A sétima geração do GT3 tem agora a versão Touring Package. O carro é o mesmo GT3 da série 992 que estamos acostumados a ver, apenas tem um pacote aerodinâmico diferente e interior mais voltado à comodidade do que às pistas. Combina elementos do mais esportivo GT3 com a elegante e discreta aparência clássica.
A diferença mais evidente no exterior é a falta da asa traseira fixa do 911 GT3. Mas é claro que a Porsche não retirou simplesmente o item. Foi feito todo o reestudo aerodinâmico do carro e a força vertical descendente necessária para as altas velocidades é garantida por um defletor traseiro extensível automaticamente. A dianteira é totalmente pintada na mesma cor da carroceria.
Os frisos das janelas laterais são produzidos em alumínio anodizado e representam outra caraterística distinta que sublinha a aparência discreta da recém-chegada versão, assim como as saídas de escapamento, também na cor prata. Estes elementos podem receber acabamento em preto acetinado com o pacote opcional, e neste caso, os módulos das luzes dianteiras são escurecidos. A grelha na tampa traseira tem a sigla “GT3 Touring”, com o seu desenho exclusivo.
O peso é de escassos 1.418 kg com a caixa de câmbio manual ou 1.435 kg com a PDK opcional. Para esta “dieta” os vidros são mais leves e o capô é em compósito de fibra de carbono.
O motor continua a ser o mesmo 6-cilindros boxer 4-litros, atmosférico, de 510 cv e 47,9 m·kgf do 911 GT3, inclusive gira às mesmas (e impressionantes) 9.000 rpm.
O câmbio de série é o manual de 6 marchas, mas pode ser encomendado, sem custo extra, com a caixa robotizada de dupla embreagem (PDK) de sete marchas. O nome “Touring Package” surgiu na versão de 1973 do mítico 911 Carrera RS 2.7 e foi revivida em 2017, quando a Porsche ofereceu o Touring Package para a antiga geração do 911 GT3, a 991.
O interior é elegante e está disponível exclusivamente para o GT3 Touring Package, com itens revestidos em couro preto. Assim, o aro do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura do console central, os apoios de braços nos painéis das portas e os puxadores das portas são revestidos com esse material. O painel e as seções superiores do revestimento das portas possuem superfície com relevo especial.
A destacar que a Porsche disponibiliza para esta versão praticamente todos os opcionais do outro 911 GT3. Faróis de LED com Porsche Dynamic Light System e Porsche Dynamic Light System Plus, freios carbocerâmicos PCCB, Sport Chrono e sistemas de áudio. Aqui entre nós, o melhor “sistema de áudio” está lá na traseira, com duas saídas centrais no meio do difusor…
Com a caixa manual de seis marchas o 911 GT3 Touring acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 s e atinge 320 km/h de velocidade máxima. Já na versão com caixa PDK atinge os 318 km/h, mas precisa de apenas 3,4 s para chegar a 100 km/h.
AB