Publieditorial: saiba mais
O Ford Bronco voltou ao mercado mundial após um hiato de 24 anos e, pela primeira vez, chegou ao Brasil. Ele traz um interessante conceito sobre o tema SUV, de Sport Utility Vehicle, algo como Veículo Utilitário Esporte no bom português. Desde o seu lançamento em 1965 nos Estados Unidos, o carro da Ford tinha como proposta um veículo que combinasse o uso familiar com o “esporte” de desbravar novos caminhos mesmo em locais onde esses caminhos não existissem.
O Bronco tinha como proposta levar seu aventureiro motorista e sua família a locais onde poucos mortais conseguiriam chegar. Não é preciso dizer que, na época, o conceito foi compreendido e abraçado pelo consumidor norte-americano, que passou a olhar o novo SUV da Ford como um veículo capaz de realizar sonhos, levando o motorista e passageiros a lugares incríveis em que outros carros não chegariam. Tudo isso sem perder o conforto e a habitabilidade de um carro familiar. O sucesso do Ford Bronco fez com que outras marcas seguissem nesse caminho, e outros produtos mantivessem esse conceito, o de um verdadeiro SUV.
Por mais de três décadas, o Bronco e seu aventureiro conceito familiar e de lazer dominaram o mercado e trouxeram à tona toda a imaginação do consumidor, que graças a sua robusta estrutura construtiva, sua tração nas quatro rodas e uma tecnologia de ponta da Ford, permitiam que a verdadeira proposta de um veículo utilitário esporte fosse colocado em prática até mesmo pelo motorista comum, que não precisava ser nenhum especialista em off-road para desbravar novos caminhos. Tudo estava ligado à tecnologia construtiva do Ford Bronco. Muito legal!
Mas ele não desbravou os caminhos só de seus proprietários: o Bronco foi nada menos que o primeiro SUV da Ford, e, para muitos, o primeiro utilitário esporte lançado no mundo, desbravando um mercado gigantesco. Esse mérito não é para menos: a Ford é conhecida pela sua enorme tradição mundial em conceber utilitários de sucesso, como, por exemplo, os imbatíveis Explorer, Expedition, Escape, e até mesmo o EcoSport. Modelos mais do que fenomenais, com milhões de unidades vendidas, reputações de respeito e nomes de peso, não só nas Américas, mas em todo o mundo. E foi com o valente Bronco que tudo começou, há mais de cinco décadas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Agora em 2020, o sonho voltou a se realizar, e a Ford tratou de unir, em um único produto, as mais altas tecnologias de um verdadeiro utilitário esporte. Estamos falando do Bronco Sport 2021! O novo modelo possui um nível de conforto poucas vezes visto em um desbravador de novos caminhos, e inclui um sistema de tração integral com até sete modos de terreno, além de um completo sistema de assistentes de condução e nove airbags, provando que segurança também importa, e muito. Um refino tecnológico para poucos.
Nessa nova geração que acaba de chegar ao Brasil, o Bronco Sport, além de trafegar por estradas e locais que poucos conseguem, ainda assim oferece um desempenho surpreendente. Seu motor é o moderno e tecnológico 2-litros turbo EcoBoost, que produz saudáveis 240 cv de potência máxima (são 120 cv por cada litro de cilindrada), e nada menos que 38 m·kgf de torque. Esse trem de força trabalha em conjunto com um avançado câmbio automátic8 de 8 marchas, e esse conjunto permite ao robusto Bronco acelerar da imobilidade aos 100 km/h em rápidos 8 segundos. Um resultado surpreendente para um veículo que supera obstáculos no off-road.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Todos os resultados do Bronco Sport confirmam que tecnologia nunca é demais. Tanto que, acreditem, ele também consegue ser econômico, chegando, na estrada, a surpreendentes marcas de até 15 km/l de gasolina.
Quando a tecnologia impera, a máquina supera todas as marcas.
DM