• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Curva 3

ARTUR BRAGANTINI, A PERDA DE UM AMIGO E GRANDE PILOTO

identicon por Bob Sharp
21/07/2021
em Curva 3, Outros
Fotos: Arquivo do autor/Sydnei Silveira

Fotos: Arquivo do autor/Sydnei Silveira

Wagner Gonzalez noticiou há pouco o falecimento de Artur Bragantini.

É sempre triste quando alguém do automobilismo de competição se vai, mas nesse caso a tristeza é muito maior,  pois fomos colegas de pilotagem na equipe Mercantil Finasa-Motorcraft, representante oficial da Ford nas competições, sob comando do saudoso Luiz Antônio Greco.

Eu já conhecia o Bragantini, é claro, do ambiente das pistas, e ele era o tipo do piloto que irradiava enorme simpatia e, mais que isso, como guiava! Competimos um contra o outro inúmeras vezes, especialmente nas provas de longa duração a partir de 1970 e ele era sempre do grupo de frente.

Por isso, quando Greco me disse que na temporada de 1976 do Campeonato Brasileiro de Turismo de Série eu faria dupla com o Bragantiini, foi uma grande notícia para mim e tenho certeza de que para ele também. Mas só faríamos  dupla quando ele não tivesse outro compromisso —  era muito ativo, participava de várias categorias.

Corremos em dupla três vezes com o Maverick V-8, que naquele  ano passava a ter configuração original com regulamento FIA Grupo 1, bem mais restrito do que o Turismo de Série Divisão 1, da CBA, mais permissivo.

Para se ter uma ideia, o motor tinha que ser rigorosamente original, nada de carburador quadrijet e comando de válvulas especial, rodas tinham que ser as de aço do modelo de produção. Modificação mesmo, só o acerto de suspensão em molas e amortecedores.

Na nossa primeira prova vencemos. Foi a Seis Horas de Interlagos em 4 de julho, corrida das mais disputadas. (foto abaixo) Na segunda, 12 Horas de Goiânia (foto de abertura),, em 25 de julho, não terminamos, o mesmo acontecendo na Quatro Horas de Tarumã em 10 de outubro.

Quatro Horas de Interlago, disputa a prova inteira com o Opala de Edgard de Mello Filho, outro “bota”

Em 1976 o campeonato teve só cinco etapas. A primeira foi a Mil Quilômetros de Brasília, em 25 de abril.  Corri com Paulo Gomes, vencemos. A segunda, Quatro Horas de Cascavel, em 6 de junho, com Eduardo Celidônio, chegamos em segundo, prova vencida pelo Opala de Edson Graczik e Eduardo Andrade.

Foi um ano muito bom tendo o Bragantini como piloto do Maverick nº 22 junto comigo. Era um companheirão, sempre alegre, muito querido pelo Greco. Nos anos seguintes sempre nos encontrávamos nos autódromos e ele sempre a mesma simpatia.

Vai fazer falta.

Requiascat in pace, amigo Bragantini.

BS

 

Próximo
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE MOSTRA O RENOVADO MACAN 2022

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17