• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques do Editor - MOTOentusiastas

APRENDA ONLINE A SE ACIDENTAR

 Internet, celulares, redes sociais e WhatsApp trouxeram uma enxurrada de informações na ponta dos dedos. Isso ajuda a pilotar melhor sua moto?

identicon por Josias Silveira
29/09/2021
em Destaques do Editor - MOTOentusiastas, JS, MOTOentusiastas, Trânsito
Fotos: Cícero Lima, Tite Simões e Divulgação

Fotos: Cícero Lima, Tite Simões e Divulgação







Quem poderia imaginar poucas décadas atrás que o telefone seria portátil e “esperto” (daí o smartphone, em inglês), permitindo acessar boa parte do conhecimento humano em qualquer lugar. Os primeiros e caros computadores, privilégio de grandes empresas, hoje foram quase substituídos por celulares no bolso com acesso à Internet e se tornaram bem populares.

Mas, o que isso tem a ver com as motos, motociclistas e segurança sobre duas rodas? Feliz ou infelizmente, o mundo digital tem enorme influência sobre uma forma segura (ou insegura) de se portar ao guidão.

A Internet com todo seu conteúdo (sites, vídeos, rede sociais, grupos de bate-papo, influencers e “influencers”…) se tornou a maior fonte de informação e exemplo inclusive sobre como pilotar.

Quer ver como funciona? Busque no seu celular “como fazer curvas de moto”. Leia os textos e assista alguns vídeos. Claro que aparecerão alguns bons exemplos, didáticos e seguros, mas a quantidade de bobagens e “receitas de acidentes” vão ser enormes. Desde quem acha que uma simples conversão de esquina é parte de uma corrida de MotoGP até outros que aconselham a não deitar na curva para evitar derrapagens (isso em um ótimo asfalto);

Sabendo usar as informações online é possível pilotar com maior segurança e tranquilidade

Décadas atrás, nos primórdios da rede mundial de computadores, pensadores que achávamos visionários previram que a Internet iria dar voz aos imbecis. O que não se esperava é que existissem tantos idiotas com tanta influência. E também que eles fossem ressuscitar velhas “lendas urbanas” de bobagens, dando uma aparência de verdade. As fake news também atacam, e muito, quem está ao guidão e as estatísticas de acidentes com motos e bicicletas, infelizmente crescentes, são prova disso.

Aliás, o próprio celular se tornou causador de acidentes. Motociclistas viciados na vida online insistem em teclar enquanto pilotam. Muitas vezes não perdem só o celular, mas a própria vida.

Freios que não param

Uma das manobras mais simples é a melhor prática para evitar acidentes: frear bem. Principalmente em emergências. Aí começa a confusão. O mais antigo preconceito sobre rodas é difundido online e ganha proporções alarmantes: se usar o freio dianteiro “a moto capota” ou a roda trava e o piloto vai para o chão. Muitos “comunicadores caça-cliques” difundem essa “verdade” com as fortes cores de “denúncia e advertência”.

Não basta só informação, o treinamento também é fundamental para dominar melhor a moto

Só que, literalmente, quem tem a maior ação de frenagem é exatamente o freio dianteiro, responsável por cerca de 70% da capacidade da moto parar. O freio traseiro, no máximo, ajuda somente com 30% na frenagem.

E muitos motociclistas, principalmente iniciantes ou mal informados, usam apenas o freio traseiro.

Fácil constatar: hoje praticamente quase todos os modelos de motos contam com páginas de admiradores nas redes sociais. Mesmo no caso de motos caras e rápidas, luxuosas ou esportivas, sempre tem alguém reclamando que sua moto comprada nova “acabou” o freio traseiro em menos de 10 mil km rodados. Aí surgem dezenas de “especialistas” falando mal da fábrica, que não tem qualidade, do nosso País para onde só mandam lixo… Raramente aparece uma voz da razão para alertar que o usuário está “pendurando” no freio traseiro e se esquece que o dianteiro é o que realmente consegue parar em espaços muito mais curtos.

