• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

ALPINE, MARCA TRADICIONAL NA FRANÇA COM PASSAGEM PELO BRASIL

identicon por Augusto Botelho
15/03/2021
em AB, História
Fotos: pt.wikipwdia.org, exceto a última

Fotos: pt.wikipwdia.org, exceto a última





Quem não lembra dos Willys Interlagos, fabricados no Brasil entre 1962 e 1966? Produzidos em três versões, Berlineta, Cupê e Conversível, era baseado no Renault Alpine A108, fruto de uma parceria entre a fábrica francesa com a Willys-Overland do Brasil. Fez sucesso nas pistas, com a saudosa Equipe Willys. Mas a história começa em 1922, quando nasce Jean-Emile Amédée Rédélé, conhecido como Jean Rédélé.

Os Willys Interlagos, com motor de 998 cm³, eram leves e rápidos nas pistas nacionais

Em 1950 Jean Rédélé começa a competir, usando o seu Renault 4CV no Rali de Monte Carlo. Na sua concessionária da marca, situada em Dieppe, começa a preparar carros para corrida. “É atravessando os Alpes a bordo do meu Renault 4CV que mais me divirto. Por isso, decidi chamar meus próximos carros de Alpine. Era importante que meus clientes tivessem a mesma experiência ao dirigir o carro que eu queria fabricar”.

Estava lançada a semente dos Alpine, que em 1955 apresentou o A106, (foto de abertura) com carroceria em compósito de fibra de vidro desenhada pelo italiano Giovanni Michelotti e mecânica do Renault 4CV. A apresentação durante o Salão de Paris foi em grande estilo, foram dispostos três A106 nas cores azul, branco e vermelho, nessa ordem. A bandeira da França em forma de automóveis… Foi produzido até 1961, quando foi substituído pelo A108, mostrado no Salão de Paris de 1957, com mecânica do Renault Dauphine Gordini e já em produção, mas a baixo volume. O A108 foi produzido até 1965, em paralelo com a versão A110, lançada em 1961.

O A110 foi comercializado inicialmente com mecânica do Renault R8, na versão Berlineta. Ao longo dos anos 1961 a 1977 ele recebeu motores dos Renault R16, R12 e R17. Criou uma legião de admiradores e teve carreira esportiva bastante bem sucedida.

O Alpine A110 chegou aos 140 cv na versão 1,6-litro

Giovanni Michelotti assinou os três modelos iniciais da Alpine, que no conceito de Rédélé tinham que ser carros bonitos, leves e com mecânica de carros de série, para baratear os custos de produção e assegurar confiabilidade.

Jean Rédélé e a Renault sempre foram próximos e os carros produzidos em Dieppe foram chamados de Alpine-Renault a partir do fim de 1967. Nessa época a Alpine foi encarregada de representar a Renault oficialmente em competições.

A106 Mille Miles, de 1957

Desde então começou a preparar carros de série para obter maior desempenho. O R5 Alpine fez sucesso nas ruas e nas pistas de asfalto e de rali, entre 1976 e 1984. Os Renault 5 Turbo, de 1980 a 1986, também marcam a história da Alpine.

Diversos carros esporte foram criados por Rédélé e sua equipe, para corridas nas mais diversas categorias, copas monomarca, provas de longa e curta duração, monopostos, ralis e toda a sorte de competições.

Em 1973 a Renault comprou 70% do capital da Alpine e posteriormente assumiu o controle total da empresa. Em 1976, a Alpine se desfaz de sua atividade esportiva em proveito de uma nova unidade de negócios, a Renault Sport, comandada por Gérard Larrousse. Jean Rédélé faleceu em 10 de agosto de 2007. Em 2003 declarou em Dieppe: “Quando criei a empresa Alpine, eu não sabia que, meio século mais tarde, os Alpine seriam apreciados no mundo inteiro e que eles despertariam tamanho entusiasmo”.

Jean Rédélé (17/05/1922– 10/08/2007) na fábrica em Dieppe (Foto: lesalpinistes.com)

AB







Próximo
Foto site russo Pikabu

TRENZINHO “VW”: MITO OU REALIDADE?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17