• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

POSSO DIZER “EU FALEI”?

identicon por Nora Gonzalez
07/04/2021
em NG, Visão Feminina
Foto\; motor1.com

Foto\; motor1.com







Reza a lenda familiar que eu tinha talvez uns 8 anos de idade quando disse à minha mãe, que estava assistindo televisão, que quando crescesse queria ser como a moça da telinha. Era ninguém menos que a excelente jornalista Barbara Walters fazendo mais uma de suas antológicas entrevistas.

Não me lembro de ter querido ser alguma outra coisa que não fosse jornalista. A fase de ser professora deve ter durado não mais do que uma semana, quando eu tinha uns 6 anos. Talvez na segunda-feira seguinte tenha sido quando eu disse que queria ser aeromoça e lá pela quinta-feira, tradutora nas Nações Unidas — sim, porque eu pensava grande e queria fazer algo que fosse realmente importante para a humanidade, nada menos. Depois disso, jornalista e nunca mais mudei de ideia. Nem hoje, com tantas barbaridades que vejo que meus coleguinhas cometem. Não desanimo e não gostaria de ter outra profissão.

Sempre tive orgulho de ser uma boa repórter — sabem aquele faro para o que é notícia? Sempre tive, modéstia às favas. Agora, posso me gabar, caros leitores: eu não falei?

Há pouco mais de um mês escrevi aqui neste espaço que notava um aumento na procura por carros de luxo por parte de pessoas bem de vida. Pois é, nos Estados Unidos alguns jornalistas chegaram à mesma conclusão que esta que vos escreve. A CNN Business, nos Estados Unidos, entrevistou alguns executivos da indústria automobilística de superluxo que disseram que viram uma considerável alta nas vendas depois do início da pandemia.

Assim como me contou meu amigo brasileiro, que havia aumentado o tempo de espera por um Porsche zero-quilômetro no País, nos Estado Unidos o fenômeno se repetiu. “Estou neste negócio há 40 anos e nunca o vi assim”, disse Brian Miller, presidente da Manhattan Motors, uma concessionária de luxo que vende Bentleys, Lamborghinis e Bugattis, entre outras marcas ultraluxuosas.

As vendas desse segmento estão simplesmente bombando. A explicação segue na linha da minha coluna de algumas semanas atrás: “Os ricos estão entediados”. Miller contou à CNN que as vendas quase que quadruplicaram. “Não podendo viajar, quem tem dinheiro está comprando carros”.

Não sei ao certo a quanto teriam chegado as vendas de carros de luxo se os fabricantes não tivessem fechado suas unidades e interrompido a produção algumas vezes desde o início do alastramento da covid. Mas dá para calcular que poderiam ter sido ainda maiores, dadas as listas de espera atuais.

Nos Estados Unidos, as vendas gerais de automóveis de passageiros caíram 10% no ano passado em comparação com 2019. Nada que afetasse o segmento de superluxo, claro, que vai muito bem, obrigada.

Mesmo com a forte recuperação das vendas de automóveis no quarto trimestre, as vendas de carros, digamos, para mortais, apenas acompanharam o ritmo visto no quarto trimestre de 2019. Mas, novamente, isso é apenas para os carros “normais”. O segmento de superluxo cresceu durante a pandemia e as vendas de supercarros supercaros (já que não usei nenhuma ênclise, tinha que fazer uma gracinha com as palavras, não?), como Ferraris, Bentleys e Lamborghinis, terminaram 2020 em um ritmo estonteante.

Bentley Continental GT Mulliner: marca bateu recorde de vendas (Foto: automais.autosport.pt)

Bentley, a centenária marca de carros ultraluxuosos, registrou seu melhor ano em 2020 apesar de a pandemia ter levado a empresa a fechar totalmente sua fábrica em Crewe, Inglaterra, durante exatas sete semanas. Ainda depois da reabertura, a unidade funcionou num ritmo equivalente à metade de seu ritmo normal por mais nove semanas, disse o presidente-executivo da Bentley, Adrian Hallmark, à CNN. E mesmo assim bateu recorde de vendas em seus 101 anos de existência, ao alcançar 11.206 carros e suves no ano passado — pouco mais de 100 veículos a mais do que em 2019, que já havia sido um ano-recorde. O mesmo fenômeno foi detectado pela Bentley na China. Em 2020 a marca vendeu 50% a mais do que no ano anterior.

