• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

FUTURA VERSÃO MAIS ESPORTIVA DO PORSCHE CAYENNE TURBO COUPÉ JÁ ESTÁ PRONTA

identicon por Augusto Botelho
22/06/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Porsche AG

Fotos: Divulgação Porsche AG





A Porsche está em vias de lançar um Cayenne Turbo Coupé ainda mais esportivo, mostrado aqui no AE recentemente. O carro foi levado para Nürburgring na manhã do dia 14 de junho último, com uma temperatura ambiente de 23 oC e de 46 oC na pista. Ao volante, estava o piloto de testes Lars Kern, que obteve mais um recorde para a categoria “suve, veículo fora de estrada, van, picape”. Exatamente às 11:31 horas, marcou o tempo de apenas 7 min 38,925 s para realizar uma volta completa nos míticos 20.832 m do Nordschleife, quase quatro segundos mais rápido do que o tempo alcançado pelo Audi RS Q8, o anterior detentor do recorde, com o tempo de 7 min 42,253 s.

A futura versão, ainda mais potente, do Cayenne Turbo Coupé em ação

“Este Cayenne tem um desempenho excepcional. O nosso carro recordista é baseado no Cayenne Turbo Coupé, ainda mais desenvolvido para as máximas acelerações laterais e longitudinais”, afirmou o vice-presidente de produto da linha Cayenne, Stefan Weckbach.

Curvas rápidas praticamente sem rolagem do veículo

Para Kern “a elevada precisão da direção e a suspensão traseira extremamente estável deram-me imensa confiança nas curvas mais rápidas. Muda de direção prontamente sem tendência a desgarrar. Mesmo nos setores mais técnicos do Nordschleife, o Cayenne é um verdadeiro automóvel esportivo, fácil de controlar”, disse o piloto, que segue analisando o carro: “Normalmente, as rodas perdem contato com o asfalto em alguns trechos mas o Cayenne tornou estas passagens suaves e tranquilas. Há imenso curso para a suspensão e a carroçaria permanece controlada. O conjunto motriz deixa uma impressão realmente forte. Tem muita potência em todas as situações, assim como mudanças de marcha perfeitas”, finalizou.

Grandes aberturas frontais para captar o ar para os diversos sistemas

Para proteger o piloto, o Cayenne que bateu o recorde estava equipado com um banco de competição e uma célula de segurança. Os pneus utilizados para a volta recorde foram os Pirelli P Zero Corsa montados em rodas de 22 polegadas de diâmetro e foram especialmente desenvolvidos para o novo modelo Cayenne, mas que também farão parte do equipamento de série do suve que terá estreia mundial em breve, informa a Porsche.

Lars Kern com a placa do recorde de volta

Pouco foi divulgado sobre esta versão que está sendo finalizada. Certo é que estará disponível somente no formato cupê. Baseada no atual Cayenne Turbo Coupé, vai recorrer a uma versão mais potente do V-8 de 4 litros com dois turbocarregadores que já é usada nos Cayenne Turbo, mas ao que tudo indica terá algo como 640 cv.

A icônica curva Caracciola-Karussell

Na foto de abertura o carro está numa das mais famosas curvas do mundo, a Caracciola-Karussell, inclinada e com parte do piso atual em placas de concreto. Fica no décimo terceiro quilômetro do anel norte (Nordschleife) e foi originalmente concretada em 1927. Recebeu o nome “Caracciola-Karussell” na época do piloto Rudolf Caracciola (Otto Wilhelm Rudolf Caracciola, 30 de janeiro de 1901, nascido em Remagen, Alemanha a 28 de setembro de 1959, em Kassel, Alemanha).

A saída do trecho de concreto faz a alegria dos fotógrafos…

Diz a história que Caracciola fazia a curva encaixando os pneus internos numa valeta de drenagem pluvial para ser mais rápido. A saída da parte concretada, mais baixa, para o asfalto, rende fotos espetaculares, com carros em apenas duas rodas ou totalmente no ar.

Teste melhor para o futuro “Super Cayenne” não poderia existir. Agora é só aguardar o lançamento.

AB







Próximo
Foto: Red Bull/Getty Images

VERSTAPPEN MAIS DISTANTE DE HAMILTON

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17