• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA

identicon por Bob Sharp
05/03/2021
em BS, ELETROentusiastas, Tecnologia
Foto: divulgação Toyota

Foto: divulgação Toyota







Ontem (4) publicamos matéria sobre o Toyota Mirai de segunda geração (foto de abertura). É um veículo elétrico cuja energia não provém de uma bateria, mas de um dispositivo chamado célula a combustível — também pode ser chamado de pilha a combustível, como dizem os franceses (pile à combustible).

A célula a combustível gera energia elétrica por meio de reação eletroquímica, não por combustão. Nela, hidrogênio e oxigênio são combinados para gerar eletricidade, calor e água. As células a combustível são usadas numa variedade de aplicações, desde prover energia elétrica para residências e empresas para manter em funcionamento instalações críticas como hospitais, mercearias e centros de dados, bem como para movimentar vários tipos de veículos como automóveis, ônibus, caminhões, trens, empilhadeiras e muito mais.

Sistemas de células a combustível são uma fonte de energia elétrica limpa, eficiente, confiável e silenciosa. Não precisam ser recarregadas periodicamente como as baterias, em vez disso continuam a produzir energia elétrica enquanto forem alimentadas por um combustível.

Um célula a combustível é composta de um ânodo, um cátodo e uma membrana eletrolítica. Um ânodo é o eletrodo no qual há oxidação, ou perda de elétrons, e um cátodo é um eletrodo no qual há redução, ou ganho de elétrons. Eletrodo é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte metálica ou não metálica ou a uma solução aquosa.

Uma célula a combustível típica funciona ao fazer passar hidrogênio pelo ânodo da célula e oxigênio pelo cátodo. No lado do  ânodo, um catalisador divide as moléculas de hidrogênio em elétrons e prótons. Estes passam pela membrana eletrolítica, porosa, enquanto os elétrons são forçados através de um circuito, gerando corrente elétrica e excesso de calor.  No cátodo, os prótons, elétrons e oxigênio combinam-se para produzir moléculas de água. Como não há partes móveis. as células a combustível funcionam silenciosamente e com extrema durabilidade.

 

Tradução

COMO AS CÉLULAS A COMBUSTÍVEL FUNCIONAM
Uma célula a combustível é um dispositivo de conversão de energia eletroquímica – ela utiliza hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade, calor, e água.

1 Os átomos de hidrogênio entram no ânodo
2 Os átomos livram-se de seus elétrons no ânodo
3 Os prótons carregados positivamente passam através da membrana para o cátodo e os elétrons carregados negativamente são forçados a passar através de um circuito, gerando eletricidade
4 Após passar pelo circuito, os elétrons combinam-se com os prótons e o oxigênio do ar para gerar os subprodutos da célula a combustível: água e calor

Por sua química, as células a combustível são bastante limpas. As que usam hidrogênio puro são totalmente livres de carbono, cujos subprodutos são corrente elétrica, calor e água. Algumas células a combustível podem usar hidrocarbonetos como gás natural, biogás, metanol e outros. Devido ao fato de as células gerarem energia elétrica por química e não por combustão, elas chegam a ter eficiência muito maior do que os métodos de  produção de energia tradicionais como turbinas a vapor e motores de combustão interna. Para elevar sua a eficiência ainda mais, uma célula a combustível pode ser associada a um sistema de calor e força que aproveite o calor que seria desperdiçado para aplicação em aquecimento e refrigeração.

Células a combustível são também acumuláveis. Células individuais podem se juntar com outras para formar um conjunto, uma pilha em sentido físico. Por sua vez, esses conjuntos podem ser combinados para sistemas maiores. As células a combustível variam bastante em tamanho e potência, de substitutas de motores de combustão interna de veículos para torná-los elétricos, a enormes instalações multimegawatt que forneçam energia elétrica diretamente à rede.

BS

Texto e ilustração obtidos no site da Fuel Cell and Hydrogen Energy Association (FCHEA), http://www.fchea.org/fuelcells#





Anterior

FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

Próximo

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto: pt.wikipedia.org

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Audi

AUDI Q3 SPORTBACK CHEGA AO BRASIL A PARTIR DE R$ 315.990

23/05/2022
Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Audi

AUDI Q3 SPORTBACK CHEGA AO BRASIL A PARTIR DE R$ 315.990

23/05/2022
Ministros do STF (Foto: rbispo77.jusbrasil.com.br)

LEI SECA, LEI ABUSIVA, É MANTIDA PELO STF

22/05/2022
Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In