A Dodge, hoje marca da Stellantis está oferecendo uma atualização para os cobiçados Charger e Challenger (foto)) nas opções mais potentes e esportivas — e também as mais furtadas nos Estados Unidos. Ocorre que os joyriders têm uma especial atração por esses modelos de elevado desempenho. O termo joyriding refere-se a andar em alta velocidade num carro furtado pelo simples prazer e emoção de praticar esse ato criminoso. Só isso.
Segundo pesquisas da Highway Loss Data Institute (HLDI), entre 2016 e 2018 esses veículos da Dodge tiveram índice de furto cinco vezes maior do que a média de carros deste porte.
O engenhoso sistema requer que o motorista ative um código de quatro dígitos após ligar o carro. Para isso, deve tocar na tela do sistema de infotenimento. Se não o fizer, a velocidade máxima fica limitada à da marcha lenta, o que equivale à potência de “estonteantes” 3 cv…
Essa modificação está disponível gratuitamente para qualquer proprietário dos Charger e Challenger a partir de 2015, com os motores de 6,4 litros Hemi V-8 ou os 6,2 litros Hemi V-8 com compressor. Esses motores fazem parte das versões Scat Pack e Hellcat, com potências de 492 cv e 727 cv, respectivamente. Segundo Tim Kuniskis, executivo-chefe da Dodge, os ladrões focam muito nos Dodge de alto desempenho.
Essa modificação será efetuada nas concessionárias da marca, bastando agendamento. A previsão de início do serviço é para o final desse primeiro semestre de 2021.
AB