Um carro esportivo sempre desperta emoções nas pessoas e principalmente nos autoentusiastas por apresentar linhas arrojadas, e a traseira cupê que parece esculpida pela ação do próprio vento. Os suves cupês que vêm aparecendo tentam captar a atração dos clientes por duas frentes. Primeiramente pela carroceria tipo suve 4-portas, que inegavelmente é o desejo atual de 65% dos consumidores de veículos de luxo, e por outro lado a linha cupê da traseira, que resgata as emoções dos esportivos, eliminando qualquer visual de “utilitário”.
A Audi já possui bom portfólio de veículos cupê e suve cupê no mercado nacional, todos batizados de Sportback, e vem explorando esse trunfo que tem nas mãos de maneira bem assertiva. Os novos Q5 e Q5 Sportback seguem essa tendência e são derivados do moderno sedã A5 Sportback, apresentado recentemente aqui no AE.
O Audi Q5 relançado em 2019 foi o segundo carro mais vendido da marca em 2019, perdendo apenas para o nacional A3. E durante a pré-venda destes modelos 2022 a Audi anunciou que 823 unidades já foram vendidas, sendo 486 do Q5 e 337 do Q5 Sportback. Os dirigentes da Audi acreditam que as vendas do modelo Sportback devem crescer, pois até o momento os compradores tiveram contato com o carro apenas por fotos. Enquanto em 2019 a participação de suve cupê era de apenas 1% nesse segmento, para 2021 observa-se uma tendência de crescimento para 12%, provando na prática que a teoria da Audi de investir nos modelos suve cupê está no caminho certo.
Os preços do suve partem de R$ 309.990 na versão Prestige, R$ 344.990 na S Line e R$ 370.990 no topo de gama, S Line Black. O suve cupê Q5 Sportback tem apenas duas versões: S Line por R$ 369.990, e R$ 395.990 na S Line Black.
Evolução do modelo
O modelo Q5 Sportback é a grande novidade para 2022 e traz junto as remodelações no Q5 suve, onde nova grade frontal com desenho octogonal, DNA da marca, são incorporados, porém com diferenças no desenho do para-choque entre os dois modelos. Ainda na dianteira os modelos agora estão equipados com faróis do tipo full LED Matrix que proporcionam ótima iluminação e maior segurança. As setas dianteiras e traseiras são dinâmicas, e a lanterna traseira pode ser configurada entre três desenhos no pedido do carro, trazendo uma pitada de personalização adicional.
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No interior a novidade é a adoção da central multimídia MMI com tela tátil, eliminando assim o seletor do console central. Esta central incorpora GPS com mapas residentes que podem ser projetados no quadro de instrumentos ou na própria tela. O sistema de som Bang & Olufsen 3D de 755 W reproduz ótimo som através de 16 canais em 19 alto-falantes espalhados pela cabine, proporcionando ótimo efeito palco.
Ambos possuem entre-eixos de 2.819 mm facilitando a distribuição do espaço interno. O Q5 Sportback é apenas 2 mm mais baixo no espaço para cabeça na traseira, e tem comprimento total de 4.689 mm, 7 mm maior que o Q5 suve. A largura de 2.140 mm com espelhos (1.893 mm sem espelhos) mostra grande porte do veículo, e a necessidade dos engenheiros civis brasileiros repensarem os espaços destinados a estacionamentos nas garagens. Está cada dia mais difícil estacionar e sair dos carros.
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No porta-malas aparece outra diferença entre os modelos, são 520 litros no suve e 510 litros no suve cupê com os bancos em sua posição normal. Ao rebatê-los totalmente o volume cresce para 1.520 litros e 1.480 litros, respectivamente.
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Motor e câmbio
O motor VW EA888 de 4 cilindros, 2,0 turbocarregado com interresfriador, gasolina, tem duplo comando de válvulas acionado por corrente com variação continua de fase e de abertura de válvulas na admissão e escapamento, 16 válvulas, injeção direta, bloco e cabeçote em alumínio e está montado longitudinalmente. Entrega 249 cv de potência máxima entre 5.000~6.000 rpm, e torque máximo de 37,7 m·kgf entre 1.600~4.500 rpm. Possui ainda um sistema híbrido com bateria de íons de lítio de 12 volts que aciona o alternador/motor de partida permitindo desligar o motor a combustão automaticamente entre 55 e 160 km/h para economia de combustível.
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Esta avaliação foi realizada em viagem de dois dias entre São Paulo e Poços de Caldas, MG, ida e volta, e em alguns trechos da avaliação obtive média de 13 km/l, porém os números de homologação internacional indicam até 16,6 km/l em ciclo rodoviário.