Basicamente, a questão é que uma parte significativa do público desses veículos ficou dentro de casa, com mais tempo livre e menos tarefas para fazer a não ser olhar para carros caros na internet. Com o bolso cheio, estavam a um clique do novo carro.

Embora veículos de luxo sejam personalizados até os mínimos detalhes e feitos totalmente sob encomenda, todos os fabricantes sempre dispunham de algum modelo para pronta entrega – podia ser algum encomendado a título de exposição ou por algum outro motivo. Mas hoje isso simplesmente não existe mais — nem no Brasil, nem nos Estados Unidos, nem na China… Na verdade, não achei nenhum país com um mercado para carros de superluxo minimamente estruturado onde o fenômeno da compra durante a pandemia não tenha acontecido — seja por tédio, seja pela súbita mudança de nossa realidade, que nos fez ver, de perto mesmo, que podemos adoecer e eventualmente morrer a qualquer momento.

A Lamborghini, por sua vez, teve seu ano mais lucrativo em 2020 e seu segundo melhor ano de vendas na história da marca, superado apenas por 2019. Durante todo 2020, foram vendidos 7.430 carros e suves, o que representa uma queda de 9,5% comparado com 2019 — lembrando que aquele ano foi o recordista absoluto da marca. Mas o último trimestre de 2020 foi o melhor da história da fabricante italiana, que já tem completa sua lista de encomendas para os primeiros nove meses de 2021, segundo disse o executivo-chefe da Lamborghini, Stephan Winkelmann. Nada mau para um ano de pandemia, não?

2020 foi o segundo melhor ano da marca (Foto: caranddriver.com)

Já que estamos falando de supercarros italianos, fui checar os números de outro xodó dos amantes da combinação de carro com luxo, a Ferrari. Nos três primeiros trimestres de 2020, com a paralisação de sete semanas na fábrica italiana, as vendas caíram 10% — mas o último trimestre bateu os recordes de vendas e de receita da empresa, que também afirmou que tem pedidos em nível recorde para 2021.

Nível recorde de encomendas para 2021 (Foto: latestauto20.com)

Um raro ponto fora da curva nesse segmento foi marcado pela Rolls-Royce. As vendas da marca caíram mais de 26% em 2020, mas comparado com um ano recorde, o de 2019. Segundo analistas isso se deve muito mais ao timing de lançamento de novos modelos, descasado do ano-calendário, do que a demanda em alta. Bom, vamos ver daqui a alguns meses.

Algo que me chamou a atenção é que segundo os executivos de concessionárias de veículos muitos dos novos compradores são jovens. “Uma das coisas mais notáveis ??sobre o aumento nas vendas”, disse Tyson Jominy, vice-presidente de Análise de Dados da J.D. Power, é o perfil dos compradores que impulsionaram a onda. “O rico funcionário de tecnologia da geração Y que trabalha em Austin é agora o arquétipo”, disse ele. Ou seja, há ainda muitos jovens que não estão dispostos a trocar seus carros por bicicletas — especialmente os que compram carrões. E, só para lembrar, estou aqui falando apenas de modelos que custam, pelo menos, o equivalente a R$ 2 milhões – lá fora, é claro. Haja tédio!

Mudando de assunto: mais um para minha coleção de piadas infames e carros, duas coisas de adoro. Como sempre, do Feicibúqui.

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade de sua autora.





Anterior

INTERVALO DE TRÊS SEMANAS MOVIMENTA BASTIDORES DA F-1

Próximo

AMORTECEDOR RECONDICIONADO: VALE A PENA?

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Foto de abertura: Google imagens; demais fotos: arquivo pessoal do autor

AMORTECEDOR RECONDICIONADO: VALE A PENA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In