• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

identicon por Augusto Botelho
22/04/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Lamborghini

Fotos: Divulgação Lamborghini





A última evolução do projeto P400 foi apresentada em 1971, sob o nome Miura SV, o “V” indicando Veloce, veloz em italiano. A linhagem Miura começou em 1966, com o P400, e durou até 1973, num total de 764 veículos produzidos. Seu V-12, de 4 litros e 350 cv, era transversal central-traseiro. Em 1968 surgia o P400S, conhecido como Miura S, de 370 cv, com o acréscimo de alguns itens de conforto, como ar-condicionado e acionamento elétrico de vidros, entre outros.

Detalhes à mostra, notar posição do estepe e do motor próximos à cabine, concentrando a distribuição de massas

Finalmente, em 1971, surgiu o P400SV, o Miura SV. Os quatro carburadores triplos Weber com novas especificações e as árvores de comando de válvulas com diagrama diferente aumentaram a potência para 385 cv. A velocidade máxima era superior a 290 km/h.

Motor transversal exigiu câmbio e demais itens compactados junto ao bloco

O SV foi considerado, na época, a mais alta expressão do supercarro e o melhor de toda a linha Miura. Giampaolo Dallara e Paolo Stanzani, engenheiros da Lamborghini, afirmaram no lançamento, em 1971, que esse modelo foi o auge de toda a experiência até então acumulada em cinco anos, desde a chegada do Miura em 1966.

Desenho moderno até os dias de hoje

O chassi do SV recebeu reforços e a suspensão traseira tinha novos pontos de ancoragem. Externamente as alterações foram sutis, a mais reconhecida delas foi nos faróis, que perderam os “cílios” pretos que caracterizavam as versões anteriores.

Velocímetro começa a escala em 40 km/h e, ao centro, mais seis instrumentos

Marcello Gandini, do Gruppo Bertone, foi o responsável tanto pelo desenho original quanto pelas pequenas evoluções de estilo do Miura. Desde 2015 o Lamborghini Polo Storico é o departamento dedicado a preservar a herança da empresa. Restauração e reconstrução de partes para os carros mais antigos, anteriores a 2001, é uma das principais tarefas desse centro histórico, mantendo os veículos clássicos da marca.

AB







Próximo
Fotos: Divulgação ZF

ZF AFTERMARKET INVESTE EM DIGITALIZAÇÃO DE PEÇAS PARA REPOSIÇÃO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17