• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Mercado

MERCADO EM MARÇO: PRIMEIRO TRIMESTRE DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA

identicon por Marco Aurélio Strassen
26/04/2021
em MAS, Mercado, Outros
Foto: AE/Gerson Borini

Foto: AE/Gerson Borini







Em março do ano passado deparávamo-nos com os primeiros dias de pandemia, pouco se sabia a respeito aqui e no mundo, com contaminação em alta, óbitos e desconhecimento do potencial de devastação do vírus, optou-se por um pacote de ações que vinham da Idade Média. Esse era o princípio dos lockdowns que se espalharam em um sem-número de países.

Emplacamentos diários (Fonte: Anfavea)

As paralisações no comércio e indústria se estenderam por várias semanas e meses e as reaberturas vieram irregulares e de modo gradual. Neste começo desse ano, assim que a segunda onda se espalhou na Europa e EUA, sabíamos aqui não seria muito diferente, como acabou não sendo, porém as novas variantes mostraram-se mais rápidas no contágio e nos ataques ao indivíduo e a letalidade voltou a aumentar. Assim como veio a saturação nos sistemas de saúde de todo o país, coisa que no ano passado não aconteceu, a despeito de a disponibilidade total de leitos de hospitais ser menor que hoje. Tudo aquilo que não queríamos e poucos esperavam.

Emplacamentos diários comparativo por ano (Fonte: Anfavea)

A linha em vermelho do gráfico acima aponta este ano estamos no patamar de 7.700-8.000 emplacamentos diários.

O setor automobilístico, que já vinha sendo afetado pela falta de componentes, altas nos custos de matéria-prima e a conhecida escassez de semicondutores, tomou um baque adicional quando alguns fabricantes decidiram interromper produção para evitar agravamento nos contágios nos chãos de fábrica. As paralisações de produção causadas pelos semicondutores em falta se estenderam por mais fabricantes e aqueles que não precisavam parar pelos chips pararam pelo vírus.

Licenciamentos totais de autoveículos (Fonte: Anfavea)

Os números do mês de março não refletem ainda o total do impacto, uma vez que cada fabricante vem reagindo diferentemente e de acordo com as circunstâncias que em particular o afetam e com disponibilidades distintas de estoques de veículos, porém as tabelas de vendas de modelos e ranking de marcas não mostram nada mais que o tumulto que tomou conta do setor e de nosso país. Não há vencedores, todos perdemos.

Vendas diretas (Fonte: Fenabrave)

Sabe-se que a carência de semicondutores afeta em maior proporção os modelos que têm maior conteúdo eletrônico vindo da Ásia e essa situação de irregularidade na cadeia de suprimentos deve estender-se para além da amenização dos efeitos do covid neste ano.

Joga a favor de uma retomada do mercado o aumento do ritmo de vacinações diárias, que à medida que mais vacinas se façam disponíveis permitirá a recuperação das atividades econômicas produtivas e de comércio se acelerem. Hoje o Brasil está em cerca de 760.000/dia de média de injeções de anticorona, com previsão de atingir 1,1 a 1,2 M/dia até junho. Era para estarmos melhores, mas não abordaremos aqui os motivos do por que não estamos.

A reunião do mês da Anfavea, ocorrida no último dia 7, fala de uma melhora de panorama, quando comparado com março do ano passado. Todas as mídias do setor que acesso regularmente comparam este março com março do ano passado, trimestre contra trimestre, mas pensando bem não creio essa comparação nos sirva de muito, nem de algo. Se lembrarmos bem, o Brasil começou a parar na 2ª quinzena de março de 2020 de forma acelerada e abrangente e neste ano isso não se repetiu, quando muito foram parciais e tampouco devem durar o mesmo tempo. Enquanto escrevo esta coluna já se vê reaberturas do comércio, serviços e indústria. Não vejo utilidade em comparar qualitativamente nem esses dois meses de março, tampouco os primeiros trimestres, apenas reportar os números, acompanhar lançamentos e novas estratégias, quando for o caso.

Vendas diretas e varejo (Fonte: Fenabrave)

Nota-se sim, a ex-FCA, agora, diria, o lado ítalo-americano da nova Stellantis, bastante agressiva. Ela foi menos afetada que os outros pela falta de semicondutores, não paralisou produção por vírus em março e segue a sua cronologia de novos lançamentos inalterada. A alta do dólar também a afetou em menor proporção e por consequência, seus preços não tiveram mesmos patamares de majoração que outros fabricantes com maior conteúdo importado em sua linha de produtos. Essa combinação favorável de fatores a fez abrir uma liderança que é rara de ver.

As vendas diretas que andaram abaixo de 40% nos automóveis nos primeiros dois meses, voltaram a superar esse patamar, mais precisamente, 41,69%. Reflete a volta às compras das tradicionais clientes desse modal, as locadoras. Ainda assim foi inferior a março de ’20, 44,94%. Vale a menção de que as boas vendas da nova Strada, em torno de 9~10 mil unidades mensais faz com que a participação de comerciais leves no bolo total aumente. Como vendas diretas de comerciais ficam em torno de 65~70%, o total de vendas diretas aumenta proporcionalmente.

Abril deve ser um mês ruim para produção e vendas, como os números da primeira quinzena nos apontam. Que venham as vacinas!

Ranking do mês e do trimestre

Como já explicado, março contra março não nos dá muita visão de como andou ou anda o mercado, vale o registro que a Fiat liderou com 38.043 unidades, seguido de longe pela VW, com 32.643 e mais distante ainda a GM, com 23.239. A americana anunciou paralisação de suas atividades produtivas das fábricas de Gravataí por quase 60 dias, São Caetano também para outro tanto e São José dos Campos também. Das três grandes foi seguramente a mais afetada pela crise dos semicondutores.

No trimestre a Fiat faturou 102.437 unidades e fechou na liderança também. A Jeep saltou mais uma posição no ranking, para 7º, com somente dois modelos, encostando na Renault.

O modelo mais vendido do mês foi o Hyundai HB20, 8.012 unidades emplacadas, seguido do Onix, com 7.933, Gol, 6.891. Chama a atenção que cinco dos dez mais vendidos no ranking são suves, respectivamente Tracker, Renegade, Creta, T-Cross e Compass.

O trimestre teve o Onix na liderança, com 28.761 licenciamentos, seguido pelo HB20, com 23.665, o Renegade num surpreendente 3º lugar, com 19.111.

Espera-se boa resposta do mercado para o novíssimo Corolla Cross (foto de abertura) e também há altas expectativas para o novo entrante do segmento, o VW Taos, que deve ser apresentado em maio próximo.

Que nossos leitores sigam se cuidando, se vacinando assim que possível e seguiremos junto a vocês.

Até o mês que vem!

MAS

Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave

 

 





Anterior

TESLA SE ENVOLVE EM NOVA POLÊMICA

Próximo

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

identicon

Marco Aurélio Strassen

Engenheiro Mecânico pós-graduado em Finanças e Marketing trabalha há vários anos na indústria de autopeças e faz a análise mensal sobre mercado especialmente para o AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: Divulgação Lamborghini

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In