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Home RA

FIAT STRADA VOLCANO CD – 4ª SEMANA (FINAL)

identicon por Roberto Agresti
12/03/2021
em RA, Testes de 30 dias
Fotos: e captação de vídeo autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo

Fotos: e captação de vídeo autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo

A quarta e última semana do teste de 30 Dias transcorreu rodando 100% do tempo na cidade, território onde a Fiat Strada CD se sente em casa. O ambiente urbano destaca dotes específicos do modelo, já elogiados nas postagens anteriores. A picape é agradável de se dirigir, mérito do bom ajuste das suspensões, do câmbio bom de usar – apesar do curso relativamente longo –, da direção elétrica bem calibrada, do motor que em baixas e médias rotações oferece boa resposta e de itens de conforto úteis, como o assistente de partida em subida, o sistema multimídia e o competente (mas ruidoso) ar-condicionado.

Usei a Strada de todos os jeitos e em todas as situações, e não tenho nenhuma critica relevante a fazer, pelo contrário: ela merece elogios por ser, efetivamente, uma evolução do que já era muito bom, as Strada anteriores.

A visita à Suspentécnica, para dar ao nosso colaborador Alberto Trivellato a oportunidade de nos mostrar detalhes técnicos e construtivos, determinou o exato final do teste. De lá partimos para a devolução na concessionária, confortados pela opinião positiva de Alberto, que em seu percurso habitual confirmou a boa impressão que a nova Strada causa a quem a dirige.

Em posição para inspeção por Alberto Trivellato

No giro, Trivellato comentou a complexidade de realizar um acerto de suspensões que atenda uma variação de carga tão ampla como a que a Strada permite, capaz de carregar 650 kg. É claro que em uma rua de pavimento muito degradado a Strada, vazia, não oferece o mesmo padrão de conforto de seu irmão Argo, por exemplo, mas o comportamento é surpreendente. Elogios também mereceu a ergonomia e a aparência do interior, no que pese o que nosso colaborador definiu como “tentativa de fazer materiais simples parecerem sofisticados”, através de texturas e do próprio design rebuscado que se vê cá e lá.

Na oficina, nariz apontado para a parte mecânica, o que a Strada apresenta é o famoso feijão com arroz bem feito: a Fiat fez uma nova Strada, lançando mão de uma estrutura modernizada, mais leve, para a qual divulgou um extenso uso de aços especiais. Para que servem? Proporcionar maior rigidez e comportamento mais estável do monobloco, tanto no aspecto dinâmico quanto no da estabilidade estrutural, e poder encarar eventuais colisões oferecendo segurança aos passageiros.

Braço de controle da suspensão dianteira McPherson é de aço estampado duplo; articulador esférico é fixado ao braço por rebites de aço em vez de porca e parafuso, dificultando um pouco sua substituição
Desse ângulo nota-se bem a forma do eixo traseiro rígido, própria para estradas de terra com facão; o tanque de 55 litros é de aço em vez do mais comum plástico

Na técnica, a receita clássica, suspensão dianteira no consagrado esquema McPherson apoiada em subchassi. Se veem componentes e arranjo muito similar aos já vistos em outros Fiat nacionais. Não há exagero e tampouco essencialidade, com as buchas traseiras de diâmetro generoso. O protetor de aço, equipamento essencial em um carro de trabalho com razoável capacidade para rodar na terra, trazia marcas dos mais de 17 mil quilômetros de vida desta Strada, tendo cumprido, portanto, sua função.

Alberto estranhou a ausência de qualquer tipo de proteção às linhas do circuito hidráulico dos freios, economia incongruente, uma vez que as linhas de combustível contam com tal proteção. Puxamos pela memória o Teste de 30 Dias do Argo Drive 1,3 GSR, realizado em meados de 2017, no qual elogiamos o cuidado com o revestimento da parte inferior, com painéis de plástico robusto que “alisaram” a superfície em prol da aerodinâmica, e melhor consumo. A Strada não mereceu este mesmo capricho, sem justificativa.

Alberto Trivellato destacou a robustez do conjunto de suspensão traseira, de eixo rígido com molas semielípticas parabólicas, e o uso de amortecedores com reservatório de óleo majorado, que implica em maior resistência e eficácia, resistindo melhor ao uso intensivo no trabalho. Aliás, a síntese do colaborador é que a Fiat definiu um padrão de simplicidade construtiva que vai ao encontro da característica principal da Strada: ser um veículo multiuso, destinado ao trabalho e também à família, fácil de consertar e barato para se manter. Esta é a filosofia por trás do projeto que, esperamos, seja real na vida como ela é. Considerando o retrospecto das Strada, podemos dizer que é isso mesmo o que vai acontecer.

 

Quanto ao consumo e desempenho do motor, cabe reafirmar que a cifra de 10,6 km/l usando gasolina em 76% da quilometragem percorrida não é exatamente esplêndida, ainda mais considerando que rodamos 54% do percurso em rodovia, com pé leve e quase sem carga. O motor 1,3 Firefly é excelente, mas justo, e se a Strada tivesse um motor mais vigoroso seria possivelmente mais econômica.

