• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CF

SUA EXCELÊNCIA, O AUTOMÓVEL

identicon por Celso Franco
24/07/2021
em CF, Trânsito
Foto: envolverde.com.br

Foto: envolverde.com.br





Tenho notado, analisando os comentários que me enviam contendo críticas, algumas até indelicadas, sobre o que pretendo esclarecer baseado em mais de meio século de estudos do trânsito. Considero exagero supor que eu vá propor a proibição do automóvel. Se foi de brincadeira, achei-a imprópria em se tratando de assunto tão sério que procuro esclarecer em atividade gratuita, em retribuição à gentileza do especialista Bob Sharp tentando aumentar o conhecimento do nossos fieis leitores — de quem eu esperava mais perguntas sobre dúvidas em vez da crítica pura, sem sugestões, que efetiva e infelizmente não levam a lugar nenhum.

Aproveitando o “gancho”, também chego a outra realidade — me desculpem aqueles que já conhecem — a mobilidade urbana é o resultado do rendimento da malha viária e não somente do automóvel. Ela é a média ponderada do resultado das médias nas suas vias estruturais na quais, evidentemente, o automóvel é o maior contribuinte, em cerca de 80%, para o seu tráfego.

Como o rendimento é controlável, ou melhor, imprescindível para se administrar o trânsito, aparece em minha explanação outra declaração, esta do autor inglês G.K.Cheterton, que escreveu: “Não me preocupam os que não vêm a solução, mas sim aqueles que não a veem por não identificarem o problema”. Infelizmente, esta é a situação na maioria dos nossos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, que cuidam do nosso trânsito com recursos muito atrasados.

A esta altura deste artigo é bom destacar que eu, um discípulo de Sir Colin Buchanan, jamais poderia advogar a exclusão pura simples do automóvel, considerada “uma invenção notável e que jamais poderá sair de nossas vidas.” Os especialistas, os poucos que restam, têm o dever de zelar pela eficácia da mobilidade urbana. Faltam, principalmente, “a imaginação e a coragem”, segundo o urbanista grego Constantino Doxialis, na década de 1960, “na busca da adaptação da cidade ao automóvel.” E é a causa mais manifesta do congestionamento, disse este verdadeiro arquiteto das cidades modernas, replanejadas após a destruições da Segunda Guerra Mundial.

O urbanista americano Paul D. Spreiregen assim definiu as medidas que adaptam o automóvel ao mundo moderno, inserindo-o como fator insubstituível, face às dificuldades várias para se obter o produto ideal. Ei-las:

  • Certamente o automóvel é a causa mais manifesta do congestionamento e a dispersão periférica das cidades, mas em igual grau de responsabilidade está a nossa em relação ao uso da terra, juntamente com a escabrosa história do transporte público;
  • O automóvel impõe a sua passagem através a cidade reclamando linhas claras e desimpedidas de fluxo de tráfego:
  • O automóvel cria problemas de estacionamento, requerendo novas formas de resolvê-los;
  • O automóvel cria problemas de cruzamentos que requerem novos sistemas de movimentos;
  • O automóvel pode destruir a velha arquitetura ou pode colocá-la a seu serviço:
  • O automóvel requer muitas indicações que necessitam desenhos simplificados e inteligentes:
  • O automóvel dá origem à confusão da forma urbana, porém pode criar uma nova ordem geral desta forma.

Esta é uma orientação resumida para poder adaptar o automóvel, sem demagogia e politicagem. Evidentemente que será mais fácil a solução técnica do que a decisão com a coragem política, privilégio dos governantes.

Tive a motivação para esta aula sobre o automóvel com as últimas críticas que recebi.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente aos sábados no AE sobre questões de trânsito.







Próximo
Fotos: Divulgação Audi

RS Q e-tron É O AUDI QUE COMPETIRÁ NO RALLY DAKAR EM 2022

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17