoff assumiu o posto de diretor-superintendente da empresa dando um grande incremento aos esforços de vendas. Em junho de 1948 ocorreu a conversão da moeda de Reichmark (RM) para Deutsche Mark (DM), o marco alemão, momento em que o mercado alemão se tornava aberto, qualquer pessoa podia comprar o que quisesse, inclusive e naturalmente, Volkswagens, abrindo o caminho para uma economia mais estável. O fato foi favorável para a Volkswagen que engatou uma marcha acelerada rumo ao sucesso.
Outro fato relevante na trajetória da Volkswagen, como empresa, foi a transferência de sua propriedade dos britânicos, como vencedores da guerra, para o governo federal alemão, sendo que o estado alemão da Baixa Saxônia assumiu a administração do empreendimento, fato este ocorrido em outubro de 1949.
Dai em diante o rumo foi o sucesso do VW Fusca que encerrou a sua fabricação em 31 de julho de 2003, em Puebla, no México, totalizando 21.529.464 veículos fabricados.
AG
(Atualizada em 28/12/2020 às 12h45. acrescentada a foto da linha de montagem do KdF a partir de 1941 com o correspondente ajuste no texto)
Agradeço ao amigo Pete Frost que enviou fotos. Agradeço ao amigo Richard Hausmann pelo envio de informações. Foram feitas consultas a livros, como Volkswagen History Chronicle 1945-1949 da Volkswagen AG e Der Käfer – Eine Dokumentation II de Etzold e outros. Também foram feitas consultas à Wikipedia. As fotos são de época e sua origem inicial é o arquivo da VAG.
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