Blitzes de segurança também são fundamentais para checar as condições da moto

Claro que os fabricantes perceberam esta luta inglória e atacaram com o dual brake ou freio combinado (cada um adota um nome comercial), um sistema que basta acionar o freio traseiro e automaticamente o dianteiro também entra em ação. Mesmo assim, raramente é uma frenagem tão eficiente quanto a feita por um motociclista -—bem informado ou treinado — que sabe usar corretamente o manete do dianteiro e o pedal do freio traseiro.

Para evitar o “pavor” da derrapagem da roda dianteira em uma frenagem, hoje muitas motos saem equipadas de fábrica com o ABS, o sistema que impede o travamento da roda em uma frenagem de emergência. Voltemos para a rede social: “Usei com força o freio dianteiro da moto e o manete começou a trepidar”. “Levei na concessionária e não acharam nada de errado”. E lá vem xingamento (com coro quase uníssono da turma) que “a moto não presta”, “onde já sei viu”…

Mesmo com tantas informações na ponta do dedo, um bom instrutor vai ajudar muito

Simplesmente o “piloto” não sabe que o ABS, quando entra em ação, realmente provoca uma leve trepidação no manete (ou pedal) de freio e isso é ótimo. Impede que a roda trave em uma frenagem mais emergencial ou uma pista de baixa aderência.

E tudo isso é um simples exemplo de uma manobra básica e fundamental para escapar de situações de risco. Algo importantíssimo na segurança ativa, o capitulo que cuida de formas de evitar acidentes.

Entrando na segurança passiva, a maneira de diminuir lesões quando o acidente é inevitável, o panorama também é complicado. Não faltam conselhos online que a melhor vestimenta para pilotar em nosso país tropical é bermuda, chinelos e uma camiseta sem mangas. Ou que a melhor forma de usar o capacete é com a cinta aberta, pois dá menos trabalho para tirar e colocar, sendo muito mais prático principalmente para motoboys. E assim, antes mesmo do motociclista atingir o chão em um tombo, o capacete voa mais longe que sapato de atropelado.

Tem solução?

Claro que este problema tem solução, só que ficou mais trabalhosa devido ao enorme volume de informações contraditórias online. Boas campanhas informativas, intensificação de cursos de pilotagem defensiva devem ser intensificadas.

E para aqueles que estão inseguros no espetacular mundo sobre duas rodas, o pedido é para apurar o senso critico. Evitar o “É verdade porque vi na Internet”.

Site e páginas dos fabricantes de motos, associações sérias, jornalistas ou mesmo influencers comprovadamente responsáveis e experientes sobre duas rodas devem ser sempre a melhor fonte de informação. E todo fabricante tem grande interesse em manter seus consumidores saudáveis, o que só ocorre quando se sabe usar todo o potencial de uma moto, não só para acelerar, mas também para fazer curvas tranquilas e frenagens eficientes.

Existem diversos cursos de pilotagem defensiva, inclusive vários gratuitos, promovidos por fabricantes e entidades

E lembrar que, apesar de tanto uso dos celulares e da Internet, a vida real continua. Nada substitui um bom instrutor, um curso prático de pilotagem defensiva ou mesmo os conselhos das blitzes de segurança de muitas entidades (inclusive a Abraciclo), que podem ajudar, e muito, a aproveitar toda a utilidade e o prazer de andar de moto com segurança. Mas, quem é viciado na vida online também pode encontrar boas matérias e vídeos confiáveis que vão colaborar nas ruas e estradas para se ter a deliciosa sensação de vento no rosto com maior tranquilidade. E segurança.

JS





Anterior

VW up! ELÉTRICO E CHINÊS: JAC E-JS1

Próximo

ZF PRODUZ NOVAMENTE CÂMBIO DO ASTON MARTIN DB5

identicon

Josias Silveira

Um dos mais respeitados jornalistas automobilísticos brasileiros, Engenheiro mecânico e jornalista, foi editor da revista Duas Rodas e publisher da revista Oficina Mecânica. Atualmente é um dos editores da revista TOP Carros além de colaborador da Folha de S. Paulo e de diversos outros meios. Também é autor do livro "Sorvete da Graxa".

Próximo
Fotos: Divulgação ZF Friedrichshafen AG e Aston Martin Lagonda Limited

ZF PRODUZ NOVAMENTE CÂMBIO DO ASTON MARTIN DB5

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In