• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

“VW FUSCA” EM SÉRIE — MAS QUANDO FOI?

VAMOS COLOCAR A CRONOLOGIA EM ORDEM E VER QUANDO É QUE COMEÇOU A PRODUÇÃO EM SÉRIE DO “VW FUSCA”

identicon por Alexander Gromow
04/01/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins
Fonte Acervo VAG

Fonte Acervo VAG

Poucos dias atrás, 22 de dezembro, a Volkswagen AG emitiu um press release indicando a data de 27 de dezembro de1945 como sendo o início da fabricação em série do VW Fusca em Wolfsburg, mas há controvérsias. Certamente esta foi a data do reinício da fabricação em série do VW Fusca terminada a II Guerra Mundial com a fábrica sob o comando das Forças de Ocupação Britânicas, mas vamos ver se houve alguma produção em série anterior.

Na trajetória do VW Fusca existiram vários protótipos dentre os quais a série VW 30 — composta por 30 carros, fabricados pela Daimler-Benz. Eram carros feitos para um  grande teste de durabilidade, mas não foi uma fabricação em série.

Alguns VW 30 durante o teste de durabilidade

Depois vieram os carros da série VW 38, que já apresentavam a forma definitiva do VW Fusca, com o vidro traseiro dividido, num total de 44 carros manufaturados na oficina da fabricante de carrocerias Reutter, de Stuttgart, como série piloto; pois a fábrica da Volkswagen ainda não existia.

Apresentação pública de um VW 38. Esta exibição foi em um Volksfest (Festa popular) em Treptow, um bairro de Berlim.

Seguiu-se a pouco conhecida série VW 39 — 17 carros fabricados também pela Reutter, e sobre a qual eu escrevi uma matéria detalhada: “Fusca: a rara série VW39“.  Esta também foi uma série “artesanal”.

Um VW 39 em teste nas montanhas

Até este ponto os carros eram manufaturados num trabalho basicamente artesanal, mas em 1941, já com a fábrica em Fallersleben em adiantado estágio de construção, as coisas mudaram.

Antes de continuar é necessário lembrar que a Segunda Guerra Mundial começou em 3 de setembro de 1939, dois dias após a invasão da Polônia pelas forças do Terceiro Reich, o que levou a França e a Inglaterra a declararem guerra à Alemanha,  e que a fábrica da Volkswagen GmbH, em construção, foi encampada pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe) para o esforço de guerra. A prioridade passou a ser a produção de componentes para aviões, de minas terrestres, da bomba voadora V1, e reparação de partes de aviões avariadas em combate. A construção da fábrica foi tocada num ritmo alucinante e várias áreas vitais foram finalizadas, permitindo o início destes trabalhos.

A produção de veículos se concentrou em duas das três linhas de montagem que haviam sido implantadas, uma para o jipe 4×2 Kübelwagen e outra para o jipe anfíbio 4×4 Schwimmwagen. Já na terceira linha, a fabricação do KdF, nome nacional-socialista do VW Fusca, que sempre esteve sob risco de ser interrompida e só se manteve de uma maneira tímida graças aos esforços de Ferdinand Porsche junto ao Führer.

Linhas de montagem: à esquerda a do Schwimmwagen e à direita, do Kübelwagen

Na abaixo um flagrante da parte final da linha de montagem do KdF, detalhe para as diferenças: os primeiro e terceiro carros tinham chassi de Kübelwagen, daí a suspensão elevada — indicando uso militar, já o segundo tinha um chassi normal de KdF. Outro detalhe é o uso de capas de blecaute nos faróis, obrigatórios durante a guerra.

Parte final da linha de montagem do KdF

Sim, o VW Fusca já tinha sido fabricado em linha de montagem antes de 27 de dezembro de 1945! Portanto, houve produção em série anterior, incompreensível e lamentavelmente omitida na citada informação oficial da Volkswagen AG.

Os primeiros KdF fabricados foram motivo de campanha publicitária internacional. Até no Brasil, graças à campanha de propaganda do governo alemão, as notícias sobre os progressos do projeto, da construção da fábrica, dos protótipos e do início de fabricação eram publicadas por vários jornais e revistas, como eu detalhei na matéria: “Quando o ‘Carro do Povo’ virou notícia no Brasil“.