O câmbio S-tronic robotizado por dupla embreagem em banho de óleo de 7 marchas está muito bem casado com a potência do motor e com os 1.930 kg de peso em ordem de marcha do veículo. As trocas de marchas em modo manual podem ser feitas na alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. A tração é permanente nas quatro rodas (integral), com predominância para a dianteira, e traseira sob demanda conectada através de sistema de embreagem multidisco com funcionamento totalmente automático que independe da ação do motorista. Este novo sistema foi batizado de Quattro Ultra pela Audi.
São quatro modos de condução selecionados através de teclas no console central ou na tela do multimídia (offroad, efficiency, comfort e dynamic), adicionalmente há o modo automático que percebe a condição que o carro vem sendo dirigido e faz a seleção automaticamente, e o modo individual, onde é possível selecionar o ajuste do motor e da direção de assistência elétrica em três níveis diferentes (Eficiente/Confortável, Equilibrado e Esporte).
O roteiro da avaliação contemplou trecho de estrada de terra com aclives e declives acentuados, onde foi possível acionar o modo offroad e identificar a desativação do controle de estabilidade e ativação do controle automático de descida, fazendo com que esta condução fosse mais eficiente, minimizando a perda de tração.
A aceleração 0-100 km/h é feita em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 237 km/h, mas é nas acelerações intermediárias sem utilizar todo curso do pedal do acelerador que já se percebe a saúde desse conjunto motor-câmbio-tração. As respostas ao pedal do acelerador são imediatas, as reduções de marcha ocorrem com rapidez e o contorno em curva é muito seguro, permitindo até abusar da aceleração lateral nos trechos de serra sem nenhum susto.
Dinâmica confortável
Em nenhum momento nota-se que a calibração da suspensão ou direção foi desenvolvida pelo time esportivo da Audi, afinal este é um suve e não aquele espetacular TT RS que avaliei recentemente. O conforto de rodagem, suavidade e maciez são as principais características do veículo, sem apresentar rolagem lateral excessiva ou movimentação indesejável nos eixos dianteiros e traseiros. Os pneus 255/45R20 Pirelli Scorpion Verde das versões S Line avaliada mostraram baixo nível de aspereza de rodagem em todos os tipos de pisos, e contribuem para o ótimo nível de ruído interno.
A suspensão dianteira e traseira são do tipo multibraço. Ambas estão montadas em subchassis de alta complexidade construtiva e aparentam boa rigidez estrutural. O traseiro é fixado à carroceria através de coxins de elastômeros, enquanto o dianteiro tem fixação metal-metal. Os braços de controle inferiores da dianteira e da traseira são de alumínio, e é possível notar outros componentes em alumínio fundido e/ou estampado na construção da suspensão, diminuindo a massa não suspensa, o que permite melhor ajuste para conforto e dirigibilidade do veículo.
Levamos o Q5 para o elevador – clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O sistema de direção com assistência elétrica tem calibração padrão com baixo esforço em manobras estáticas e aumento gradativo indexado à velocidade. A diferença entre os três modos de ajuste é bem discreta e é mais sensível em maiores ângulos de esterço, mas em nenhum momento chega ao esforço de um carro esportivo. A definição de centro do sistema é bem positiva permitindo conforto ao dirigir. O sistema de auxílio de permanência em faixa funciona entre 60 e 237 km/h através do reconhecimento de faixas e intervindo de forma emergencial, sem ser intrusivo, acrescentando segurança e conforto ao veículo.
Desenho exclusivo nas rodas dos modelos suve e suve cupê
Freio a disco ventilado nas quatro rodas são destaque dentro das bonitas rodas com desenho diferenciado entre os modelos suve e suve cupê. A modulação do pedal tem boa progressividade, é firme e não causa cansaço nos trajetos urbanos.
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Interior requintado
A Audi oferece a opção de quatro cores para o revestimento do interior, e como já foi apresentado em outros modelos da marca, as possibilidades de customização são bem grandes permitindo exclusividade e elegância ao gosto do cliente.
O sistema de ar-condicionado de três zonas (duas na dianteira e uma na traseira) permite a climatização individualizada dando maior conforto aos ocupantes. O funcionamento é bem silencioso e as saídas de ar não gelam as mãos do motorista.
Um conveniente carregador de bateria de smartphone está posicionado no console central abaixo do apoio de braço central e traz a comodidade de ser deslizante no compartimento, facilitando a utilização. O espelhamento por Android Auto e Apple CarPlay é sem fio, eliminando assim os cabos do console e ao desligar o veículo e abrir a porta ouve-se a mensagem que o celular ainda está dentro do carro.
O sistema de navegação MMI Touch com interface para smartphones tem tela tátil colorida de 10,1”, aceita comandos de voz, permite armazenar até 10 destinos intermediários na navegação e exibe em 3D as cidades e monumentos.
