• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

COMO AS PICAPES CAMINHAM PARA O FUTURO

CONSTRUÇÃO MONOBLOCO, MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA, ELETRIFICAÇÃO E CONECTIVIDADE

identicon por Douglas Mendonça
25/09/2021
em DM, Perfume de Carro
Fotos: Divulgação Ford

Fotos: Divulgação Ford







Publieditorial: saiba mais

O futuro das picapes está sendo desenhado de maneira cada vez mais rápida. Inicialmente criadas como ferramentas de trabalho, elas eram praticamente um pequeno caminhão com muita robustez e resistência. Depois, de ferramentas de trabalho da semana, as picapes passaram a ser utilizadas como veículos de lazer de famílias, e a evolução desse tipo de carro não parou mais: as cabines se alongaram, ficaram mais confortáveis e ganharam vários mimos  — ar-condicionado, direção hidráulica, câmbio automático cabine dupla para acomodar mais passageiros e por aí vai. Tudo isso sem perder a praticidade de carregar cargas pesadas na caçamba. Um veículo versátil e útil para vários usos.

Assim como os automóveis pequenos evoluem, as tais picapes não poderiam deixar de acompanhar as novidades. Hoje temos caminhonetes com construção de carroceria monobloco, com motorização híbrida, totalmente eletrificadas e repletas de tecnologias, tudo para cair no gosto do público consumidor atual.

A proposta ainda é a mesma desde 1917, mas as picapes acompanharam a modernização dos carros pequenos em todos os aspectos

E em todo esse processo de modernização, evolução e aprimoramento das tais picapes mundo afora, a Ford, criadora desse promissor segmento, também tem trabalhado intensamente para implantar em seus modelos as tecnologias atuais. E, olha, que o resultado prático desse pioneirismo tem sido muito promissor.

Aproveitando o enorme sucesso do nome Maverick, que pertencia a um modelo em meados dos anos 60 e início dos anos 70 (e que também foi destaque no mercado brasileiro), a Ford apresentou nos EUA em junho sua mais nova picape cabine dupla com construção monobloco. Partindo da robusta plataforma do Bronco Sport (também vendido por aqui), a marca do oval azul criou uma picape com sua estrutura totalmente monobloco, resultando em dimensões mais compactas e uma construção mais simples e segura, sem o uso de longarinas, chassi e caçamba separada do restante do conjunto.

A nova Maverick é bem atual e adequada para o uso em cidades e centros urbanos, além de ser muito resistente a impactos e torções. Até então, esse segmento de picapes compactas monobloco era algo pouco conhecido para o mercado norte-americano, e provou que sempre há espaço para novidades em uma categoria tão convencional.

Com carroceria monobloco e motorização híbrida desde a versão de entrada, a Maverick é um exemplo do novo conceito das picapes

Para manter todo esse ineditismo, a Ford adotou uma motorização híbrida de série para a Maverick, com um motor a combustão ligado a outro elétrico, resultando em mais de 190 cv de potência. Além disso, essa novidade da Ford também pode trazer o motor 2.0 turbo EcoBoost que propulsiona o Bronco Sport vendido no mercado nacional, esse com 253 cv. Apesar de tradicional, essa mecânica convencional consegue aliar bem o bom desempenho com baixo consumo, e, claro, é mais do que adequada para a proposta do novo modelo. A expectativa é grande da Ford Maverick desembarcar no Brasil em breve, e ela tem grandes chances de agradar em cheio ao consumidor brasileiro.

E o futuro das picapes não parou na Maverick. Ainda em maio de 2021, a Ford surpreendeu o mercado quando mostrou ao mundo a nova F-150 Lightning Electric, que é nada menos que uma versão eletrificada do fenômeno F-150, líder absoluto de vendas no mercado estadunidense há quase 50 anos.

A F-150 Lightining surpreendeu pelas milhares de encomendas em tão pouco tempo

E essa apresentação foi em alto estilo: Seus motores elétricos somam a surpreendente potência de até 565 cv com um torque máximo nas alturas, superando a casa dos 107 m·kgf. São números de fazer inveja pra muito caminhão pesado por aí. Com essa motorização, a versão mais potente dessa picape elétrica da Ford consegue cumprir a prova dos 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos. Agora, essa inveja fica para a grande maioria dos esportivos do mundo. E obviamente ela é recheada com muita tecnologia, tanto construtiva quanto embarcada.

A receita da Ford deu certo: em apenas uma semana, 70 mil pedidos do modelo foram feitos por compradores só dos EUA, número que hoje já superou a barreira das 150 mil unidades encomendadas. É um sucesso que dá mostras que o público das picapes também busca por essa tecnologia, principalmente se ela estiver aliada ao nome da caminhonete mais consagrada do mundo: a F-150.

E não pense que essa evolução toda das picapes parou na América do Norte, porque aqui no Brasil ela também está presente na picape Ranger, só que de uma forma diferente: ela é uma das únicas do mercado nacional a utilizar um tremendo leque de conectividades através do aplicativo para smartphones FordPass (foto abaixo).

FordPass na Ranger 2022: conectividade também é coisa de picape moderna

Com ele, o proprietário pode comandar diversas funções do carro a distância, além de ter serviços de emergência, agendamento de revisões na rede autorizada, localizar pontos de interesse como destinos, tirar várias dúvidas sobre o carro e muito mais, tudo na palma da mão de qualquer proprietário das Ford Ranger na nova linha 2022.

Tudo isso é uma clara indicação de que nossas picapes também seguem para o caminho do futuro, desenvolvendo tecnologias com a intenção de modernizar e deixar o segmento cada vez mais atraente, evoluído e similar ao que hoje é oferecido nos mais modernos automóveis. E isso não está presente somente nos aparatos eletrônicos como o FordPass ou em soluções do futuro como a eletrificação da F-150, mas também em avanços gerais como a elaboração de uma nova concepção construtiva para as picapes, a exemplo da Maverick e sua carroceria monobloco.

Por tudo o que estamos vendo acontecer no mundo das picapes, é que fica claro que aquela simples e genial ferramenta de trabalho criada por Henry Ford em 1917 transformou-se hoje em um veículo versátil, robusto e tecnologicamente muito avançado. E que acompanha o desenvolvimento natural pelo qual vem passando toda a indústria automobilística mundial.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br





Anterior

ONDE HÁ FUMAÇA TEM FOGO

Próximo

E SE O PETRÓLEO ACABASSE AMANHÃ?

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

Próximo
Foto: opetroleo.com.br

E SE O PETRÓLEO ACABASSE AMANHÃ?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In