• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

VERSTAPPEN MAIS DISTANTE DE HAMILTON

identicon por Wagner Gonzalez
22/06/2021
em Conversa de Pista, Curva 3, WG
Foto: Red Bull/Getty Images

Foto: Red Bull/Getty Images







Mais cedo ou mais tarde era esperado que o domínio da Mercedes fosse abalado. O que ninguém contava era o fato de que as escorregadas que prenunciam a mudança absoluta de cenário viesse da forma com o que se viu nas últimas duas etapas do Campeonato Mundial de F-1 deste ano.

Max Verstappen agora tem 12 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton na classificação do Mundial de F-1 (Foto: Red Bull/Getty Images)

O detalhe que torna mais evidente o clima dessa queda foi o desabafo de Valtteri Bottas nas voltas finais do GP da França, vencida por Max Verstappen (foto de abertura). O finlandês não se preocupou em esconder sua frustração por ter sua opinião desrespeitada quando a equipe definiu a estratégia de corrida: “Por que ninguém me ouviu quando eu falei que seria uma corrida de duas trocas de pneus?”

Valtteri Bottas reclamou que equipe não ouviu sua opinião sobre estratégia de corrida (Foto: Mercedes)

Mais do que o equívoco de apostar em uma única troca de pneus durante as 53 voltas da corrida em Paul Ricard, o desabafo reflete a tensão interna e dá motivo para enxergar que ambiente do time e que o ciclo do finlandês na equipe alemã está próximo do fim. Não fosse essa a mais provável situação interna a opinião de Bottas seria levada em consideração, no mínimo, na definição de sua estratégia de corrida. O saldo dessa tertúlia interna deixou a Mercedes 39 pontos atrás da Red Bull (215 a 178) no Campeonato de Construtores, Hamilton com a desvantagem de 12 pontos para o líder Verstappen (que soma 131) e Bottas relegado ao quinto lugar entre os pilotos.

Nas retas o carro de Lewis Hamilton era notadamente mais lento que o de Max Verstappen (Foto: Mercedes)

A temporada mal passou de 25% — o GP da França foi a sétima das 24 provas ainda confirmadas para o ano — e certamente a Mercedes pode reagir e reverter o jogo. A tarefa, porém, será das mais difíceis: Verstappen está em ótima fase, a Honda quer encerrar este ciclo na F-1 com um título mundial, e a Red Bull segue tirando profissionais importantes da concorrente. Some-se a isso o desgaste natural de quem se manteve imbatível por sete temporadas consecutivas e as pressões que aumentam a cada temporada e emanam dos  adversários derrotados. Entre as diferenças mais claras entre a Red Bull e Mercedes, a primeira leva vantagem na maior eficiência nas trocas de pneus, tem uma dupla de pilotos mais competitiva e não tem o ônus de defender o título. As virtudes da segunda são o perfeccionismo de Toto Wolff e a capacidade de Lewis Hamilton; ao passar a régua ambos são humanos, portanto imperfeitos, carregando o piano.

GP da França mostrou que torcedores começam a voltar às arquibancadas da F-1 (Foto: Red Bull/Getty Images)

Sob o ponto de vista técnico, as mudanças impostas no regulamento técnico deste ano ainda são motivo de descobertas e acertos e têm na redução da área do assoalho traseiro a principal fonte de desenvolvimento. Cortesia do mago Adian Newey, a Red Bull optou por um acerto com menor pressão aerodinâmica, opção que rendeu vantagem na velocidade final sobre a Mercedes no ponto mais rápido da pista (337,0 km/h de Verstappen e 336,4 de Pérez contra 321,2 de Bottas e 320,4 de Hamilton) e na linha de chegada (309,1 de Verstappen e 306,7 de Pérez contra 307,0 km/h de Bottas e 305,7 de Hamilton). No setor intermediário¨1 o mexicano chegou a 112,8 km/h e o inglês, a 112,6 km/h, e no setor intermediário 2 Verstappen e Hamilton chegaram a 285,1 km/h. Pérez foi mais veloz que os dois (290,9 km/h) e Bottas registrou 282,4 km/h. Tais índices ajudam a entender como o holandês se aproximou tão rapidamente do inglês na antepenúltima volta da prova.

Com o terceiro lugar na França Sérgio Perez (D) aparece como terceiro colocado no campeonato (Foto: Red Bull/Getty Images)

Os próximos dois GPs (Styria e Áustria) serão num circuito cujo traçado não tem retas tão longas quanto Paul Ricard. Além disso, Spielberg tem grandes variações de altitude, situação que deverá anular boa parte dessa vantagem. Outro fator a ser considerado é que a Pirelli optou por duas combinações diferentes de pneus para essas corridas: na primeira serão usados os compostos C2, C3 e C4 e na segunda C3, C4 e C5, ou seja, opções mais macias. Tudo isto poderá facilitar a recuperação da Mercedes ou aumentar a vantagem da Red Bull, situação que aumenta a emoção que já caracteriza a temporada de 2021.

O resultado completo do GP da França você encontra aqui.

Emmo estreia na Dinamarca

Filho mais novo do bicampeão mundial, Emmo Fittipaldi foi um dos destaques na segunda rodada do Campeonato Dinamarquês de F-4. O herdeiro de Emerson largou na pole position e acelerava para vencer a primeira prova da rodada, em Padborg Park, quando foi acertado pela japonesa Juju Noda, filha do ex-F-1 Hideki Noda. Juju, uma das finalistas do Girls On Track 2020, chegou em primeiro mas foi desclassificada pela atitude antidesportiva e o mexicano Jesse Carrasquedo Jr herdou a vitória. Na prova seguinte a vitória foi de William Wulf e Emmo ficou em quinto, à frente da rival japonesa. Na terceira e última prova da rodada nova vitória de Carrasquedo Jr, que cruzou a linha de chegada 1″.704 à frente de Emmo. O campeonato é liderado por Mad Hoe (123 pontos, seguido por  William Wulf,  Jacob Bjerring (ambos com 74 pontos), Mad Riis (65), Carrasquedo (62) e Fittipaldi (58).

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Siga-nos no Instagram





Tags: Campeonato Mundial de F-1 de 2021Emmo FittiplaldiF-1F4 DinamarcaLewis HamiltonMax VerstappenSergio Perez.Valtteri Bottas
Anterior

FUTURA VERSÃO MAIS ESPORTIVA DO PORSCHE CAYENNE TURBO COUPÉ JÁ ESTÁ PRONTA

Próximo

PEUGEOT 106 COMEMORA SEUS 30 ANOS

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: Divulgação Peugeot

PEUGEOT 106 COMEMORA SEUS 30 ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In