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Home AG

VW MAX TALK SHOW

EM 2008 A VOLKSWAGEN CONVOCOU UM VW FUSCA 1964 PARA “FALAR” EM SEU PRÓPRIO “TALK SHOW” PARA PROMOVER AS VENDAS DA MARCA NOS ESTADOS UNIDOS

identicon por Alexander Gromow
15/02/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins
Fotograma de vídeo do "Max" de campanha da VWoA

Fotograma de vídeo do "Max" de campanha da VWoA







Em uma das fotos da matéria  O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA   aparece parcialmente o VW Max que é o “personagem” desta matéria; para relembrar ai vai esta foto:

Observem o canto direito inferior desta foto onde aparece um VW Fusca preto com um microfone à sua frente. Este é o personagem do VW Max Talk Show (Foto acervo Fábio Fabrega Von Sydow Loureiro)

Como eu havia prometido aí vai uma matéria sobre este episódio da história da propaganda da Volkswagen nos Estados unidos, no qual foram “convocados” VW Fuscas 1964 para trabalhar pela marca.

Em 2008 a Volkswagen, que tinha uma meta de triplicar as vendas nos EUA para cerca de 1 milhão de veículos até 2018, estava lançando um VW Fusca clássico como o rosto e a voz da marca. Uma peculiar campanha publicitária na TV, na web e na mídia impressa começou na segunda-feira, dia 31 de março, na mídia impressa e estreou na TV começando no sábado, dia 5 de abril de 2008. A estrela da campanha é “Max”, um VW Fusca preto de 1964 totalmente restaurado.

A publicidade intensificada da marca precedeu a introdução pela Volkswagen naquele ano de vários veículos novos, incluindo o crossover SUV Tiguan, minivan Routan, Passat CC, Jetta TDI diesel e Jetta SportWagen. A VW não divulgou o orçamento de publicidade.

“Estamos reintroduzindo a Volkswagen para os Estados Unidos usando um ícone adorável que todos reconhecerão e com o qual se relacionarão”, disse Tim Ellis, vice-presidente de marketing da VW. “Max será integrado em tudo o que fazemos e será o tecido conectivo quando lançarmos novos veículos.”

Nos anúncios de TV, Max fala com sotaque alemão (na voz de Bronson Pinchot, ator cinematográfico, narrador de áudio-books e dublador) e faz um talk show. Ele conduz entrevistas inusitadas com um grupo eclético de celebridades, incluindo a supermodelo Heidi Klum (fotograma do vídeo como foto de abertura), o ator Leonard Nimoy de “Star Trek”, o fundador do Napster Shawn Fanning e David Hasselhoff, famoso pelo seriado Baywatch. O primeiro a ir ao ar contará com o treinador de basquete Bobby Knight e aparecerá durante a “Final Four” (torneio final entre os quatro melhores de um campeonato) do torneio de basquete masculino da NCAA (National Collegiate Athletic Association – Associação Atlética Colegiada Nacional de Basquete) no sábado. Max provoca uma explosão de Knight zombando de sua recente aposentadoria.

O que deflagra a atitude do Bobby Knight é o fato do Max dizer “ao menos um de nós será o campeão este ano” já que o Bobby havia se aposentado recentemente. Ai o Bobby joga a poltrona no chão, imitando um gesto que ele tinha feito quando era técnico e jogou uma cadeira através da quadra num momento de raiva. Segue o vídeo (00:31):

YouTube video

 

“Se as pessoas olharem para ele e disserem que é bobagem, isso é bom”, diz Ellis. “Há tanta gritaria acontecendo, você tem que se arriscar e fazer algo estranho e bobo. Você está ganhando a atenção deles e alguns momentos para fazê-los parar e pensar sobre sua marca.” Mas, a meu ver, esta foi uma estratégia arriscada, ridicularizar pessoas famosas é bem perigoso.

A Volkswagen precisava de mais pessoas a pensar em sua marca. As vendas caíram 6% nos primeiros dois meses de 2008 em relação ao mesmo período do ano anterior, e as vendas de 2007 caíram 5% em relação a 2006. A Volkswagen, a maior fabricante de veículos da Europa, possuía apenas 2% do mercado dos EUA! E pensar que nos tempos áureos do Fusca ele alcançou 5% do mercado americano.

“Você tem que roubar participação de mercado hoje para crescer amanhã”, diz Ellis, um gerente de marketing premiado que trabalhou na Volvo por quatro anos antes de ingressar na VW em dezembro de 2007. “Você tem que roubar da Honda e da Toyota. Você tem que entender essas marcas e seu apelo e criar uma nova voz empolgante para a VW junto com veículos novos igualmente empolgantes.” Era muita empolgação e a situação exigia ação efetiva.

Ellis e a agência de publicidade de Miami Crispin Porter + Bogusky, que criou o “King” do Burger King, escolheram um VW Fusca para representar a Volkswagen porque o viam como um ícone da cultura pop. Na verdade não era só isto: o Fusca tinha marcado época e deixado uma forte imagem de confiabilidade no também mercado americano.

