A Porsche está em vias de lançar um Cayenne Turbo Coupé ainda mais esportivo, mostrado aqui no AE recentemente. O carro foi levado para Nürburgring na manhã do dia 14 de junho último, com uma temperatura ambiente de 23 oC e de 46 oC na pista. Ao volante, estava o piloto de testes Lars Kern, que obteve mais um recorde para a categoria “suve, veículo fora de estrada, van, picape”. Exatamente às 11:31 horas, marcou o tempo de apenas 7 min 38,925 s para realizar uma volta completa nos míticos 20.832 m do Nordschleife, quase quatro segundos mais rápido do que o tempo alcançado pelo Audi RS Q8, o anterior detentor do recorde, com o tempo de 7 min 42,253 s.
“Este Cayenne tem um desempenho excepcional. O nosso carro recordista é baseado no Cayenne Turbo Coupé, ainda mais desenvolvido para as máximas acelerações laterais e longitudinais”, afirmou o vice-presidente de produto da linha Cayenne, Stefan Weckbach.
Para Kern “a elevada precisão da direção e a suspensão traseira extremamente estável deram-me imensa confiança nas curvas mais rápidas. Muda de direção prontamente sem tendência a desgarrar. Mesmo nos setores mais técnicos do Nordschleife, o Cayenne é um verdadeiro automóvel esportivo, fácil de controlar”, disse o piloto, que segue analisando o carro: “Normalmente, as rodas perdem contato com o asfalto em alguns trechos mas o Cayenne tornou estas passagens suaves e tranquilas. Há imenso curso para a suspensão e a carroçaria permanece controlada. O conjunto motriz deixa uma impressão realmente forte. Tem muita potência em todas as situações, assim como mudanças de marcha perfeitas”, finalizou.
Para proteger o piloto, o Cayenne que bateu o recorde estava equipado com um banco de competição e uma célula de segurança. Os pneus utilizados para a volta recorde foram os Pirelli P Zero Corsa montados em rodas de 22 polegadas de diâmetro e foram especialmente desenvolvidos para o novo modelo Cayenne, mas que também farão parte do equipamento de série do suve que terá estreia mundial em breve, informa a Porsche.
Pouco foi divulgado sobre esta versão que está sendo finalizada. Certo é que estará disponível somente no formato cupê. Baseada no atual Cayenne Turbo Coupé, vai recorrer a uma versão mais potente do V-8 de 4 litros com dois turbocarregadores que já é usada nos Cayenne Turbo, mas ao que tudo indica terá algo como 640 cv.
Na foto de abertura o carro está numa das mais famosas curvas do mundo, a Caracciola-Karussell, inclinada e com parte do piso atual em placas de concreto. Fica no décimo terceiro quilômetro do anel norte (Nordschleife) e foi originalmente concretada em 1927. Recebeu o nome “Caracciola-Karussell” na época do piloto Rudolf Caracciola (Otto Wilhelm Rudolf Caracciola, 30 de janeiro de 1901, nascido em Remagen, Alemanha a 28 de setembro de 1959, em Kassel, Alemanha).
Diz a história que Caracciola fazia a curva encaixando os pneus internos numa valeta de drenagem pluvial para ser mais rápido. A saída da parte concretada, mais baixa, para o asfalto, rende fotos espetaculares, com carros em apenas duas rodas ou totalmente no ar.
Teste melhor para o futuro “Super Cayenne” não poderia existir. Agora é só aguardar o lançamento.
AB