O quadro de instrumentos é configurável permitindo apresentar o mapa de navegação ao centro ladeados pelo velocímetro e conta-giros, ou dados de viagem e computador de bordo ao centro. E para auxiliar o motorista há projeção de velocidade e indicações de navegação no para-brisa.
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Ainda no auxílio ao motorista para maximizar a segurança os modelos são providos de alerta de ponto cego nos retrovisores externos, controle adaptativo de cruzeiro, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado e alerta de perigo para abertura de portas.
Conclusão
Os resultados de vendas do Q5 nos últimos dois anos já demonstram a atração que esse veículo tem para esse público e com a introdução do Q5 Sportback o poder de atração deve ser maior. Aqueles que pensam em condução esportiva ao ler o nome desta versão poderão se sentir desapontados, pois apesar do ótimo desempenho dinâmico, ainda é um suve e não um esportivo.
É difícil encontrar um argumento racional para escolher o suve cupê em relação ao suve comum, pois os desempenhos são exatamente iguais, o mesmo acontece no consumo de combustível e no espaço de acomodação de pessoas e bagagens, mas como já foi visto nos volumes de pré-vendas, sempre há uma parcela de compradores que escolhe o Sportback pelo charme que o teto rebaixado traz ao modelo, e como foi dito pelo colunista Zeca Chaves em sua coluna de 07/11/2020, os suves cupê são o futuro, podem ser mais caros e até entregar um pouco menos, mas vieram para ficar.
GB
FICHA TÉCNICA AUDI Q5 E Q5 SPORTBACK | |
MOTOR | |
Designação | VW EA888 |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase e abertura na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocarregador com interresfriador, injeção direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Diâmetro e curso (mm) | 82,5/92,8 |
Taxa de compressão (:1) | 11,65 |
Potência máxima (cv/rpm) | 249/5.000-6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 37,7/1.600-4.500 |
Comprimento da biela (mm) | 159 |
Relação r/l | 0,291 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | S-Tronic – Transeixo automático de 7 marchas robotizado por dupla embreagem em banho de óleo, tração integral quattro |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, multibraço, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,7 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, n.d. |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, n.d. |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8Jx20 |
Pneus | 255/45R20 |
Estepe | Mini 195/75-18 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,30 / 0,31 (Sportback) |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,516 / 2,513 (Sportback) |
Área frontal corrigida (m²) | 0,754 / 0,779 (Sportback) |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, subchassi dianteiro e traseiro, suve 4 portas e 5 lugares / suve-cupê no Sportback |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 520 / 510 (Sportback) |
Tanque de combustível | 70 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.930 |
Carga útil | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4682 / 4.689 (Sportback) |
Largura sem/com espelhos | 1.893 / 2.140 |
Altura | 1662 / 1.660 (Sportback) |
Distância entre eixos | 2.819 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,3 |
Velocidade máxima (km/h) | 237 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª (km/h) | n.d. |
Rotação a 120 km/h, em 7ª (rpm) | n.d. |
Rotação à vel. máxima, em 7ª (rpm) | n.d. |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE AUDI Q5 e Q5 SPORTBACK S-LINE BLACK |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Auxílio de permanência em faixa |
Aviso sonoro de cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo projetor Full LED Matrix com setas dinâmicas |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Imobilizador de motor |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Sistema de tração integral Quattro Ultra |
Vetorização de torque |
APARÊNCIA |
Defletor de teto S line |
Lanterna traseira em LED com seta dinâmica |
Para-choques pintados na cor do veículo |
Rack de teto em preto |
Roda de liga de alumínio aro 20? com design diferenciado entre Q5 e Q5 Sportback |
Teto solar panorâmico |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para o passageiro dianteiro |
Ar-condicionado com controle automático de 3 zonas |
Assistente de partida em aclive |
Banco traseiro com encosto rebatível 40/20/40 e apoio de braço central com porta copos |
Bancos com revestimento premium com 4 opções de cores |
Bancos dianteiros com apoio lombar, ajustes elétricos e memória para o motorista |
Câmbio robotizado de 7 marchas com opção de troca manual por borboletas atrás do volante ou na própria alavanca de câmbio |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de celular por indução (sem fio) |
Chave com sensor de aproximação e sistema mãos livres para abertura do porta-malas |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Controles de áudio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo e rebatimento automático |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Pacote de luz ambiente branca |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-copos para bancos dianteiros no console central |
Quadro de instrumentos digital TFT em cores e configurável |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Sistema de assistência elétrica de 12 volts |
Sistema de limpeza dos faróis |
Tomada de 12 V no console central |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
USB – 2 portas para passageiros do banco traseiro e uma para dianteiro |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (19) |
Antena de teto |
Sistema multimídia MMI Touch, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Rádio AM/FM, função Áudio streaming, Bluetooth e entrada USB e GPS com mapas integrado, sistema de som Bang & Olugsen 3D |
GARANTIA |
36 meses |