• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

O RODÍZIO BAMERINDUS

identicon por Bob Sharp
19/09/2021
em BS, O editor-chefe fala
Foto: metroworldnews,.com.br

Foto: metroworldnews,.com.br







Explico o inusitado título. O Banco Bamerindus, de nome completo Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A, foi um banco brasileiro com sede em Curitiba. O grupo empresarial era de propriedade da família Andrade Vieira que, em 1994, passou a ter dificuldades e acabou entrando no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional, saindo de cena em 1997.

Na sua propaganda habitual, um dos motes do Bamerindus era “O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa.” Muitos devem se lembrar dele.

Se substituirmos, no mote, ‘a poupança Bamerindus’ por ‘o rodízio paulistano’ estão explicados o título a a mensagem que quero passar.

Não possível que essa verdadeira vergonha paulistana, verdadeiro câncer, que felizmente não deu metástase e não atingiu outros municípios, o que atribuo exclusivamente a uma graça divina, esteja completando 24 anos este mês  Quase um quarto de século!

Acima de tudo, o rodízio é uma desobediência escancarada ao Código de Trânsito Brasileiro, na parte que define as competências de estados e municípios. No caso dos municípios Art. 24, Inciso XVI é de clareza cristalina ao estabelecer como competência destes “planejar e implantar medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes;“

Os legisladores do CTB tiveram o cuidado e a precisão cirúrgica de estabelecer a única situação em que o cidadão não não pode utilizar seu automóvel.

O controle de trânsito é atribuição do poder executivo municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Transportes, e o poder executivo — leia-se prefeito — sucumbe a uma lei federal que é o CTB. lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997,

Na época o prefeito Celso Pitta fez passar na Câmara Municipal a Lei nº 12.490, aprovada em 3 de outubro de 1997, autorizando, mas não obrigando, o executivo a implantar programa de restrição à circulação nos moldes conhecidos. nascendo o rodízio, a que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), subordinada à Secretaria Municipal de Transportes deu o nome de Operação Horário de Pico, com o objetivo de reduzir congestionamentos, conforme explicitado no site da CET-SP .

Portanto, é evidente inequívoco o divórcio entre objetivo de diminuir a emissão global de poluentes e reduzir congestionamentos.

Os prefeitos que sucederam Celso Pitta — Marta Suplicy, José Serra, Gilberto Kassab, Fenando Haddad,, João Dória Jr , Bruno Covas e o atual Ricardo Nunes — ignoraram ou fizeram de conta que ignoraram o Art. 24 Inciso XVI do CTB, provavelmente (certamente?) de olho  na arrecadação com as multas pagas pelos “infratores”

Mas nenhum deles fechou os olhos à arrecadação anual de 50% do IPVA.

É intrigante  o Ministério Público Estadual, que deve defender o cidadão, nunca ter entrado com ação contra esses prefeitos infratores e que tanto incômodo, prejuízo financeiro  e pontos na CNH causaram e causam ao cidadão, paulistano ou não, brasileiro ou não.

Enquanto isso, o rodízio paulistano continua numa boa.

BS







Próximo
Fotos: Divulgação Renault Group

CONTRA A DECISÃO DA UNIÃO EUROPEIA DE BANIR OS MOTORES A COMBUSTÃO EM 2035...

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17