Na foto abaixo os quatro primeiros com a seguinte frase no fundo: “Os primeiros carros KdF fabricados na fábrica da Volkswagen – 1941” sendo que o da direita foi o primeiro:

Foto dos quatro primeiros carros produzidos na fábrica de Fallersleben, depois da guerra rebatizada Wolfsburg
Mais um detalhe dos primeiros carros fabricados na linha de montagem de Fallersleben, na fábrica da Volkswagen GmbH; pequenas plaquetas indicavam a quem os carros eram destinados; sendo que o Nº 1 foi destinado ao Dr. Robert Ley da DAF – Frente de Trabalho Alemã. Os demais foram destinados a outros políticos importante. E note a qualidade da pintura. Foto de 11 de julho de 1941

Na foto acima aparecem carros com para-choques e aros de farol cromados, pois eram destinados a altos dignitários do governo, pois os carros de produção normal não apresentavam este luxo que veio a ser incorporado oito anos depois quando foi desenvolvido um carro específico para exportação.

Na fábrica em Fallersleben, durante a II Guerra Mundial, foram produzidos um total de 1.215 VW Fuscas sendo 630 entre teto fechado ou com teto solar tipo de enrolar, 17 cabriolés e 568 com chassi do Kübelwagen.

Um dos raros Kommandeurwagens 4×4 com chassi do Kübelwagen e teto solar

Passando adiante na história, a II Guerra Mundial acabou, a Alemanha foi derrotada. Até mesmo antes do término do conflito a área de Fallersleben foi tomada pelos americanos que lá ficaram pouco tempo, logo passando o bastão para os britânicos. Estamos em 1945 e agora podemos retornar para a época do press release da Volkswagen AG mencionado no começo.

Na linha de montagem em 1945 o momento do “casamento” união da carroceria ao chassi. Uma foto desta permite muitas observações. O pessoal de fábrica era pobre e tinha que usar a roupa militar dos tempos da guerra. No caso do segundo operário da direita para a esquerda se notam os remendos nos canos de suas calças. Faltava comida e as moradias eram muito precárias. Tempos muito difíceis, mas o trabalho era feito da melhor forma possível

Mas ainda estamos numa época na qual nenhum Fusca havia sido vendido para uso civil!!! Os carros produzidos até então ou foram entregues a apaniguados do Terceiro Reich, ou foram usados na guerra, depois desta foram usados pelas forças de ocupação.

As vendas para o público começaram timidamente a partir de julho de 1946, inicialmente para a Alemanha e a primeira exportação foi para a Holanda em agosto de 1947. Em janeiro de 1948 a empresa e sua fábrica voltaram para a direção alemã, foi quando Heinrich “Heinz” Nordhoff assumiu o posto de diretor-superintendente da empresa dando um grande incremento aos esforços de vendas.  Em junho de 1948 ocorreu a conversão da moeda de Reichmark (RM) para Deutsche Mark (DM), o marco alemão, momento em que o mercado alemão se tornava aberto, qualquer pessoa podia comprar o que quisesse, inclusive e naturalmente, Volkswagens, abrindo o caminho para uma economia mais estável. O fato foi favorável para a Volkswagen que engatou uma marcha acelerada rumo ao sucesso.

Outro fato relevante na trajetória da Volkswagen, como empresa, foi a transferência de sua propriedade dos britânicos, como vencedores da guerra, para o governo federal alemão, sendo que o estado alemão da Baixa Saxônia assumiu a administração do empreendimento, fato este ocorrido em outubro de 1949.

Dai em diante o rumo foi o sucesso do VW Fusca que encerrou a sua fabricação em 31 de julho de 2003, em Puebla, no México, totalizando 21.529.464 veículos fabricados.

AG
(Atualizada em 28/12/2020 às 12h45. acrescentada a foto da linha de montagem do KdF a partir de 1941 com o correspondente ajuste no texto)

Agradeço ao amigo Pete Frost que enviou fotos. Agradeço ao amigo Richard Hausmann pelo envio de informações. Foram feitas consultas a livros, como Volkswagen History Chronicle 1945-1949 da Volkswagen AG e Der Käfer – Eine Dokumentation II de Etzold e outros. Também foram feitas consultas à Wikipedia. As fotos são de época e sua origem inicial é o arquivo da VAG.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsPete FrostProdução em série do FuscaRichard Hausmann
Anterior

FORD BRONCO: LENDA 4x4 RETORNA AO MERCADO GLOBAL, COM ESTREIA PREVISTA NO BRASIL EM 2021

Próximo

DE SUVE POR AÍ

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

DE SUVE POR AÍ

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In