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Home AB

ZF PRODUZ NOVAMENTE CÂMBIO DO ASTON MARTIN DB5

É O MODELO S5-325, PARA O CARRO DE JAMES BOND

identicon por Augusto Botelho
30/09/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação ZF Friedrichshafen AG e Aston Martin Lagonda Limited

Fotos: Divulgação ZF Friedrichshafen AG e Aston Martin Lagonda Limited





A fabricação das importantes peças que sofrem maior desgaste, bem como revisões e reparos de sistemas completos de transmissão, estão disponíveis por parte da ZF para várias marcas e modelos de veículos antigos que continuam circulando até os dias de hoje. A ZF Friedrichshafen AG foi fundada em 20 de agosto de 1915, em Friedrichshafen, Alemanha.

Traseira com desenho marcante, as lanternas com lentes circulares são uma evolução das usadas no DB4

Recentemente a ZF recebeu da Aston Martin Lagonda um pedido de reprodução do câmbio manual de cinco marchas modelo S5-325, para o DB5. As mais recentes tecnologias foram utilizadas para fabricar esse câmbio. As duas empresas têm cooperado com muito sucesso desde os anos 1950, sendo essa fabricante de carros esportivos um dos clientes mais antigos da ZF.

Meticulosidade em cada etapa

Recentemente a ZF Tradition, área responsável por reparos e reproduções, recebeu o pedido de produção desse câmbio, depois de quase 60 anos, para a série especial de 25 unidades do DB5 “Goldfinger”, do filme de James Bond. A Aston Martin está relançando esse belíssimo veículo como edição especial. Os novos carros foram encomendados por colecionadores.

Isso é o que se chama de painel de instrumentos

Um dos carros mais famosos dentre todos os já utilizados em filmes, é o Aston Martin DB5 na cor prata, placas BMT 216A. Como citado, as tecnologias de produção mais recentes foram utilizadas, por exemplo, na tampa da caixa de câmbio, que foi fabricada por impressão 3D na fábrica da ZF em Pilsen, na República Checa.

Câmbio em testes durante a montagem, na ZF

A caixa S5-325 é muito popular entre os colecionadores de carros esportivos, pois foi instalada em diversos modelos desse porte naquela época. Uma vez que todas as cinco marchas à frente são sincronizadas, as mudanças são rápidas, seguras e silenciosas.

A obra prima já pronta

Esse câmbio suporta motores que produzam torque de até 40,8 m·kgf e pode ter conectado o cabo do velocímetro.

A placa BMT 216A diz tudo

As engrenagens e eixos são construídos em aço inoxidável, passando por tratamento que forma uma fina camada de metal mais duro na superfície. Engrenagens de dentes helicoidais, flancos retificados e alta precisão durante a produção garantem mudanças de marchas silenciosas, informa a ZF no seu comunicado. Sob consulta, outras peças também podem ser reproduzidas mediante solicitação e encomenda.

AB







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