Enquanto o mundo aguarda a largada do Grande Prêmio da Bélgica em razão da forte chuva na região das Ardenas, onde fica o espetacular circuito Spa-Francorchamps, vieram-me à mente os avisos dos noticiários radiofônicos que usei como título de coluna de hoje.
Será que existe condição de ruas, avenidas e estradas molhadas sem que estejam escorregadias? Será mesmo que rádio-ouvintes ao volante desconhecem o efeito da água sob os pneus e precisam ser alertados a respeito?
A única explicação que encontro para esse tipo de aviso por essas bandas é adaptação do que se costuma informar nos países ou regiões de frio intenso quando chove e a temperatura desce a 5 ºC e se aproxima de 0 ºC e a água vira gelo, esta sim uma situação extremamente perigosa. Nesse caso o aviso de possibilidade de gelo é mais do que útil e sobretudo bem-vindo.
É por isso que no Kadett 1992 que tive as informações no computador de bordo entravam em modo piscante quando a temperatura chegava a 5 ºC, era aviso de possível formação de gelo na pista. Constava do manual.
Ainda quando na revista Oficina Mecânica, meu chefe Josias Silveira contou que estava numa estrada na França e vu placas informando “Verglas” sem saber o que significava. Só dias depois soube que era trecho sujeito a gelo, e havia continuado a dirigir em ritmo normal. Sorte não ter encontrado gelo!
Pois essa informação de verglas me remete a outra “adaptação” em Pindorama, placas rodoviárias que informam “Trecho sujeito a neblina”: será que neblina é invisível e surge de repente como ocorre num trecho com gelo?
Quando a pista está molhada
Se o carro estiver com pneus com profundidade de sulco mínima de 3 mm (ideal 4 mm, metade de um pneu novo) não vai derrapar repentinamente, Basta dirigir com mais atenção (sem tensão) e não exceder os limites de velocidade. Com sulcos abaixo de 3 mm pode haver derrapagem inesperada. O limite legal de 1,6 mm é inviável quando há agua na pista. Fabricantes como a GM alertam no manual para a necessidade de usar pneus gastos até 3 mm somente.
Ao frear no molhado a possibilidade de travar rodas é maior. Nessa condição o ABS ajuda o motorista menos habilidoso ao impedir travamento de roda.
Se com piso seco vale a regra de 2 segundos de “distância” para o carro á frente., com água na pista deve-se dar 3 segundos para mais segurança.
Lembre-se que a luz de rodagem diurna não liga as lanternas traseiras. Com chuva ou piso molhado ligue o farol baixo.
E vamos torcer para que haja a corrida na Bélgica. O pôr do sol hoje lá é às 20h27.
BS