Espaço no banco traseiro não é forte da nova Strada, mas vê-se que o motorista não tem nada de colaborativo, a julgar pelos braços esticados, o que é sobretudo errado. Bastava colocar o banco 5 cm à frente

Aos que cogitam comprá-la nesta versão CD, importante relembrar que o banco traseiro existe, abriga três, mas espaço para as pernas não é o forte. É o preço de se ter uma bela e ampla caçamba, toda a praticidade que ela representa e a popularidade que ela te trará perante a sua família e amigos pois você sempre será lembrado na hora da mudança, da movimentação da máquina de lavar, geladeira, do móvel pesado, etc. Ter picape é um exercício comunitário compulsório…

Assista ao vídeo, primeiro na Suspentécnica, depois eu dirigindo e comentando:

 

RA

Leia os relatórios anteriores:  1ª semana   2ª semana   3ª semana

Fiat Strada Volcano CD

Dias: 30
Quilometragem total: 1.478 km
Distância na cidade: 686 km (46%)
Distância na estrada: 792 km (54%)
Consumo médio: 10,6 km/l (76% gasolina/24% álcool)
Melhor média (gasolina): 14,2 km/l
Melhor média (álcool): 10,8 km/l
Pior média (gasolina): 8,7 km/l
Pior média (álcool): 5,4 km/l
Média horária: 32,0 km/h
Tempo ao volante: 46h38 minutos
Litros consumidos: 140,41
Preço médio do litro: R$ 4,16
Custo: R$ 584,45
Custo do quilômetro rodado: R$ 0,40

 

FICHA TÉCNICA NOVA STRADA VOLCANO CD
MOTOR
Designação Firefly 1,3 GSE Flex
Descrição 4-cil em linha, bloco e cabeçote de alumínio, comando no cabeçote com variador de fase, corrente, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada (cm³) 1.332
Diâmetro e curso (mm) 70 x 86,5
Taxa de compressão (:1) 13,2
Potência (cv/rpm, G/E) 101/6.000//109/6.250
Torque (m·kgf/rpm, G/E) 13,7/14,2/3.500
Corte de rotação (rpm) 6.400
Comprimento de biela (mm) 149,3
Relação r/l 0,289
Formação de mistura Injeção no duto Magneti Marelli, ignição integrada ao módulo
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão (V) 12
Gerador (tipo, A) Alternador/110
Bateria (A·h) 50
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo Fiat com câmbio manual de 5 marchas mais ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,273; 2ª 2,429; 3ª 1,444; 4ª 1,029; 5ª 0,795; ré 4,200
Relação de diferencial (:1) 4,600
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, mola longitudinal parabólica e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d
Número de voltas entre batentes 3
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,7
FREIOS
Disposição Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/257
Traseiros (Ø mm) Tambor/228,6
Controle ABS (obrigatório) e distrib. eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio: 6Jx15 ET40 (opcional: 6Jx16 ET40)
Pneus 205/60R15 ATR (Opcional: 205/55R16)
Estepe Temporário, roda de aço, pneu estreito T125/80R16
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, picape cabine dupla, quatro portas, cinco lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES (L)
Caçamba 844
Tanque de combustível 55
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.174
Carga útil 650
Peso rebocável sem freio 400
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.474
Largura sem/com espelhos 1.732/1.967
Altura 1.595
Distância entre eixos 2.737
Distância mínima do solo 214
Bitola dianteira/traseira 1.457/1.480
Balanço dianteiro/traseiro 826/917
ÂNGULOS E ALTURA LIVRE
Entrada (º, roda 15″/16″) 23,2/23,4
Saída (º, roda 15″/16″) 28,4/28,6
Rampa (º, roda 15″/16″ 21,6/22
Altura livre do solo entre os eixos (mm, roda 15″/’16”) 232/236
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 12,4/11,2
Velocidade máxima (km/h, G/A) 165/168.4
 CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/E) 12,1/8,4
Estrada (km/l, G/E) 13,3/9,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª (km/h) 31,3 (roda 15″), 31,6 (roda 16″)
Rotação a 120 km/h, em 5ª (rpm) 3.850 (roda 15″), 3.800 (roda 16″)
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) 5.380 (roda 15″), 5.330 (roda 16″)





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Experiente jornalista especializado em veículos de duas rodas e quantas mais houverem. Foi editor e publisher da revista Motoshow de 1987 a 1994 e da Revista Moto! de 1994 a 2017. Foi colunista do G1 – coluna semanal DICAS DE MOTOS – de 2013 a 2016 e colunista do UOL – coluna semanal O MOTOCICLISTA de 2016 a 2018. Atualmente além de editor do AE (desde 2012) é comentarista da rádio CBN no programa CBN Moto, aos domingos às 11h50.

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