Por algumas semanas, Max e as celebridades foram a peça central da campanha. Então, eles ficaram em segundo plano quando começaram os anúncios para a introdução de modelos específicos. A escolha do nome Max foi uma jogada de marketing já que é um nome alemão e ao mesmo tempo é o diminutivo de máximo em inglês.

Nos anúncios de TV cada celebridade foi usada para representar uma característica particular da marca. A supermodelo alemã Heidi Klum, por exemplo, disse a Max que ele é um feito da bela engenharia alemã, e acaricia o capô do carro que começa a enrubescer até que muda de cor para vermelho, segue o vídeo (00:29):

YouTube video

 

Já no caso do David Hasselhoff, uma estrela da música pop na Europa, falou com Max sobre Volkswagen ser um best-seller europeu, chinês e até brasileiro, mas o Max atalhou dizendo que o Hasselhoff era pouco conhecido no Brasil, segue o vídeo (00:29).

YouTube video

 

No caso do Leonard Nimoy, ele fala da velocidade do câmbio Volkswagen que seria o mais rápido, aí é usada a palavra “outrage” que acaba num trocadilho com o Leonard se teletransportando para fora do estúdio, segue o vídeo (00:30):

YouTube video

 

Segue o vídeo do comandante de Space Shuttle e astronauta Richard Searfoss e o mote acaba sendo a discussão sobre quem tem mais engenheiros se a Volkswagen ou a Nasa, segue o vídeo (00:35):

YouTube video

 

O primeiro dos automóveis a ter propagandas divulgadas nesta campanha foi o novo Tiguan em maio de 2008, seguem 3 clipes de propaganda dele, sendo o último um tipo de filme de ação (01:30).

YouTube video

 

“É muito fácil sair e contratar supermodelos e superastros e apenas fazer com que digam que representam sua marca”, diz Ellis. “Cada pessoa que escolhemos é única e tem uma visão única de algo que queremos dizer sobre nossos carros.”

Não 1, mas 5

Hoje, Max Nº 1 “reside” na sede da Volkswagen of America em Herndon, VA.  (Foto divulgação Volkswagen)

Um truque pouco conhecido sobre Max na época era que o veículo era na verdade um de cinco. Antes do início da blitz de marketing, candidatos adequados foram localizados, comprados e restaurados de forma idêntica pela “State of Mind Customs” em Oxford, Michigan, dirigida por John Bickel, um especialista em restauração de veículos Volkswagen. Os três primeiros foram aparentemente concluídos em apenas trinta dias. A oficina realizou restaurações estruturais, reconstruindo os motores e as transmissões também.

(Foto divulgação Volkswagen)

Uma parte não original é a caixa de voz de Max. Os cinco clones com sotaque alemão fizeram aparições em todo o país.

(Foto divulgação Volkswagen)

A parte mais difícil de encontrar em perfeitas condições: foram os volantes.

(Foto divulgação Volkswagen)

Conforme os carros chegavam à oficina de Bickel, cada um foi despojado até os ossos. Uma equipe de 20 pessoas começou a restauração. Cada peça da carroceria foi jateada, cada imperfeição corrigida e o chassi foi pintado.

(Foto divulgação Volkswagen)

A carroceria foi pintada e depois polida com lixa muito fina para um brilho intenso.

(Foto divulgação Volkswagen)

A maioria das peças foi restaurada antes da reinstalação. A fiação elétrica foi executada. Medidores, luzes, o tanque de gasolina e guarnição foram reformados. Os motores e as transmissões reconstruídos entraram em operação.

Em 1964, o volante foi redesenhado para incluir dois botões para acionar a buzina (Foto divulgação Volkswagen)

Em seguida o interior: o revestimento do teto, a lateral de couro sintético e acabamentos. Em seguida, vieram os vidros e, por fim, os bancos — estofados com o couro sintético vermelho do Fusca.

(Foto divulgação Volkswagen)

Hoje, Max 1, felizmente “reside” na sede da Volkswagen of America em Herndon, Virginia. Não se sabe para onde os outros quatro foram ou onde estão hoje.

(Foto divulgação Volkswagen)

 


 

Quem está acostumado com as campanhas da DDB – Doyle Dane Bernbach deve estranhar este tipo de propaganda que foi feita pela agência de publicidade de Miami Crispin Porter + Bogusky. Some-se a isto um gerente de publicidade novato de Volkswagen que talvez ainda não tivesse ‘pegado o espírito da coisa’. Realmente não é o estilo de propaganda da Volkswagen que a gente esteja acostumado. Mas ela fez parte da história recente da Volkswagen se bem que lançou mão de um mal-humorado ícone — um Fusca 1964 falando com sotaque alemão e confrontando os convidados de um talk show. Esta campanha publicitária não deu lá muito certo, mas a primorosa restauração dos cinco VW Fuscas deu certo sim, e, como vimos, ao menos um foi preservado pela própria Volkswagen.

AG

Para esta matéria foram feitas pesquisas em vários sites como: www.thetruthaboutcars.com; https://europe.autonews.com/; https://automobile.fandom.com/; https://www.thetransmission.com/; https://www.tomzukoski.com/; https://abcnews.go.com/; www.youtube.com; etc.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsMaxVW FuscaVW MAX Talk SHow
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